Nos próximos dias, o lendário nome de Niki Lauda, tricampeão de Fórmula 1 que nos deixou em 2019, receberá uma homenagem um tanto quanto extraordinária no cenário do Dakar.

Veja também: Ataque de piratas atrapalha brasileiro em campeonato mundial de automobilismo

Seu filho, Lukas Lauda, irá protagonizar uma simples, porém altamente notória, homenagem ao seu pai quando pilotará o volante de um buggy que ostenta a pintura da marcante McLaren que Niki usou na conquista de seu último título na F1, em 1984.

Buggy irá homenager Niki Lauda no Dakar

O buggy irá carregar consigo o legado de Niki Lauda para outro esporte por meio das cores e do legado sanguíneo, representador pelo seu filho.

De pai para filho: a linda homenagem para Niki Lauda no Dakar
Lukas Lauda & Motorsport Images

Lukas também usará um capacete que replica as cores da temporada vitoriosa, incluindo o lendário logo da Marlboro, recriando a atmosfera lendária das pistas nos anos 80.

De pai para filho: a linda homenagem para Niki Lauda no Dakar
Southracing

Para aqueles que não se recordam. A McLaren MP4/2 de 1984 foi muito além do status de mero carro, afinal, ela era uma máquina destinada para as conquistas e controlada pelas mãos de um dos maiores nomes do esporte.

De pai para filho: a linda homenagem para Niki Lauda no Dakar
Motorsport Images

Sob a batuta de Lauda e Alain Prost, a equipe britânica conquistou 12 Grandes Prêmios, assegurando o título. Na mesma temporada, Niki Lauda ainda foi o grande campeão, com cinco vitórias, superando Prost por uma margem mínima de meio ponto.

O feito ficou marcado como um dos duelos mais intensos da história da Fórmula 1, já que Prost acabou conquistando sete vitórias naquela temporada. Essa ainda é a menor diferença já registrada em uma disputa pelo título na categoria.

De pai para filho: a linda homenagem para Niki Lauda no Dakar
Motorsport Images

Niki Lauda no Dakar: o sangue do filho representando um dos maiores da história

Vale dizer que essa será a estreia de Lukas Lauda no Dakar, uma das competições mais emocionantes e complicadas do automobilismo mundial.

Até 2022, o filho de Niki estava concentrado apenas no gerenciamento esportivo. Porém, Lukas decidiu, em 2022, trilhar o caminho do seu pai como piloto.

Seu talento, que com certeza provém de certo nível hereditário, agora terá de ser colocado a prova no colossal desafio das areias do deserto, aonde ele irá carrega a memória e o espírito de um dos maiores ícones da história da F1.

De pai para filho: a linda homenagem para Niki Lauda no Dakar

Veja também: Ferrari supera Red Bull em testes de pré-temporada e acende rivalidade em 2024

Avatar de Gustavo Gama
Autor Gustavo Gama

Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.