Neste domingo (3), o GP da Itália de F1 entregou toda a emoção prometida desde o primeiro treino livre da etapa. O Circuito de Monza, na comuna italiana de mesmo nome, recebeu sua 73ª corrida oficial na história do principal campeonato da categoria. 

Dessa maneira, a temporada 2023 da Fórmula 1 contou com mais uma bela corrida no Autódromo Nacional de Monza. Depois do carro de Tsunoda quebrar antes da largada, a disputa ao longo das 51 voltas da prova foi muito emocionante e com brigas acirradas. Confira!

GP da Itália 2023: De acidente inusitado a definição emocionante

Desde o início dos treinos livres, a Ferrari e a Red Bull mostraram que iriam brigar ferrenhamente pela vitória em Monza. O primeiro episódio da corrida foi a quebra do carro de Yuki Tsunoda, antes mesmo da largada, assim o piloto japonês abandonou a prova. Com a largada atrasada a expectativa aumentou e foi bem servida, um grande começo de corrida, mas com as primeiras posições mantidas.

Carlos Sainz e Max Verstappen fizeram uma batalha emocionante pela ponta e com Charles Leclerc logo atrás. Posteriormente, na 15ª volta, Verstappen tomou a liderança de Sainz com uma grande manobra e só saiu de lá quando parou no boxes. Assim, na 23ª volta, os líderes fizeram suas primeiras paradas e Oscar Piastri, Lando Norris e Lewis Hamilton assumiram as três primeiras posições. Porém, inverteram as colocações antes mesmo da de completar 30 giros no circuito.

Dessa maneira, o GP da Itália ganhou um toque eletrizante com a aproximação de Sérgio Perez na briga pelas primeiras posições. Sendo assim, o mexicano tomou as posições das Ferraris, mas não conseguiu desbancar Verstappen da ponta. Assim, a briga sadia da escuderia italiana pelo terceiro lugar foi a penúltima emoção da corrida. Visto que, a bandeirada para Max Verstappen no GP da Itália marcou um novo recorde de vitórias em uma só temporada.

Outros destaques da 15ª etapa da Fórmula 1 2023 foram Sergio Perez e Logan Sargeant. Os dois escalaram o pelotão e melhoraram suas posições na largada, de 5º e 15º para fechar a prova em 2º e 11º, respectivamente.

Max Verstappen bate recorde de vitórias da F1

O principal momento do dia em Monza, na Itália, foi quando o piloto holandês cruzou a linha de chegada. Verstappen, líder do campeonato, conquistou sua 10ª vitória seguida e impôs o novo recorde de triunfos da Fórmula 1.

Após receber a bandeira quadriculada, Max Verstappen ganhou a sua 12ª corrida na temporada. Além disso, contribuiu para a sua equipe chegar a 15 vitórias seguidas na F1, a Red Bull ganhou todas as etapas desta temporada, Pérez tem duas vitórias.

Nesta temporada, o holandês triunfou no: Bahrain, Austrália , Miami, Mônaco, Espanha, Canadá, Áustria, Grã-Bretanha, Hungria, Bélgica, Países Baixos e Itália.

Max Verstappen mostra felicidade com o resultado

Em entrevista para a transmissão da F1, o piloto holandês mostrou toda a sua alegria com o feito conquistado. Além disso, avaliou o a corrida no GP da Itália 2023:

Eu nunca teria acreditado que 10 vitórias consecutivas fossem possíveis, mas tivemos que trabalhar para isso hoje e isso foi definitivamente muito mais divertido. Tínhamos um bom ritmo, estávamos bons com os pneus, mas a Ferrari tinha muita velocidade máxima”.

Quando questionado sobre como foi montada a estratégia durante a corrida, Max Verstappen apontou a paciencia como a chave do exito:

Foi muito difícil chegar perto e entrar na curva 1. Tive que forçar o Sainz a cometer um erro e, felizmente, aconteceu em algum momento em que ele travou e tive melhor tração na saída da curva 2, que foi bom, então poderíamos fazer minha própria corrida. Eu apenas tentei ser paciente. Ainda foi uma corrida muito longa”.

Os resultado do GP da Itália 2023 de F1

Como dito anteriormente, Max Verstappen fez uma prova extremamente habilidosa. Dessa maneira, o líder do campeonato alcançou a sua 12ª vitória no temporada, e a 10ª seguida. Logo depois, Sergio Perez e Carlos Sainz completaram o pódio. Confira o resultado completo do GP da Itália 2023.

1 – Max Verstappe (Red Bull Racing)
2 – Sergio Perez (Red Bull Racing)
3 – Carlos Sainz (Ferrari)
4 – Charles Leclerc (Ferrari)
5 – George Russell (Mercedes)
6 – Lewis Hamilton (Mercedes)
7 – Alexander Albon (Williams)
8 – Lando Norris (McLaren)
9 – Fernando Alonso (Aston Martin)
10 – Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
11- Logan Sargeant (Williams)
12 – Oscar Piastri (McLaren)
13 – Liam Lawson (AlphaTauri)
14 – Lance Stroll (Aston Martin)
15 – Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
16 – Pierre Gasly (Alpine)
17 – Nico Hulkenberg (Haas F1 Team)
18 – Kevin Magnussen (Haas F1 Team)
OUT – Esteban Ocon (Alpine)
OUT – Yuki Tsunoda (AlphaTauri)

Classificação da F1 após a prova em Monza

Com a conclusão da 15ª etapa do calendário da competição, no GP da Itália, a classificação do Campeonato da Fórmula 1 2023 ficou da seguinte forma:

1º – Max Verstappen – 364 pts
2º – Sergio Perez – 219 pts
3º – Fernando Alonso – 170 pts
4º – Lewis Hamilton – 164 pts
5º – Carlos Sainz – 117 pts
6º – Charles Leclerc – 111 pts
7º – George Russell – 109 pts
8º – Lando Norris – 79 pts
9º – Lance Stroll – 47 pts
10º – Pierre Gasly – 37 pts
11º – Oscar Piastri – 36 pts
12º – Esteban Ocon – 36 pts
13º – Alexander Albon – 21 pts
14º – Nico Hulkenberg – 9 pts
15º – Valtteri Bottas – 5 pts
16º – Zhou Guanyu – 4 pts
17º – Yuki Tsunoda – 3 pts
18º – Kevin Magnussen – 2 pts
19º – Logan Sargeant – 0 pts
20º – Nyck De Vries – 0 pts

A próxima etapa da F1

O próximo asfalto que vai receber os pilotos da principal categoria da Fórmula 1 será na Cingapura. Sendo assim, o GP de Cingapura está marcado para acontecer entre os dias 15 e 17 de setembro. Por fim, o Esportelândia vai fazer toda a cobertura dos treinos e da corrida. Então, você pode acompanhar todas as emoções da próxima corrida aqui.