Neste domingo (3), o GP da Itália de F1 entregou toda a emoção prometida desde o primeiro treino livre da etapa. O Circuito de Monza, na comuna italiana de mesmo nome, recebeu sua 73ª corrida oficial na história do principal campeonato da categoria.
Dessa maneira, a temporada 2023 da Fórmula 1 contou com mais uma bela corrida no Autódromo Nacional de Monza. Depois do carro de Tsunoda quebrar antes da largada, a disputa ao longo das 51 voltas da prova foi muito emocionante e com brigas acirradas. Confira!
LAP 15/51
Sainz's defense finally cracks as he locks up a Turn 1 ?
Verstappen and Sainz run millimetres apart through Curva Grande, and Verstappen takes the lead!#ItalianGP #F1 pic.twitter.com/X9YZAYoKHM
— Formula 1 (@F1) September 3, 2023
GP da Itália 2023: De acidente inusitado a definição emocionante
Desde o início dos treinos livres, a Ferrari e a Red Bull mostraram que iriam brigar ferrenhamente pela vitória em Monza. O primeiro episódio da corrida foi a quebra do carro de Yuki Tsunoda, antes mesmo da largada, assim o piloto japonês abandonou a prova. Com a largada atrasada a expectativa aumentou e foi bem servida, um grande começo de corrida, mas com as primeiras posições mantidas.
Carlos Sainz e Max Verstappen fizeram uma batalha emocionante pela ponta e com Charles Leclerc logo atrás. Posteriormente, na 15ª volta, Verstappen tomou a liderança de Sainz com uma grande manobra e só saiu de lá quando parou no boxes. Assim, na 23ª volta, os líderes fizeram suas primeiras paradas e Oscar Piastri, Lando Norris e Lewis Hamilton assumiram as três primeiras posições. Porém, inverteram as colocações antes mesmo da de completar 30 giros no circuito.
Dessa maneira, o GP da Itália ganhou um toque eletrizante com a aproximação de Sérgio Perez na briga pelas primeiras posições. Sendo assim, o mexicano tomou as posições das Ferraris, mas não conseguiu desbancar Verstappen da ponta. Assim, a briga sadia da escuderia italiana pelo terceiro lugar foi a penúltima emoção da corrida. Visto que, a bandeirada para Max Verstappen no GP da Itália marcou um novo recorde de vitórias em uma só temporada.
Outros destaques da 15ª etapa da Fórmula 1 2023 foram Sergio Perez e Logan Sargeant. Os dois escalaram o pelotão e melhoraram suas posições na largada, de 5º e 15º para fechar a prova em 2º e 11º, respectivamente.
VERSTAPPEN WIIIIIINS!
He never looked back after taking the lead at the Temple of Speed, taking another crushing victory in 2023
It's his TENTH in-a-row!#ItalianGP #F1 pic.twitter.com/8NRPP5cehM
— Formula 1 (@F1) September 3, 2023
Max Verstappen bate recorde de vitórias da F1
O principal momento do dia em Monza, na Itália, foi quando o piloto holandês cruzou a linha de chegada. Verstappen, líder do campeonato, conquistou sua 10ª vitória seguida e impôs o novo recorde de triunfos da Fórmula 1.
Após receber a bandeira quadriculada, Max Verstappen ganhou a sua 12ª corrida na temporada. Além disso, contribuiu para a sua equipe chegar a 15 vitórias seguidas na F1, a Red Bull ganhou todas as etapas desta temporada, Pérez tem duas vitórias.
Nesta temporada, o holandês triunfou no: Bahrain, Austrália , Miami, Mônaco, Espanha, Canadá, Áustria, Grã-Bretanha, Hungria, Bélgica, Países Baixos e Itália.
