A velocidade e o automobilismo estão no coração do fã brasileiro e na Fórmula 1 não é diferente. A temporada 2023 da competição está a todo vapor nos circuitos do mundo. Porém, nos últimos dias é a edição de 2008 que tem dado o que falar graças a Felipe Massa. A saber, o brasileiro entrou na justiça contra a FIA.

Nesta sexta-feira (25), Galvão Bueno, principal narrador brasileiro da Fórmula 1 na época, resolveu abrir o jogo sobre o delicado tema envolvendo o título de Massa. Confira!

O Campeonato Mundial de F1 2008

A temporada de 2008 da principal competição automobilística do mundo foi emocionante ao ser definida somente na última volta de Interlagos. O circuito brasileiro marcou o final da disputa entre o brasileiro Felipe Massa e o britânico Lewis Hamilton. A corrida foi vencida por Massa, mas, na última volta, Hamilton ultrapassou Timo Glock, terminou em 5º e se sagrou campeão, por um ponto de diferença.

Por outro lado, outra prova que marcou a 59ª edição da Fórmula 1 foi a corrida de Cingapura. Na disputa asiática, Nelson Piquet Jr., piloto da Renault, bateu o carro e a bandeira amarela foi necessária. Felipe Massa, que liderava a disputa, foi chamado aos boxes da Ferrari, mas foi liberado com a mangueira de abastecimento presa ao carro. Assim, fez uma saída perigosa e foi punido. No fim da prova ainda furou o pneu e essa sucessão de acontecimentos fez o brasileiro perder a corrida e se distanciar do título.

No ano seguinte, foi revelado que Piquet Jr. bateu de forma proposital para provocar uma bandeira amarela e ajudar seu companheiro dequipe, Fernando Alonso, que acabou ganhando a prova. O caso ficou conhecido como “Singapuragate” e ocasionou em punições para os envolvidos, mas não mudou o campeão do campeonato.

Em 2023, Bernie Ecclestone, presidente da F1 na época, declarou que ele o chefe da FIA já sabiam do caso ainda em 2008, mas não denunciaram. Desse modo, Massa reagiu procurando a justiça para ser considerado o vencedor daquela edição, visto que a manipulação está comprovada.

Galvão Bueno faz declaração sobre o caso

Após Felipe Massa, agora piloto da Stock Car Brasil, entrar com a ação contra a FIA algumas pessoas começaram a se pronunciar. Neste sentido, Galvão Bueno, narrador que cobriu toda a temporada de 2008, abriu comentou sobre a polêmica corrida e o caso “Singapuragate“.

Em sua rede social, Galvão Bueno disse que o título de 2008 pertence a Felipe Massa e que o Grande Prêmio de Cingapura tinha que ser cancelado:

Felipe Massa foi o campeão da Fórmula 1 de 2008! Se fosse ele, já teria entrado na Justiça muito antes! Nunca é tarde! Esse título é dele e do Brasil! E o Hamilton não tem nada com isso! A mutreta foi da Renault e o GP de Cingapura tinha que ser cancelado! 

No vídeo, o narrador contou um pouco de como teria insistido para Massa entrar com uma ação pelo título do campeonato:

Se eu fosse o Felipe entraria na justiça contra a decisão do título de 2008 da Fórmula 1. Porque ficou comprovado que houve a manipulação de resultado e má fé na corrida de Cingapura.

Além disso, pontuou as últimas provas sobre o caso que vieram a público recentemente:

Com as novas provas que surgiram este ano, com as entrevistas de Bernie Ecclestone admitindo que Max Mosley, Charlie Whiting e ele sabiam da trapaça ainda em 2008. Felipe nunca é tarde para lutar por justiça, que Deus te acompanhe nesse caminho e o Brasil conquiste finalmente o 9º título mundial da Fórmula 1.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Galvão Bueno (@galvaobueno)