Campeão da Fórmula 2 na temporada passada, o australiano Oscar Piastri foi finalmente anunciado pela McLaren. Piloto da academia de pilotos da Alpine, Piastri assina contrato com a equipe britânica por dois anos e assume o lugar de seu compatriota, Daniel Ricciardo.
Piastri tem 21 anos e estava no meio de imbróglio judicial com a equipe que o formou nas categorias de acesso para a Fórmula 1. Junto com Lando Norris, os dois formaram a dupla de pilotos da McLaren para a temporada de 2023.
Problemas com a Alpine
A equipe esperava que o atual campeão da Fórmula 2 assumisse o posto de Fernando Alonso como piloto principal da equipe no próximo. Piastri chegou a ser anunciado pela Alpine, mas o piloto logo desmentiu a declaração e disse que não correria pela montadora francesa.
Por ter tido grandes gastos com a formação do piloto, a Alpine se sentiu prejudicada e foi à Suprema Corte Britânica em busca de uma compensação financeira. Hoje, 2, o Conselho de Reconhecimento de Contratos da Fórmula 1 determinou que o contrato entre Piastri e McLaren é válido e o piloto foi liberado a correr pela equipe.
Os franceses agora pensam em possíveis opções para assumir o assento principal da equipe. Pierre Gasly, piloto da Alpha Tauri, e Ricciardo, que retornaria à equipe francesa, surgem como principais candidatos.
McLaren em 2023
Com dois pilotos bem jovens, a McLaren pode ter um ano complicado pela frente. Apesar de experiente, com cinco temporadas na Fórmula 1, Norris ainda é novo e tende a cometer alguns erros, como aconteceu no Grande Prêmio da Rússia, em 2021.
Apesar de multicampeão nas categorias de base, Piastri nunca teve uma experiência em uma carro de Fórmula 1 e pode sofrer com a adaptação, ainda mais com toda a pressão sofrida por se correr em uma equipe tão tradicional. No entanto, ele foi campeão na Fórmula 2 e na Fórmula no seu primeiro ano nas categorias.
É uma aposta da McLaren, mas Andreas Seidl, chefe da equipe, se mostrou ansioso e esperançoso para o próximo ano. “Ele tem uma carreira impressionante e nós temos certeza, que junto com o Lando, ele será capaz de nós mover um passo a mais em busca dos nossos objetivos”, disse Seidl.
Quem também se mostrou satisfeito e ávido pela próxima temporada, é o CEO da McLaren Racing, Zak Brown. “Com Lando e Oscar nós teremos uma dupla de pilotos jovens e excitantes, nós colocando em um bom caminho para atingir nossas ambições”, confirmou o CEO.