Max: Sets dominant, all-time Formula 1 record
Also Max: "Not too bad!" ?Another record to add to the @Max33Verstappen collection, with victory in Monza#ItalianGP #F1 pic.twitter.com/rZLikpbMfK
— Formula 1 (@F1) September 3, 2023
Max Verstappen mostra felicidade com o resultado
Em entrevista para a transmissão da F1, o piloto holandês mostrou toda a sua alegria com o feito conquistado. Além disso, avaliou o a corrida no GP da Itália 2023:
Eu nunca teria acreditado que 10 vitórias consecutivas fossem possíveis, mas tivemos que trabalhar para isso hoje e isso foi definitivamente muito mais divertido. Tínhamos um bom ritmo, estávamos bons com os pneus, mas a Ferrari tinha muita velocidade máxima”.
Quando questionado sobre como foi montada a estratégia durante a corrida, Max Verstappen apontou a paciencia como a chave do exito:
Foi muito difícil chegar perto e entrar na curva 1. Tive que forçar o Sainz a cometer um erro e, felizmente, aconteceu em algum momento em que ele travou e tive melhor tração na saída da curva 2, que foi bom, então poderíamos fazer minha própria corrida. Eu apenas tentei ser paciente. Ainda foi uma corrida muito longa”.
Max Verstapp-ten! ?#ItalianGP #F1 pic.twitter.com/zg2jNhbweQ
— Formula 1 (@F1) September 3, 2023
Os resultado do GP da Itália 2023 de F1
Como dito anteriormente, Max Verstappen fez uma prova extremamente habilidosa. Dessa maneira, o líder do campeonato alcançou a sua 12ª vitória no temporada, e a 10ª seguida. Logo depois, Sergio Perez e Carlos Sainz completaram o pódio. Confira o resultado completo do GP da Itália 2023.
1 – Max Verstappe (Red Bull Racing)
2 – Sergio Perez (Red Bull Racing)
3 – Carlos Sainz (Ferrari)
4 – Charles Leclerc (Ferrari)
5 – George Russell (Mercedes)
6 – Lewis Hamilton (Mercedes)
7 – Alexander Albon (Williams)
8 – Lando Norris (McLaren)
9 – Fernando Alonso (Aston Martin)
10 – Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
11- Logan Sargeant (Williams)
12 – Oscar Piastri (McLaren)
13 – Liam Lawson (AlphaTauri)
14 – Lance Stroll (Aston Martin)
15 – Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
16 – Pierre Gasly (Alpine)
17 – Nico Hulkenberg (Haas F1 Team)
18 – Kevin Magnussen (Haas F1 Team)
OUT – Esteban Ocon (Alpine)
OUT – Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
? CLASSIFICATION (LAP 51/51) ?
A classic in Monza, and here's how we crossed the line ?#ItalianGP #F1 pic.twitter.com/NxmRPjoD5C
— Formula 1 (@F1) September 3, 2023
Classificação da F1 após a prova em Monza
Com a conclusão da 15ª etapa do calendário da competição, no GP da Itália, a classificação do Campeonato da Fórmula 1 2023 ficou da seguinte forma:
1º – Max Verstappen – 364 pts
2º – Sergio Perez – 219 pts
3º – Fernando Alonso – 170 pts
4º – Lewis Hamilton – 164 pts
5º – Carlos Sainz – 117 pts
6º – Charles Leclerc – 111 pts
7º – George Russell – 109 pts
8º – Lando Norris – 79 pts
9º – Lance Stroll – 47 pts
10º – Pierre Gasly – 37 pts
11º – Oscar Piastri – 36 pts
12º – Esteban Ocon – 36 pts
13º – Alexander Albon – 21 pts
14º – Nico Hulkenberg – 9 pts
15º – Valtteri Bottas – 5 pts
16º – Zhou Guanyu – 4 pts
17º – Yuki Tsunoda – 3 pts
18º – Kevin Magnussen – 2 pts
19º – Logan Sargeant – 0 pts
20º – Nyck De Vries – 0 pts
A próxima etapa da F1
O próximo asfalto que vai receber os pilotos da principal categoria da Fórmula 1 será na Cingapura. Sendo assim, o GP de Cingapura está marcado para acontecer entre os dias 15 e 17 de setembro. Por fim, o Esportelândia vai fazer toda a cobertura dos treinos e da corrida. Então, você pode acompanhar todas as emoções da próxima corrida aqui.