Os amantes do automobilismo tiveram muito o que comemorar neste domingo (29), já que foi realizado o GP do México de F1 entregou toda adrenalina que prometia. O Circuito Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, recebeu a 20ª corrida do calendário 2023 da F1.

Como desejado, o circuito mexicano entregou mais uma grande e emocionante disputa para os fãs da modalidade. Após um acidente na primeira curva, o traçado ofereceu 71 de batalhas intensas por posições e recordes da modalidade. Confira!

GP do México 2023: De abandono do anfitrião ao brilho de Verstappen

O treino classificatório já indicava que o GP mexicano iria proporcionar uma grande corrida, com boas brigas ao longo do traçado. Dessa maneira, já na largada as primeiras emoções rolaram, em uma largada espetacular Max Verstappen saiu de 3º para 1º antes da primeira curva. Logo atrás veio Sergio Perez, seu companheiro de equipe, tentando pegar o vácuo e assumir o segundo lugar.

Porém, o anfitrião do dia chocou a roda de seu carro com Charles Leclerc e precisou abandonar a disputa na primeira curva, para sua frustação. Em seguida, Verstappen liderou a prova com muita facilidade, mas o resto do pelotão teve brigas interessantes entre Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo, Lando Norris com a escalada de pelotão.

Com o passar das voltas a prova foi ficando morna e sem grandes emoções, mas na volta 33 Kevin Magnussen bateu contra o muro, o carro pegou um pouco de fogo e a bandeira vermelha foi acionada. Dessa maneira, a corrida precisou de uma relargada, ou seja todos os carros se aproximaram e a emoção voltou junto com as disputas.

Após a relargada, o GP do México teve uma batalha intensa de Ferrari x Mercedes, com Hamilton x Leclerc e Sainz x Russell. O balanço final ficou 1 x 1, já que o heptacampeão levou a melhor sobre o monegasco e pegou a segunda posição, e Sainz desbancou o jovem britânico e ficou na 4º posição.

Antes do final da prova, a Aston Martin contou com o abandono de Fernando Alonso e Lance Stroll e ficou sem pontuar. Como feito na maior parte do ano, Verstappen dominou a corrida e triunfou pela 16ª vez no ano e alcançou dois grandes recorde na F1. Logo depois, Hamilton, Leclerc, Sainz e Norris fecharam o top cinco.

Sendo assim, os grandes destaques da prova foram: Verstappen, por causa da grande largada e domínio de ponta a ponta. Hamilton, que subiu quatro posições e travou grandes duelos com Ricciardo e Leclerc e por último Lando Norris, que largou no último lugar e  cruzou a linha de chegada em quinto. A saber, Norris foi votado como o piloto da corrida.

Max Verstappen alcança 16ª vitória no ano

Como dito anteriormente, o piloto holandês recebeu a bandeira quadriculada pela 16ª vez na temporada. Assim também, triunfou pela quinta vez, terceira seguida, no Circuito Hermanos Rodríguez, 2017, 2018, 2021, 2022 e 2023.

Nesta temporada, Verstappen foi o primeiro colocado no: Bahrain, Austrália , Miami, Mônaco, Espanha, Canadá, Áustria, Grã-Bretanha, Hungria, Bélgica, Países Baixos, Itália, Japão, Catar, Estados Unidos e México.

Max Verstappen cita estratégia não mostrada

Depois da corrida, em entrevista para a transmissão da F1, o piloto holandês demonstrou contentamento pela prova e o desempenho da Red Bull ao longo da temporada. Além disso, lamentou não ter mostrado toda a estrategia pensada pela sua equipe e elogiou os pneus durante o GP do México de F1 2023:

“Para ser honesto, é claro que estamos vivendo uma temporada incrível. E hoje é claro que tivemos que largar em P3, mas acho que o ritmo do carro foi muito.

Tentamos fazer uma estratégia diferente de todos os outros e, infelizmente, com a bandeira vermelha, não conseguimos demonstrá-la. Mesmo assim, com aqueles pneus duros no final, acho que fomos muito, muito fortes.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)

Os resultado do GP do México 2023 de F1

Como dito anteriormente, Max Verstappen fez uma prova extremamente habilidosa. Dessa maneira, o líder do campeonato alcançou a sua 16ª vitória no temporada, com Hamilton e Leclerc completando o pódio. Confira o resultado completo do GP do México 2023.

1 – Max Verstappen (Red Bull Racing)
2 – Lewis Hamilton (Mercedes)
3 – Charles Leclerc (Ferrari)
4 – Carlos Sainz (Ferrari)
5 – Lando Norris (McLaren)
6 – George Russell (Mercedes)
7 – Daniel Ricciardo (AlphaTauri)
8 – Oscar Piastri (McLaren)
9 – Alexander Albon (Williams)
10 – Esteban Ocon (Alpine)
11 – Pierre Gasly (Alpine)
12 – Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
13 – Nico Hulkenberg (Haas F1 Team)
14 – Zhou Guanyu (Alfa Romeo)
15 – Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
DNF – Logan Sargeant (Williams)
DNF – Lance Stroll (Aston Martin)
DNF – Fernando Alonso (Aston Martin)
DNF – Kevin Magnussen (Haas F1 Team)
DNF – Sergio Perez (Red Bull Racing)

Classificação da F1 após a prova em Hermanos Rodríguez

Com a conclusão da 20ª etapa do calendário da competição, no GP do México, a classificação do Campeonato da Fórmula 1 2023 ficou da seguinte forma:

1º – Max Verstappen – 491 pts
2º – Sergio Perez – 240 pts
3º – Lewis Hamilton – 220 pts
4º – Carlos Sainz – 183 pts
5º – Fernando Alonso – 183 pts
6º – Lando Norris – 169 pts
7º – Charles Leclerc – 166 pts
8º – George Russell – 151 pts
9º – Oscar Piastri – 87 pts
10º – Pierre Gasly – 56 pts
11º – Lance Stroll – 53 pts
12º – Esteban Ocon – 45 pts
13º – Alexander Albon – 27 pts
14º – Valtteri Bottas – 10 pts
15º – Nico Hulkenberg – 9 pts
16º – Yuki Tsunoda – 8 pts
17º – Daniel Ricciardo – 6 pts
18º – Zhou Guanyu – 6 pts
19º – Kevin Magnussen – 3 pts
20º – Liam Lawson – 2 pts
21º – Logan Sargeant – 1 pts
22º – Nyck De Vries – 0 pts

A próxima etapa da F1

O próximo asfalto que vai receber os pilotos da principal categoria da Fórmula 1 será Interlagos, no Brasil. Sendo assim, o GP do Brasil está marcado para acontecer entre os dias 3 e 5 de novembro. Por fim, o Esportelândia vai fazer toda a cobertura dos treinos e da corrida. Então, você pode acompanhar todas as emoções da próxima corrida aqui.