O piloto monegasco Charles Leclerc terá multa de 10 posições no grid da Arábia Saudita. O Grande Prêmio acontece neste final de semana (19) e a equipe italiana não poderia receber notícia pior as vésperas da competição.

A razão da penalidade é oriunda de outra instalação de um componente na unidade de potência eletrônica que a Scuderia realizou. Confira mais a seguir.

Chefe da Ferrari lembra início difícil em Bahrein

No domingo, tivemos dois problemas diferentes. A primeira foi na manhã de domingo, quando fizemos o acendimento, e a segunda foi na corrida. Infelizmente, foi duas vezes a unidade de controle, a ECU.

É algo que nunca experimentamos no passado. Infelizmente, teremos que cumprir o pênalti em Jeddah, porque temos apenas duas unidades de controle por temporada. — disse o chefe da Ferrari, Fred Vasseur.

Em suma, as duas unidades de controle do carro de Charles Leclerc quebraram no Grande Prêmio de Bahrein. Diante disso, a Scuderia Ferrari não viu outra alternativa a instalar uma nova. O problema é que as regras do campeonato são extramente claras sobre o uso de uma terceira unidades de controle durante a mesma temporada.

Logo, a F1 não teve escolhas e precisou penalizar a equipe italiana pela infração, colocando o piloto monegasco 10 posições atrás da que originalmente iniciaria o GP da Arábia Saudita. Cabe dizer que a depender de outras alterações no carro, Charles Leclerc e a equipe podem sofrer novas multas até o final do campeonato.

De fato, o que poderia começar a melhorar simplesmente desmanchou do início de semana até o momento. Com um carro aposentado na estreia da temporada e um quase pódio, a Ferrari confunde as marchas e começa na marcha ré este 2023.

Vasseur acredita no foco de Charles Leclerc

Ele está a todo vapor com a equipe, tentando levar o melhor para todos. O pênalti não é uma boa notícia, mas não é o fim da temporada. Veremos o que acontece em Jeddah, mas não imagine nem por meio segundo que ele possa ficar desmotivado.

Ele está totalmente convencido, está trabalhando conosco, pressionando o time, pressionando todos positivamente. E nada mais. — disse Fred Vasseur sobre postura de Charles nesta temporada.

Vasseur reforçou o entusiasmo e dedicação do monegasco para esta temporada. Charles teve uma boa época em 2022 e aparentemente acredita que pode fazer melhor. Com um carro que o ajude a conquistar mais, todos tendem a sorrir em breve.

Com um espírito de equipe, o chefe da Ferrari destacou que o piloto não apenas se dedica a si mesmo. Leclerc tem participado dos testes, palestras gerais e incentivado o grupo.

Enfim, apesar da penalidade, o monegasco vai para prova de Jeddah com a esperança de algo similar ao que realizou na última temporada na mesma pista, um segundo lugar e a volta mais rápida na corrida.

+ confira também: Fórmula 1 revela parceria com MSC Cruzeiros para GP de Abu Dhabi

Foto destaque: Divulgação/Sky Sports