Neste domingo (23), ocorreu o GP da Hungria de F1. O Circuito de Hungaroring, em Budapeste, recebeu sua 39ª corrida na história do principal campeonato da categoria. 

Dessa maneira, a temporada 2023 da Fórmula 1 contou com mais uma grande batalha no asfalto húngaro. Depois de uma largada emblemática, a disputa foi controlada na ponta do grid, mas o meio dele contou com disputas acirradas. Confira!

GP da Hungria 2023: de largada emocionante a prova controlada

As primeiras emoções do fim de semana da 10ª etapa do calendário da F1 aconteceram no sábado. Dessa maneira, a corrida do GP da Hungria 2023 prometeu ser com alto nível de equilíbrio e emoções para os fãs da categoria. O primeiro grande momento foi logo na largada: Max Verstappen não perdeu tempo e ultrapassou Lewis Hamilton rapidamente para assumir a ponta. Assim também, Oscar Piastri e Lando Norris fizeram e passaram o piloto inglês.

Os pilotos da Alfa Romeo: Zhou Ghanyou, 5º, e Valtteri Bottas, 7º, largaram muito abaixo e caíram perderam posições na reta inicial da prova. Assim como na última corrida disputada, Verstappen liderou de ponta a ponta quando assumiu a liderança. O meio da disputa do GP da Hungria de 2023 teve algumas ultrapassagens entre as paradas nos boxes e a prova. Ocasionando boas brigas por posições entre Hamilton, Perez, Leclerc, Sainz e Russell.

A corrida do GP da Hungria também consagrou Sergio Perez e George Russell. Os dois pilotos tiveram uma grande escalada no pelotão e terminaram a prova por cima. O mexicano largou em 9º e terminou em 3º, já Russell saiu na 18ª posição e fechou a prova em 6º.

Max Verstappen ajuda Red Bull bater recorde de 35 anos

O principal momento do dia em Budapeste, na Hungria, foi quando o piloto holandês cruzou a linha de chegada. Verstappen, líder do campeonato, liderou as 70 voltas do circuito de Hungaroring e ajudou a Red Bull bater um longo recorde da Fórmula 1.

Após receber a bandeira quadriculada, Max Verstappen ganhou a sua 7ª corrida seguida, e a 9ª na temporada. Além disso, contribuiu para a sua equipe chegar a 12 vitórias seguidas na F1, a Red Bull ganhou todas as etapas desta temporada. A saber,  desde 1988 que uma série de vitórias como essa não ocorria, na ocasião a McLaren de Senna e Prost triunfaram por 11 provas direto.

Max Verstappen mostra felicidade com o resultado

Em entrevista para a transmissão da F1, o piloto holandês elogiou a largada, o desempenho do carro no GP da Hungria 2023 e explicou a sua ação no início da prova:

“Finalmente, tivemos uma boa largada, então estou muito feliz com isso. Temos trabalhado bastante nisso, para realmente obter a boa mordida. Eu sabia, é claro, quando tinha o lado de dentro que a curva era minha… atrasada nos freios, carro pesado… então, felizmente, tudo deu certo. A partir daí pude fazer minha corrida e hoje o carro estava muito, muito rápido. Acho que durante uma volta neste fim de semana foi um pouco difícil, mas talvez tenha sido bom para hoje – o carro estava bom com qualquer pneu. Poderíamos cuidar do desgaste dos pneus e, basicamente, é por isso que poderíamos criar essa lacuna.”

Sobre o recorde obtido pela a Red Bull, Max Verstappen vislumbrou manter a pegada e aumentar o marca:

12 vitórias consecutivas é simplesmente incrível. O que temos feito nos últimos dois anos tem sido inacreditável. Espero que possamos manter esse ímpeto por muito tempo. Além disso, apenas trabalhar com toda a equipe é muito agradável. É sempre bom olhar para [o que aconteceu na classificação] ontem, por exemplo, para continuar pressionando, sempre querendo fazer melhor, mas dias como este são simplesmente perfeitos.”

Os resultado do GP da Hungria 2023 de F1

Max Verstappen não foi ameaçado em nenhum momento a perder a vitória na prova. Dessa maneira, o líder do campeonato alcançou a sua 9ª vitória no temporada, e a sétima seguida. Logo depois, Lando NorrisSérgio Perez completaram o pódio. Confira o resultado completo do GP da Hungria 2023.

1 – Max Verstappe (Red Bull Racing)
2 – Lando Norris (McLaren)
3 – Sergio Perez (Red Bull Racing)
4 – Lewis Hamilton (Mercedes)
5 – Oscar Piastri (McLaren)
6 – George Russell (Mercedes)
7 – Charles Leclerc (Ferrari)
8 – Carlos Sainz (Ferrari)
9 – Fernando Alonso (Aston Martin)
10 – Lance Stroll (Aston Martin)
11- Alexander Albon (Williams)
12 – Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
13 – Daniel Ricciardo (AlphaTauri)
14 – Nico Hulkenberg (Haas F1 Team)
15 – Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
16 – Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
17 – Kevin Magnussen (Haas F1 Team)
OUT – Logan Sargeant (Williams)
OUT – Esteban Ocon (Alpine)
OUT – Pierre Gasly (Alpine)

Classificação da F1 após Hungaroring

Com a conclusão da 10ª etapa do calendário da F1, no GP da Hungria, a classificação do Campeonato da Fórmula 1 2023 ficou da seguinte forma:

1º – Max Verstappen – 281 pts
2º – Sergio Perez – 171 pts
3º – Fernando Alonso – 139 pts
4º – Lewis Hamilton – 133 pts
5º – George Russell – 90 pts
6º – Carlos Sainz – 87 pts
7º – Charles Leclerc – 80 pts
8º – Lando Norris – 60 pts
9º – Lance Stroll – 45 pts
10º – Esteban Ocon – 31 pts
11º – Oscar Piastri – 27 pts
12º – Pierre Gasly – 16 pts
13º – Alexander Albon – 11 pts
14º – Nico Hulkenberg – 9 pts
15º – Valtteri Bottas – 5 pts
16º – Zhou Guanyu – 4 pts
17º – Yuki Tsunoda – 2 pts
18º – Kevin Magnussen – 2 pts
19º – Logan Sargeant – 0 pts
20º – Nyck De Vries – 0 pts

A próxima etapa da F1

O próximo desafio para os pilotos da principal categoria da Fórmula 1 será na Bélgica. Sendo assim, o GP de Spa-Francorchamps está marcada para acontecer entre os dias 28 e 30 de julho. Por fim, o Esportelândia vai fazer toda a cobertura dos treinos e da corrida. Então, você pode acompanhar todas as emoções da próxima corrida aqui.