Neste domingo (23), ocorreu o GP da Hungria de F1. O Circuito de Hungaroring, em Budapeste, recebeu sua 39ª corrida na história do principal campeonato da categoria.
Dessa maneira, a temporada 2023 da Fórmula 1 contou com mais uma grande batalha no asfalto húngaro. Depois de uma largada emblemática, a disputa foi controlada na ponta do grid, mas o meio dele contou com disputas acirradas. Confira!
No prizes for guessing who bwoke Max's trophy ?#HungarianGP #F1 pic.twitter.com/rlzrOtFuBe
— Formula 1 (@F1) July 23, 2023
GP da Hungria 2023: de largada emocionante a prova controlada
As primeiras emoções do fim de semana da 10ª etapa do calendário da F1 aconteceram no sábado. Dessa maneira, a corrida do GP da Hungria 2023 prometeu ser com alto nível de equilíbrio e emoções para os fãs da categoria. O primeiro grande momento foi logo na largada: Max Verstappen não perdeu tempo e ultrapassou Lewis Hamilton rapidamente para assumir a ponta. Assim também, Oscar Piastri e Lando Norris fizeram e passaram o piloto inglês.
Os pilotos da Alfa Romeo: Zhou Ghanyou, 5º, e Valtteri Bottas, 7º, largaram muito abaixo e caíram perderam posições na reta inicial da prova. Assim como na última corrida disputada, Verstappen liderou de ponta a ponta quando assumiu a liderança. O meio da disputa do GP da Hungria de 2023 teve algumas ultrapassagens entre as paradas nos boxes e a prova. Ocasionando boas brigas por posições entre Hamilton, Perez, Leclerc, Sainz e Russell.
A corrida do GP da Hungria também consagrou Sergio Perez e George Russell. Os dois pilotos tiveram uma grande escalada no pelotão e terminaram a prova por cima. O mexicano largou em 9º e terminou em 3º, já Russell saiu na 18ª posição e fechou a prova em 6º.
Piastri ? Perez
The Aussie rookie gives it all he's got ?#HungarianGP #F1 pic.twitter.com/7yP5WCbsbv
— Formula 1 (@F1) July 23, 2023
Max Verstappen ajuda Red Bull bater recorde de 35 anos
O principal momento do dia em Budapeste, na Hungria, foi quando o piloto holandês cruzou a linha de chegada. Verstappen, líder do campeonato, liderou as 70 voltas do circuito de Hungaroring e ajudou a Red Bull bater um longo recorde da Fórmula 1.
Após receber a bandeira quadriculada, Max Verstappen ganhou a sua 7ª corrida seguida, e a 9ª na temporada. Além disso, contribuiu para a sua equipe chegar a 12 vitórias seguidas na F1, a Red Bull ganhou todas as etapas desta temporada. A saber, desde 1988 que uma série de vitórias como essa não ocorria, na ocasião a McLaren de Senna e Prost triunfaram por 11 provas direto.
⭐️ NEW F1 RECORD! ⭐️
Red Bull take their 12th win in a row ???#HungarianGP @redbullracing pic.twitter.com/6SBqcbBuAj
— Formula 1 (@F1) July 23, 2023
Max Verstappen mostra felicidade com o resultado
Em entrevista para a transmissão da F1, o piloto holandês elogiou a largada, o desempenho do carro no GP da Hungria 2023 e explicou a sua ação no início da prova:
“Finalmente, tivemos uma boa largada, então estou muito feliz com isso. Temos trabalhado bastante nisso, para realmente obter a boa mordida. Eu sabia, é claro, quando tinha o lado de dentro que a curva era minha… atrasada nos freios, carro pesado… então, felizmente, tudo deu certo. A partir daí pude fazer minha corrida e hoje o carro estava muito, muito rápido. Acho que durante uma volta neste fim de semana foi um pouco difícil, mas talvez tenha sido bom para hoje – o carro estava bom com qualquer pneu. Poderíamos cuidar do desgaste dos pneus e, basicamente, é por isso que poderíamos criar essa lacuna.”
