O presidente da F1, Stefano Dominecali, parece não ser um grande fã do atual formato de fim de semana da categoria na qual comanda. Em uma entrevista concedida durante uma etapa de motovelocidade em Portugal, o mandatário falou em tom crítico sobre o modelo dos treinos livres.

Briga pelo título constante na F1

De fato, o atual modelo de fim de semana da categoria traz os treinos livres na sexta-feira, estes são importantes para testes dos pilotos e também de suas equipes, dessa forma preparando ajustes para os carros. No entanto, Stefano acredita que isso pode ser mais interessante:

Os puristas torcem o nariz, mas a F1 mudou a maneira de se classificar os carros dezenas de vezes ao longo dos anos. Eu gostaria que sempre houvesse uma briga por algo que também conta para o título”, afirmou o mandatário.

O fim dos treinos livres?

Presidente da F1 polemiza sobre formato de treinos: “O público não gosta”
Será o fim dos treinos livres na F1? Foto: Icon Sport

Ainda de acordo com o presidente da F1, os fãs não gostam das sessões de treino livre, polemizando que seriam interessantes apenas para os engenheiros:

Sou um apoiador da ideia de cancelar os treinos livres, que são muito úteis para os engenheiros mas o público não gosta”, disse Dominecali.

Mais mudanças para a F1?

Não é segredo que Stefano Dominecali chegou para trazer mudanças na categoria, o atual presidente foi um dos responsáveis por criar as corridas classificatórias, que o italiano usou como exemplo em sua declaração propondo mais mudanças:

As corridas classificatórias foram o primeiro exemplo de algo que pode ser melhorado. Em um fim de semana tradicional, com dois treinos na sexta-feira, cada sessão livre deveria valer pontos, ou as voltas de classificação, ou a classificação para uma corrida no sábado com o grid invertido”, encerrou.

Próxima parada Austrália

Dando sequência na temporada da F1, o próximo desafio dos pilotos e suas equipes ocorre na Austrália, em Melbourne. A corrida tem início na madrugada deste domingo (2), às 2h (horário de Brasília). A transmissão em TV aberta fica por conta da Band.

Foto destaque: Icon Sport