Quem acompanha a Fórmula 1 e o universo do automobilismo já deve saber que o piloto britânico Lewis Hamilton sempre foi muito mais do que um simples competidor.
Além dos sete títulos mundiais que conquistou na principal categoria do esporte a motor, o atleta também marca presença em pautas sociais fora das pistas.
Não é de hoje que Hamilton levanta as bandeiras das mais diversas causas. Agora, no entanto, o piloto da Mercedes voltou a criticar a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), por uma questão envolvendo a falta de inclusão no marco regulatório da entidade.
Relembre quando Hamilton recebeu homenagem da família Senna
Hamilton ataca FIA
Conhecido por ser um dos maiores vencedores da história do esporte, Lewis Hamilton sempre levanta a voz para criticar situações que ferem as causas sociais. Segundo o jornal Marca, da Espanha, dessa vez a situação envolve o atual marco regulatório da FIA.
Em suma, as regras ainda estabelecem o termo “piloto” como um gênero masculino e não como um termo epiceno, ou seja, aquele que engloba também o gênero feminino. Acontece que este problema presente no marco regulatório da FIA não está presente em outras categorias, como a MotoGP.
Conhecido por levantar o questionamento de situações como essa, o piloto não concorda com o caso e diz que isso já o incomoda desde quando chegou à Fórmula 1, em 2007.
Só há homens desde que estou aqui. Além disso, não demos importância suficiente ao problema, mas definitivamente não é encorajador ouvir isso.
Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
A resposta da FIA
Após a declaração de Hamilton, a FIA se pronunciou e explicou a utilização do termo, além de mencionar que está analisando a questão.
Os estatutos da FIA são precedidos por uma declaração de que os termos referentes a qualquer pessoa são aplicáveis a ambos os sexos, e esta questão está atualmente sob revisão interna.
Próxima corrida para assistir Fórmula 1
Com Lewis Hamilton no grid, no próximo dia 27 acontece o GP da Holanda. O evento está programado para ocorrer às 10h (horário de Brasília). Líder da competição, a Red Bull Racing tenta manter a ponta, enquanto busca se distanciar de seus adversários. A corrida terá cobertura em tempo real do Esportelândia.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Lewis Hamilton: biografia, equipes e títulos na Fórmula 1
- GP da Holanda de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores