A notícia que os fãs de automobilismo não queriam receber acabou chegando. O site oficial da Fórmula 1 soltou um comunicado na manhã desta quarta-feira (17) informando que o GP da Emilia Romagna 2023 está cancelado. Este, que aconteceria ao longo do próximo final de semana, não será mais realizado devido ao mau tempo que assola a região de Ímola, na Itália.

Ainda no comunicado, a entidade afirma que chegou à decisão junto ao Presidente da FIA, as autoridades competentes, como Ministros relevantes, o Presidente do Automóvel Clube da Itália, o Presidente da Região Emilia-Romagna, o Prefeito da Cidade e o promotor. Segundo informado, não é possível seguir com a realização do evento e manter a segurança dos torcedores, equipes e todo o pessoal envolvido na Fórmula 1.

Veja abaixo a situação do local onde aconteceria o GP da Emilia-Romagna 2023

Entenda o movido do cancelamento do GP da Emilia-Romagna 2023

Na manhã desta quarta-feira (17), o site oficial da Fórmula 1 lançou um comunicado oficial informando que o GP da Emilia-Romagna 2023 está cancelado. A organização do evento afirma que, diante cenário completamente tomado por chuvas torrenciais e fortes enchentes, fica impossível realizar o final de semana de Grande Prêmio sem ameaçar a segurança dos envolvidos.

A partir de vídeos publicados na internet, é possível ver que a situação da região é caótica. Só para ilustrar, os paddock’s da Fórmula 2 e Fórmula 3 estavam completamente inundados. Além disso, a FIA considerou que deslocamento até o autódromo seria um enorme risco para quem o decidisse fazer.

Em declaração, o CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali prestou o seu apoio e condolências aos moradores da região afetada pela forte tragédia e expressou a sua gratidão pelos profissionais de emergência que estão trabalhando arduamente para ajudar quem está necessitando.

É uma tragédia ver o que aconteceu com Ímola e Emilia-Romagna, a cidade e região em que cresci. Meus pensamentos e orações estão com as vítimas de inundações, as famílias e comunidades afetadas.

Quero expressar minha gratidão e admiração pelos incríveis serviços de emergência que trabalham incansavelmente para ajudar aqueles que precisam de ajuda e aliviar a situação – eles são heróis, e toda a Itália se orgulha deles.

Diante disso, confirmou que a decisão de cancelar o GP da Emilia-Romagna foi a melhor para todas as partes, uma vez que a segurança de todos é a prioridade nesta situação.

A decisão que foi tomada é a certa para todos nas comunidades locais e para a família F1, pois precisamos garantir a segurança e não criar um fardo extra para as autoridades enquanto lidam com essa situação terrível.

O que diz a FIA?

Mohammed Ben Sulayem, Presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), usou o momento para reforçar a fala de Domenicali e prestar o seu apoio às vítimas afetadas pela “terrível situação” que acontece na Itália. O mandatário ponderou que a segurança de todos é o principal fator neste momento.

Meus pensamentos e os de toda a família FIA estão com os afetados pela terrível situação na região da Emilia-Romagna. A segurança de todos os envolvidos e os esforços de recuperação são a principal prioridade neste momento.

A próxima corrida da Fórmula 1

De fato, a próxima corrida da Fórmula 1 aconteceria neste final de semana, no GP da Emilia-Romagna 2023. No entanto, com o cancelamento do evento, a prova seguinte passa a ser o GP de Mônaco, marcado para o domingo (28). Todas as informações da principal categoria do automobilismo mundial você encontra aqui, no Esportelândia.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: