Após o um grande embate na manhã desta sexta-feira (28), Charles Leclerc superou Max Verstappen e garantiu a pole position para a corrida de domingo. Marcado para às 8h (horário de Brasília), o GP do Azerbaijão promete entregar disputas de tirar o fôlego na 4ª etapa do torneio mundial na temporada de 2023.
Em meio à bandeiras vermelhas e uma série de problemas nos carros, a Red Bull dominou a classificação durante grande parte das atividades. No entanto, a Ferrari, que corria por fora, conseguiu surpreender e emplacar um ótimo resultado. Confira agora a cobertura do portal Esportelândia e veja todos os detalhes do que rolou.
Relembre a introdução do GP do Azerbaijão de 2022
Confira agora todas as informações da classificação para o GP do Azerbaijão 2023
Após conseguir colocar dois carros entre os primeiros colocados, a Red Bull Racing aparece como favorita para ganhar a pole position para domingo. Correndo por fora, logo atrás surge a Ferrari querendo surpreender e garantir boas posições. Todos os ingredientes necessários para ter muita emoção na pista.
Qualify 1
A princípio, o Q1 começou com as equipes do meio do pelotão sem querer perder tempo e já partindo para a pista. Mas não demorou muito para os carros da Red Bull entrarem na brincadeira e logo pegar as primeiras posições. No entanto, ainda com 10 minutos faltando para o fim, a primeira bandeira vermelha foi acionada. Nyck De Vries, piloto da Alpha Tauri, bateu no muro ao fazer uma curva e paralisou as atividades.
Com o retorno da classificação, após uma longe paralisação, os carros foram para a pista assim que possível. O objetivo era fazer a volta rápida o quanto antes. Contudo, as coisas não fluíram muito bem. Afinal, com poucos minutos de retomada das atividades, foi a vez de Pierre Gasly, piloto da Alpine, bater e acionar a bandeira vermelha. Tudo parado, mais uma vez.
Qualify 1 retomado e carros retornaram à pista. Todos os pilotos usando pneus macios para tentar fazer a melhor volta possível. Fazendo valer o favoritismo, Max Verstappen e Sérgio Pérez marcaram presença na parte de cima, mas a ponta ficou com Charles Leclerc. Fernando Alonso garantiu o 3º lugar. A grande surpresa ficou por conta dos competidores da Williams, ambos passaram para a próxima fase.
Classificação Q1
- 1º – Charles Leclerc
- 2º – Max Verstappen
- 3º – Fernando Alonso
- 4º – Sérgio Pérez
- 5º – George Russell
- 6º – Lewis Hamilton
- 7º – Lando Norris
- 8º – Alexander Albon
- 9º – Carlos Sainz
- 10º – Yuki Tsunoda
- 11º – Logan Sargeant
- 12º – Oscar Piastri
- 13º – Lance Stroll
- 14º – Valteri Bottas
- 15º – Esteban Ocon
Eliminados Q1
- 16º – Guanyu Zhou
- 17º – Nico Hülkenberg
- 18º – Kevin Magnussen
- 19º – Pierre Gasly
- 20º – Nyck De Vries
Qualify 2
A situação começando a ficar mais série no Q2, os grandes favoritos começaram a colocar as asinhas para fora e fazer os melhores tempos. De início, Mercedes e Aston Martin foram ocupando os lugares de cima, mas não demorou muito para a dupla da Red Bull recuperar as posições. Logo em seguida, os carros da Ferrari também apresentaram bom desempenho.
Em contrapartida, como já esperado, a dupla da McLaren mostrou dificuldades nesta etapa e brigou diretamente com a Williams para avançar de fase e conseguir boas posições para o GP do Azerbaijão. No fim, Verstappen recuperou a liderança. Enquanto isso, na parte de baixo, George Russel ficou de fora, mostrando o péssimo desempenho da equipe de Toto Wolf nesta temporada.
Classificação Q2
- 1º – Max Verstappen
- 2º – Charles Leclerc
- 3º – Sérgio Pérez
- 4º – Carlos Sainz
- 5º – Fernando Alonso
- 6º – Lando Norris
- 7º – Yuki Tsunoda
- 8 – Lance Stroll
- 9º – Oscar Piastri
- 10º – Lewis Hamilton
Eliminados no Q2
- 11º – George Russell
- 12º – Esteban Ocon
- 13º – Alexander Albon
- 14º – Valteri Bottas
- 15º – Logan Sargeant

Qualify 3
Como era de se esperar, o Q3 começou a todo vapor. As principais equipe do grid não demoraram muito para colocar na pista tudo que tinham de melhor, tentando buscar a pole position. A disputa entre Max Verstappen e Charles Leclerc estava tão acirrada que em determinada parte da prova ambos marcaram exatamente o mesmo tempo de volta.
Após parada no box, os dois voltaram para a pista em busca de superar o adversário. Contudo, o melhor desempenho ficou por conta do monegasco. Charles Leclerc, piloto da Ferrari, superou o Verstappen por pouco tempo e garantiu a pole position para o GP do Azerbaijão. É a primeira vez que alguém de fora da Red Bull vai largar na frente. Confira a classificação final.
Classificação Q1
- 1º – Charles Leclerc – Pole Position
- 2º – Max Verstappen
- 3º – Sérgio Pérez
- 4º – Carlos Sainz
- 5º – Lewis Hamilton
- 6º – Fernando Alonso
- 7º – Lando Norris
- 8º – Yuki Tsunoda
- 9º – Lance Stroll
- 10º – Oscar Piastri
A próxima corrida da Fórmula 1
Com o grid de largada da corrida principal definido, as atenções se voltam para o sábado, que será totalmente dedicado à corrida Sprint. Pilotos e equipe agora têm de trocar a chavinha e se dedicar para uma novidade dentro da Fórmula 1. A corrida principal do GP do Azerbaijão acontece no domingo (30), às 8h (horário de Brasília). Você acompanha todas as informações em tempo real aqui, no Esportelândia.