Tudo está pronto para o Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1. O circuito de Jeddah fica a 12km do centro da cidade e às margens do Mar Vermelho. A pista é composta por 27 curvas e tem 6,175 km de comprimento por volta, fazendo dela o segundo maior traçado da temporada, atrás apenas de Spa-Francorchamps, que tem 7,004 km.
Apesar de ser um circuito de rua, estreito e com poucos pontos de ultrapassagem, a categoria afirma que há o potencial para três zonas de DRS (asa móvel), o que pode facilitar as disputas por posições. A expectativa é que os carros consigam completar uma volta com velocidade média de 250 km/h, fazendo da pista de Jeddah o circuito de rua mais rápido do calendário e um dos mais rápidos em geral. Monza, o mais veloz, tem recorde de velocidade média de 264,4 km/h.
Prova em Jeddah
A prova em Jeddah será sob as luzes dos holofotes que servirão para iluminar a pista dessa que será mais uma corrida noturna no calendário da Fórmula 1, que já tem Barein, Singapura e Abu Dhabi realizadas com iluminação artificial.
O Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1 é cercado de controvérsias e gerou críticas ferozes depois que seu órgão regulador do automobilismo divulgou orientações sobre quais trajes são ou não adequados para o Grande Prêmio inaugural do Reino. De acordo com a orientação divulgada, jeans rasgados, tops e shorts não podem ser usados por homens.
Proibições
Quanto à fãs e membros das equipes, vestidos curtos, shorts e biquínis não são permitidos.
Sem surpresa, as notícias dessas restrições causaram alvoroço nas redes sociais, com muitos fãs criticando a Fórmula 1 por competir em um país com tais restrições. No entanto, alguns defenderam a Arábia Saudita e pediram a outros fãs que respeitem a cultura e os costumes do país.
Nós, profissionais da Esportelândia, consideramos que a política e o esporte não devem se misturar, portanto uma vez que a Arábia Saudita quis sediar uma corrida de Fórmula 1, proibir o uso de determinadas roupas comuns em todas as corridas ao redor do mundo, parece ser algo sem cabimento.
No início deste ano, a Anistia Internacional alertou que o governo saudita estava tentando usar a Fórmula 1 para se “lavar” de alegados abusos dos direitos humanos e outras críticas na arena internacional.
Já a agência estatal de segurança do país classificou o feminismo, a homossexualidade e o ateísmo como atos de extremismo. Dessa forma, alega que ações de cunho extremista e perversão são “inaceitáveis” pelo governo. Até mesmo o passeio com cães em via pública é proibido, já que o animal é considerado impuro pelo Islã.
Max Verstappen x Lewis Hamilton
Max Verstappen terá sua primeira chance de conquistar o título da Fórmula 1 no Grande Prêmio da Arábia Saudita, neste final de semana. No entaanto, o piloto da Red Bull e líder do campeonato e também pode ver sua vantagem desaparecer completamente.
A disputa do título de 2021 continua apertada demais para previsões. Afinal, o heptacampeão mundial Lewis Hamilton, da Mercedes, diminuiu a diferença para oito pontos com mais uma vitória imponente no Grande Prêmio do Catar.
Para Max Verstappen conquistar o título no primeiro Grande Prêmio Saudita em Jeddah no dia 5 de dezembro, precisa terminar ao menos na segunda colocação.
Mas se Lewis Hamilton vencer a prova com um ponto de bônus pela volta mais rápida e Max Verstappen ficar em segundo, a dupla empatará em pontos. O piloto da Red Bull terá nove vitórias contra as oito do rival. Nesta situação, o título acabará sendo conquistado por quem terminar a última corrida à frente do outro – a menos que um tire o outro da prova.
Caso Lewis Hamilton vença em Jeddah e Max Verstappen cruze atrás do segundo colocado, será o piloto da Mercedes que terá a vantagem na corrida final.
Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1
- Nome Oficial: Formula 1 STC Saudi Arabian Grand Prix 2021
- Local: Circuito Internacional de Jeddah – Jeddah, Arábia Saudita
- Cobertura total na Esportelândia
- Voltas: 50
- Curvas: 27
- Percurso: 6.175 km – (3.837 mi)
- Total: 308.750 km – (191.848 mi)
- Programação:
- Sexta-feira, 03/12
- Treino Livre 1: 10:30 – 11:30
- Treino Livre 2: 14:00 – 15:00
- Sábado, 04/12
- Treino Livre 3: 11:00 – 12:00
- Classificação: 14:00 – 15:00
- Domingo, 05/12
- Corrida: 14:30
- Sexta-feira, 03/12
Foto destaque: Reprodução/Getty Images