Michael Schumacher e Lewis Hamilton são dois dos maiores nomes da história da Fórmula 1, cada um com sete títulos mundiais. Os dois pilotos, sem sombra de dúvidas, marcaram seu nome na história da categoria.

Mesmo com ambos estando na prateleira mais alta do esporte, quando se trata de conquistas na Fórmula 1, um nome se destaca ainda mais: Adrian Newey.

Embora não tenha sido piloto, o projetista britânico é o maior vencedor da categoria, sendo responsável pelos carros que dominaram diferentes eras do automobilismo, contribuindo diretamente para inúmeros títulos mundiais.

Por que Adrian Newey é o maior campeão da Fórmula 1?

Adrian Newey é considerado o maior campeão da Fórmula 1 por sua impressionante coleção de títulos, acumulando 25 campeonatos mundiais ao longo de sua carreira.

Esse número inclui 12 títulos de construtores e 13 de pilotos, consolidando sua influência no automobilismo.

O britânico iniciou sua trajetória nos anos 1980, projetando o carro March GTP. Depois, migrou para a F1 e também trabalhou na Indy 500.

Nem Schumacher, nem Hamilton! Esse é o maior campeão da história da Fórmula 1
Adrian Newey é muito respeitado na Fórmula 1 (Icon Sport)

Efeito Newey

Seu talento ficou evidente com o modelo 881 da March, seguido pelos inovadores carros da Leyton House e da Williams.

Uma das marcas de sua carreira foi o carro da Williams pilotado por Ayrton Senna, que se envolveu no trágico acidente de 1º de maio de 1994, durante o GP de San Marino, em Imola.

Apesar desse episódio, Newey seguiu revolucionando o design dos carros de F1 e se tornou peça fundamental nas conquistas de equipes como McLaren e Red Bull, consolidando-se como um dos maiores nomes da história do automobilismo.

Já que você chegou até aqui e curte muito automobilismo, fique por dentre de mais notícias sobre o esporte:
Avatar de Thiago Felipe Camargo
Autor Thiago Felipe Camargo

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.