Ela está de volta! A tão contagiante e celebrada corrida Sprint da Fórmula 1 retorna para o calendário da temporada 2023 do principal torneio do automobilismo mundial. No entanto, diferente dos últimos anos, agora ela chega repleta de novidades que prometem fazer com que a disputa pegue ainda mais fogo dentro das pistas.
A 1ª edição deste ano acontece já no próximo final de semana, no GP do Azerbaijão. As ruas de Baku, entretanto, vão receber a prova com algumas alterações em relação a última vez em que ela foi realizada. Fique ligado agora no Esportelândia e aprenda tudo sobre a nova Corrida Sprint da Fórmula 1.
Como funciona a nova Corrida Sprint da Fórmula 1?
Tendo início na temporada de 2021, a corrida Sprint chegou à Fórmula 1 como uma alternativa para trazer mais imprevisibilidade e disputa dentro do grid. Além disso, os organizadores da competição tinham a ideia de tornar o treino classificatório, que geralmente acontece aos sábados, em algo tão atrativo quanto a corrida que acontecia no dia seguinte.
A princípio, a proposta foi um pouco estranhada por parte do público que não tinha certeza de como as coisas poderiam acontecer de fato. “Uma nova corrida, agora aos sábados, e que também pode dar pontos aos primeiros colocados?” Essas e outra série de questões perambularam pela mente dos fãs da principal categoria do automobilismo mundial desde que a novidade foi anunciada.
De início, as primeiras edições da Sprint ainda causaram algumas dúvidas sobre se ela realmente servia para a trazer mais emoção à Fórmula 1. Contudo, foi na edição do GP de São Paulo daquele mesmo ano que a novidade caiu nas graças do público. Naquele dia, os torcedores e fãs da categoria viram algo poucas vezes registrado anteriormente.

Na corrida Sprint do GP de São Paulo de 2021, o britânico Lewis Hamilton – que havia largado da última posição devido a uma punição sofrida pela troca de motor do carro -, terminou a prova no 5º lugar. Um desempenho que rendeu a ele o direito de começar bem no domingo e terminar como vencedor do final de semana.
Desde então, esta “prévia” que acontece no sábado caiu nas graças dos espectadores e acabou sendo mantida para as temporadas seguintes. Agora, em 2023, ela chega com mudanças que tendem a deixar tudo ainda mais interessante e disputado. Confira agora as novas alterações.
Corrida Sprint 2023 – Novidades
A ideia inicial é fazer da Sprint um evento independente dentro do final de semana da Fórmula 1. Em suma, a disputa teria o seu próprio treino classificatório horas antes de sua realização. Por outro lado, a corrida principal teria a sua classificação realizada ainda na sexta-feira, com a realização de um único treino livre.
Final de semana sem Corrida Sprint
Sexta-feira: treino livre 1
Sexta-feira: treino livre 2
Sábado: treino livre 3
Sábado: classificação para a corrida
Domingo: corrida
Final de semana com Corrida Sprint
Sexta-feira: treino livre 1
Sexta-feira: classificação para a corrida Principal
Sábado: classificação para a corrida Sprint
Sábado: corrida Sprint
Domingo: corrida principal
A classificação da Corrida Sprint
A princípio, a classificação da corrida Sprint e a corrida Sprint vão acontecer no mesmo dia, o sábado. Além disso, o qualify para este evento será no mesmo modelo que a sessão de qualificação tradicional. A diferença vai se fazer presente apenas no tempo. Para a Sprint, o Q1 terá 12 minutos, o Q2 terá dez e o Q3 terá oito.

Pontuação da corrida Sprint
Apesar de uma série de alterações, a pontuação para a corrida Sprint vai permanecer a mesma. Um dos poucos tópicos que não serão mudados para 2023. Assim, os mais bem colocados no evento serão bonificados da seguinte forma:
1º lugar – oito pontos
2º lugar – sete pontos
3º lugar – seis pontos
4º lugar – cinco pontos
5º lugar – quatro pontos
6º lugar – três pontos
7º lugar – dois pontos
8º lugar – um ponto
Do 9º lugar para baixo nenhum competidor irá pontuar.
GPs que recebem a corrida Sprint 2023
Assim como nos anos anteriores, apenas alguns GPs selecionados irão receber a Sprint. No entanto, o número aumentou em relação à primeira edição, em 2021. Para 2023, os países Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Brasil, Catar e Estados Unidos receberão o evento em seus Grandes Prêmios.
A próxima corrida da Fórmula 1
A próxima etapa da Fórmula 1 acontece neste domingo (30), no GP do Azerbaijão, na cidade de Baku. O evento está programado para acontecer às 8h da manhã (horário de Brasília). Líder da competição, a Red Bull Racing tenta manter a ponta, enquanto busca se distanciar de seus adversários. O evento terá cobertura em tempo real do Esportelândia.