O Circuito de Suzuka, no Japão, agitou a Fórmula 1, no último fim se semana. A 16ª etapa do calendário foi vencida com folga por Max Verstappen, da Red Bull. Dessa maneira, o Grande Prêmio do Japão de F1 marcou o título da equipe no Campeonato de Construtores da principal categoria do automobilismo mundial.

Por outro lado, a corrida em Suzuka também deu o que falar pelas críticas de Lewis Hamilton direcionadas a Mercedes, sua equipe. O heptacampeão da categoria pontuou algumas decisões tomadas pelos seus superiores no Japão. Confira!

Verstappen controla o GP do Japão e dá título para Red Bull

Desde o início dos treinos livres, a Red Bull foi dominante, prova disso foi que o líder do campeonato ficou à frente em todos os treinos e o qualificatório em Suzuka.

Do mesmo modo, Max Verstappen não deixou a desejar na corrida e triunfou com 20 segundos de vantagem para o segundo colocado, Lando Norris. Sendo assim, com o resultado, a Red Bull faturou o sexto título de Construtores em sua história.

Se a liderança não foi ameaçada, a briga pelas outras posições foram insanas. Dessa maneira, o GP do Japão de 2023 contou com brigas por posições entre os pilotos da Mercedes e McLaren. Além disso, a prova teve cinco desistências devido a acidentes: Albon, Bottas, Perez, Sargeant e Stroll. 

A primeira batalha entre companheiros se deu com a ultrapassagem de Lando Norris em Oscar Piastri. Os dois brigaram pelo segundo lugar até Norris se desgarrar e ficar com posto, os dois fecharam o pódio no Japão.

O segundo ponto de tensão da disputa japonesa envolveu Hamilton e George Russell, ambos da Mercedes, mas ofuscada por Carlos Sainz, da Ferrari.

Os pilotos da Mercedes brigavam pela 5ª posição, quando Hamilton recebeu ordem para desacelerar e favorecer a ultrapassagem de Russell.

Porém, o companheiro do heptacampeão foi ultrapassado por Carlos Sainz, que em seguida pressionou Hamilton, colocando fim a estratégia do time. Mas Hamilton não cedeu à pressão do piloto espanhol e terminou na quinta colocação.

Lewis Hamilton solta o verbo contra a Mercedes

A estratégia tomada pela Mercedes no circuito de Suzuka repercutiu após o término da prova. Hamilton não gostou do plano de sua equipe e expôs isso para os jornalistas presentes:

Quando eles me sugeriram isso, eu sabia que eles obviamente pensaram nisso desde a última corrida, mas não fazia sentido.

O piloto britânico ainda argumentou sobre o porquê não concordou com a decisão de fazê-lo deixar o DRS a favor de seu companheiro de equipe:

Eu precisava chegar o mais longe possível. Eu estava a caminho, cerca de dois segundos à frente e eles me pediram para dar DRS ao George Russell e eu tive que diminuir o acelerador na reta. Então, Sainz ultrapassou George e estava bem atrás de mim, o que não era o ideal. Isso dificultou muito as últimas voltas. Acho que, como equipe, temos de ser gratos pelo quinto e sétimo lugares. É melhor do que sexto e sétimo.

Mercedes rebate Hamilton

O diretor de engenharia de pista da equipe alemã, Andrew Shovlin, comentou as críticas de Hamilton e explicou qual era a intenção da Mercedes quando fez o pedido:

Era muito difícil organizar os carros naquele momento. Quando decidimos trocá-los, foi porque vimos a velocidade com que Carlos Sainz estava atrás deles, e que Lewis no meio poderia estar em risco, pois também estava com pneus velhos.

Talvez pudesse ter funcionado melhor, mas o fato é que estávamos tentando evitar que Hamilton perdesse aquela posição também, já que ele podia terminar à frente de Carlos.

O diretor ainda comentou com qual equipe era a briga direta por pontos. Desse modo, espantou qualquer rumor da briga com Hamilton ter pesado para a decisão estratégica tomada:

Na verdade não. Porque, em termos do que a equipe está fazendo, estamos tentando marcar pontos contra a Ferrari. Quando percebemos que não estávamos desafiando a McLaren por um pódio, passamos a analisar o que estava acontecendo com a Ferrari.

Estávamos tentando usar os dois carros de forma eficaz para nos dar essas oportunidades, e conseguir um deles foi uma limitação de danos útil, já que ambos começaram à nossa frente na corrida”.

Os resultados do GP do Japão 2023 de F1

Como dito anteriormente, Max Verstappen foi dominante e ganhou mais uma corrida na temporada. Dessa maneira, o líder do campeonato alcançou a sua 13ª vitória no ano. Logo depois, Lando Norris e Oscar Piastri completaram o pódio. Confira o resultado completo do GP do Japão 2023.

1 – Max Verstappe (Red Bull Racing)
2 – Lando Norris (McLaren)
3 – Oscar Piastri (McLaren)
4 – Charles Leclerc (Ferrari)
5 – Lewis Hamilton (Mercedes)
6 – Carlos Sainz (Ferrari)
7 – George Russell (Mercedes)
8 – Fernando Alonso (Aston Martin)
9 – Esteban Ocon (Alpine)
10 – Pierre Gasly (Alpine)
11- Liam Lawson (AlphaTauri)
12 – Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
13 – Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
14 – Nico Hulkenberg (Haas F1 Team)
15 – Kevin Magnussen (Haas F1 Team)
OUT – Alexander Albon (Williams)
OUT – Logan Sargeant (Williams)
OUT – Lance Stroll (Aston Martin)
OUT – Sergio Perez (Red Bull Racing)
OUT – Valtteri Bottas (Alfa Romeo)

Classificação da F1 após a prova em Suzuka

Com a conclusão da 17ª etapa do calendário da competição, no GP do Japão, a classificação do Campeonato da Fórmula 1 2023 ficou da seguinte forma:

1º – Max Verstappen – 400 pts
2º – Sergio Perez – 223 pts
3º – Lewis Hamilton – 190 pts
4º – Fernando Alonso – 174 pts
5º – Carlos Sainz – 150 pts
6º – Charles Leclerc – 135 pts
7º – Lando Norris – 115 pts
8º – George Russell – 115 pts
9º – Oscar Piastri – 57 pts
10º – Lance Stroll – 47 pts
11º – Pierre Gasly – 46 pts
12º – Esteban Ocon – 38 pts
13º – Alexander Albon – 21 pts
14º – Nico Hulkenberg – 9 pts
15º – Valtteri Bottas – 6 pts
16º – Zhou Guanyu – 4 pts
17º – Yuki Tsunoda – 3 pts
18º – Kevin Magnussen – 3 pts
19º – Liam Lawsow – 2 pts
20º – Logan Sargeant – 0 pts

A próxima etapa da F1

O próximo asfalto que vai receber os pilotos da principal categoria da Fórmula 1 será a cidade de Lusail. Sendo assim, o GP do Catar vai ser a 18ª etapa do calendário de 2023, o Grande Prêmio está marcado para acontecer entre os dias seis e oito de outubro.

Por fim, o Esportelândia vai fazer toda a cobertura dos treinos e da corrida. Então, você pode acompanhar todas as emoções da próxima corrida aqui.