Como muitos sabem, não é de hoje que as polêmicas envolvem a história do automobilismo. Dentro das pistas a pressão dos pilotos e equipes costuma subir com certa facilidade, gerando uma série de conflitos. A situação fica ainda pior, quando as punições aplicadas pelas direções de prova começam a ser questionadas pelos próprios pilotos, como no caso de Júlio Campos.

A 1ª etapa da Stock Car em Interlagos, por exemplo, não conseguiu escapar deste cenário. O que agrava ainda mais o caso, é que a problemática da vez envolve a briga direta pelo pódio da 2ª corrida. Afinal, o piloto da Lubrax terminaria na 2ª posição se não fossem adicionados cinco segundos no tempo do atleta. Entenda agora a polêmica.

Confira tudo que aconteceu na Stock Car Interlagos

Entenda a polêmica envolvendo Júlio Campos

É certo que Júlio Campos fez uma brilhante corrida na 2ª prova do dia, em Interlagos. O evento que aconteceu na tarde deste domingo (23), contou com a vitória de Ricardo Maurício, da Eurofarma RC, e teria contado também com o 2º lugar do piloto da equipe Lubrax. No entanto, uma punição o impediu de subir ao pódio.

Em declaração exclusiva ao portal Esportelândia, Júlio Campos disse que sofreu uma punição da qual ele não concorda e que a sua equipe recorreu para tentar reaver a antiga posição. Sobre o incidente, ele comentou:

Foi na 1ª volta, eu acho, nem tenho certeza, e recebi [a punição de 5 segundos] faltando cinco minutos para acabar a corrida. Se foi, quem me bateu na freada da junção foi o Jiménez. Eu fiz uma curva e ele me tirou da linha. Eu fiz uma curva bem por dentro, ele estava por fora. Ele bateu na freada e nem perdeu posição.

Após dar a sua versão do incidente que envolve o carro do piloto Sergio Jimenez, Campos explicou que a equipe vai recorrer à decisão.

Eu acho totalmente errado, a gente vai entrar com recurso. Eu tenho certeza que a gente vai recuperar essa posição, que é nossa! Não é de mais ninguém.

“É ridículo”, declara Júlio Campos

Ainda insatisfeito com o resultado, Júlio disse que esta situação precisa ser resolvida o quanto antes. Na visão dele, se mantiverem essa decisão – de punição – será um grande erro.

Já está recorrendo e vai voltar, porque é ridículo! Se continuarem com esse equívoco, vai ficar muito feio. São pontos importantes no campeonato.

A decisão sobre o recurso da Lubrax

O Esportelândia entrou em contato com a Vicar, responsável pela organização do campeonato, mas ficamos com a resposta de que, apesar de receberem, até o momento nada foi decidido sobre o recurso da Lubrax.

Quando perguntada sobre o motivo da demora para ter uma solução, a Vicar respondeu da seguinte maneira:

Importante: Cada pedido de revisão implica em analisar as câmeras onboard dos pilotos envolvidos – e de outros, em caso de necessidade. Também são ouvidos os pilotos, num procedimentos que os oficiais de competição da CBA chamam de oitiva. Somente depois de cumpridas todas as etapas da chamada ampla defesa é que os Comissários Desportivos decidem entre si se o pedido de revisão é procedente ou improcedente. Sim, tudo isso demora muito.