Com o grid invertido, Jehan Deruvala largou na pole, seguido de Dan Ticktum. Em seguida, Felipe Drugovich e Liam Lawson. Assim, a largada aconteceu com bons nomes brigando pela liderança. Porém, os olhares estavam na quarta e quinta fileiras, acompanhando Robert Shwartzman e Oscar Piastri.
Para ser campeão, Piastri precisava de uma combinação de resultados. Logo, se Shwartzman ganhasse a prova e levasse os pontos de volta mais rápida, Piastri precisava chegar entre os cinco primeiros. Em resumo, o russo não conseguiu segurar o companheiro de equipe e acabou perdendo o pódio.
Como foi a corrida?
A Sprint Race 1 conta com 23 voltas. Dessa forma, os pilotos não podem fazer parada nos boxes apenas para troca de pneus. Além das dificuldades de ultrapassagem, os pilotos ainda sofreram para administrar os pneus, fora o líder da prova, os pilotos sofriam para lidar com a turbulência criada pelo carro a sua frente.
O brasileiro Felipe Drugovich largou muito bem, conseguindo ultrapassar Dan Ticktum, que não obteve um bom desempenho na prova. Dessa forma, o piloto da UNI Virtuosi brigou pela liderança durante boa parte da prova. Entretanto, Deruvala estava atento e ambos protagonizaram bela disputa, com o indiano levando a melhor e liderando de ponta a ponta.
Quem conseguiu uma ótima largada foi Oscar Piastri. Desse modo, largando em décimo, o piloto da Prema ultrapassou quatro carros antes da primeira curva. Aliás, não contente com o resultado parcial – que já o sagrava campeão, tendo em vista que Shwartzman não liderava a prova – conseguiu mais ultrapassagens e encostou no companheiro de equipe.
A briga pela liderança entre Daruvala e Drugovich criou bom vácuo para os carros da Prema. Em resumo, a briga entre os dois primeiros esfriou quando o brasileiro precisou diminuir o ritmo devido ao desgaste dos pneus. Dessa maneira, tudo parecia definido, até que a cinco voltas para o final, Piastri atacou Shwartzman, garantindo o pódio e o campeonato.
?? @DaruvalaJehan
?? @FelipeDrugovich
?? @OscarPiastri #AbuDhabiGP ?? #F2 pic.twitter.com/Z4BxSnpBpB— Formula 2 (@Formula2) December 11, 2021
Os feitos de Oscar Piastri na temporada
O piloto da academia Alpine já se mostrava um fenômeno nas categorias de base. Logo, em três anos, foram três títulos faturado: Fórmula Renault (2019), Fórmula 3 (2020) e Fórmula 2 (2021), todos os troféus faturados em seu ano de estreia em cada categoria.
Na Fórmula 2, foram 10 pódios, cinco no lugar mais alto. Em suma, foram três vitórias na corrida principal e outras duas em corridas rápidas. Até o momento, são 227, 5 pontos e cinco pole positions seguidas, confirmando que é um fenômeno em ascensão. Piastri se junta a Charles Leclerc e George Russel no hall de estreantes campeões da F2.
Para a próxima temporada, o australiano será piloto reserva da Alpine.
Foto destaque: Divulgação/F2