Sobre o recorde obtido pela a Red Bull, Max Verstappen vislumbrou manter a pegada e aumentar o marca:
12 vitórias consecutivas é simplesmente incrível. O que temos feito nos últimos dois anos tem sido inacreditável. Espero que possamos manter esse ímpeto por muito tempo. Além disso, apenas trabalhar com toda a equipe é muito agradável. É sempre bom olhar para [o que aconteceu na classificação] ontem, por exemplo, para continuar pressionando, sempre querendo fazer melhor, mas dias como este são simplesmente perfeitos.”
A magnificent seventh victory in a row for @Max33Verstappen
???
???
???
???
???
???
???#HungarianGP #F1 pic.twitter.com/IilXCW6Os7— Formula 1 (@F1) July 23, 2023
Os resultado do GP da Hungria 2023 de F1
Max Verstappen não foi ameaçado em nenhum momento a perder a vitória na prova. Dessa maneira, o líder do campeonato alcançou a sua 9ª vitória no temporada, e a sétima seguida. Logo depois, Lando Norris e Sérgio Perez completaram o pódio. Confira o resultado completo do GP da Hungria 2023.
1 – Max Verstappe (Red Bull Racing)
2 – Lando Norris (McLaren)
3 – Sergio Perez (Red Bull Racing)
4 – Lewis Hamilton (Mercedes)
5 – Oscar Piastri (McLaren)
6 – George Russell (Mercedes)
7 – Charles Leclerc (Ferrari)
8 – Carlos Sainz (Ferrari)
9 – Fernando Alonso (Aston Martin)
10 – Lance Stroll (Aston Martin)
11- Alexander Albon (Williams)
12 – Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
13 – Daniel Ricciardo (AlphaTauri)
14 – Nico Hulkenberg (Haas F1 Team)
15 – Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
16 – Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
17 – Kevin Magnussen (Haas F1 Team)
OUT – Logan Sargeant (Williams)
OUT – Esteban Ocon (Alpine)
OUT – Pierre Gasly (Alpine)
It's bwoken! ??#HungarianGP #F1 pic.twitter.com/nTtgdfWX3o
— Formula 1 (@F1) July 23, 2023
Classificação da F1 após Hungaroring
Com a conclusão da 10ª etapa do calendário da F1, no GP da Hungria, a classificação do Campeonato da Fórmula 1 2023 ficou da seguinte forma:
1º – Max Verstappen – 281 pts
2º – Sergio Perez – 171 pts
3º – Fernando Alonso – 139 pts
4º – Lewis Hamilton – 133 pts
5º – George Russell – 90 pts
6º – Carlos Sainz – 87 pts
7º – Charles Leclerc – 80 pts
8º – Lando Norris – 60 pts
9º – Lance Stroll – 45 pts
10º – Esteban Ocon – 31 pts
11º – Oscar Piastri – 27 pts
12º – Pierre Gasly – 16 pts
13º – Alexander Albon – 11 pts
14º – Nico Hulkenberg – 9 pts
15º – Valtteri Bottas – 5 pts
16º – Zhou Guanyu – 4 pts
17º – Yuki Tsunoda – 2 pts
18º – Kevin Magnussen – 2 pts
19º – Logan Sargeant – 0 pts
20º – Nyck De Vries – 0 pts
DRIVER STANDINGS
Norris and Russell on the up ?
Verstappen extends his lead to 110 points ?#HungarianGP #F1 pic.twitter.com/mDfrQRXp0K
— Formula 1 (@F1) July 23, 2023
A próxima etapa da F1
O próximo desafio para os pilotos da principal categoria da Fórmula 1 será na Bélgica. Sendo assim, o GP de Spa-Francorchamps está marcada para acontecer entre os dias 28 e 30 de julho. Por fim, o Esportelândia vai fazer toda a cobertura dos treinos e da corrida. Então, você pode acompanhar todas as emoções da próxima corrida aqui.