A última vez que um piloto conseguiu largar a frente de Oscar Piastri foi em Baku, na terceira rodada do campeonato, quando Liam Lawson garantiu o primeiro lugar. Afinal, desde Silverstone, apenas o australiano conseguiu faturar a pole.

Dessa maneira, na última corrida da temporada, o piloto da Prema precisa conquistar apenas 9,5 pontos em três corridas para confirmar a conquista do campeonato. Em resumo, Piastri chegou em Abu Dhabi precisando somar 13,5 tentos. Portanto, como conquistou a pole position para a Corrida 3, faturou quatro pontos pelo feito, pode ser campeão já no sábado (11).

Como foi que Piastri conseguiu a pole?

Durante os 27 minutos de classificação, os pilotos andaram com os pneus de faixa roxa (super macios). Logo, o tempo de volta caiu para a casa de 1m35s. Embora o primeiro a marcar tempo tenha sido Jüri Vips, que virou em 1.37.4, o estoniano teve seu tempo superado logo em seguida, com Liam Lawson marcando 1.36.9.

O vácuo vem sendo fator fundamental para os pilotos. Assim, quem vem atrás consegue melhorar o tempo se souber aproveitar o vento e a força criados pelo carro da frente. Assim como no treino, a classificação contou com voltas deletadas e novamente Felipe Drugovich teve seu tempo apagado.

O  brasileiro acabou saindo da quarta posição para a oitava, onde terminou a sessão. Definitivamente, a parte final do classificatório proporcionou boas emoções, quando tudo parecia se encaminhar para a pole de Piastri com o tempo de 1.35.379, Zhou conseguiu superar o tempo.

Porém, o terceiro colocado no campeonato mal pode comemorar o tempo, já que Jack Doohan, virou em 1.35.290. Em resumo, essa é a segunda corrida do vice campeão da F3 na categoria e em pouco tempo, já tramita entre os primeiros colocados. Porém, a pole do australiano foi temporária, já que seu compatriota conseguiu abaixar o tempo em dois décimos e cravou a pole em 1.35.077.

Vale ressaltar que a Corrida 1 conta com o grid invertido, dessa forma, Piastri larga em décimo e Drugovich em terceiro. A Corrida acontece neste sábado (11), às 5h20 (horário de Brasília).

Foto: Divulgação/Twitter/F2