Gasly recentemente foi confirmado como piloto da Alpha Tauri na temporada de 2023 por Franz Tost, chefe de equipe. Porém o anúncio da aposentadoria de Sebastian Vettel movimentou o mercado. Assim, o nome de Gasly surge como uma opção para a Alpine.
Segundo o Motorsport fontes internas da equipe francesa confirmam o interesse em Gasly que ainda tem contrato com a Red Bull. Desse modo seria necessária uma negociação com a equipe austríaca.
Contrato de Gasly
Ainda assim, Helmut Marko, consultor da Red Bull, declarou ao Sport1 que não existe nenhuma cláusula no contrato de Gasly que permita sua saída para uma equipe com maior pontuação no campeonato de construtores. O contrato do francês termina em 2023.
Além disso, Pierre é considerado uma peça importante para a Alpha Tauri. A equipe italiana é um caminho para a Red Bull, porém a renovação com Sergio Pérez até 2024 fechas as portas para o piloto no momento.
Após a 14ª rodada, Gasly conquistou 18 pontos e aparece como 14º colocado no campeonato de pilotos. Seu companheiro de equipe Yuki Tsunoda conta com 11 pontos e 16º no campeonato. Já a Alpha Tauri aparece em 8ª nos construtores.
Gasly e Ocon
Quando questionado Esteban Ocon, Alpine, declarou ao Motorsport que tem respeito por Pierre e que ambos têm uma boa relação e se mostrou aberto a uma possível parceria na equipe.
A dança das cadeiras
Após Vettel confirmar sua aposentadoria, a Aston Martin anunciou a contratação de Fernando Alonso da Alpine. Com a saída do espanhol era esperado o anúncio do australiano Oscar Piastri, piloto reserva da equipe. O que de fato ocorreu, mas Piastri por meio de suas redes sociais negou o acordo.
Eu entendo que, sem o meu acordo, a Alpine F1 divulgou um comunicado de imprensa no final da tarde de que estou pilotando para eles no próximo ano. Isso está errado e não assinei contrato com a Alpine para 2023. Não vou pilotar pela Alpine no próximo ano.
Entretanto, o Conselho de Reconhecimento de Contratos deve debater nesta segunda-feira (29) a situação do piloto australiano e averiguar a validade dos contratos com ambas equipes.
Yuki Tsunoda, companheiro de Gasly, ainda não tem seu destino confirmado na F1. E na lista de futuros em aberto ainda estão: Mick Schumacher (Haas), Nicholas Latifi (Williams), Guanyu Zhou (Alfa Romeo).
Foto destaque: Divulgação/ Twitter Alpha Tauri