Em 2022, trechos de uma entrevista concedida por Nelson Piquet feita em novembro de 2021 ressurgiram nas redes sociais. Nesta conversa, o tricampeão munidal (1981, 1983 e 1987), tece comentários racistas e homofóbicos em relação a Lewis Hamilton, heptacampeão da categoria (2006, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020), a quem chamou de “neguinho”.
Os comentários do brasileiro viralizaram na internet e pilotos, equipes, jornalistas e fãs responderam com repúdio à atitude do tricampeão. Depois da repercussão, o piloto do Brasil se retratou em nota.
“Me desculpo com todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um grande piloto, mas a tradução em algumas mídias e que agora circula nas redes sociais não é correta“.

Nesta sexta-feira (24), a Justiça do Distrito Federal condenou, em primeira instância, o ex-piloto brasileiro de Fórmula 1 a pagar R$ 5 milhões em danos morais pelos comentários racistas e homofóbicos. A decisão é do juiz Pedro Matos de Arruda, da 20ª Vara Cível de Brasília.
Relembre o caso Piquet x Hamilton
Um trecho da entrevista que Piquet concedeu ao jornalista Ricardo Oliveira, explodiu nas redes sociais. O motivo? O brasileiro contou sobre o acidente envolvendo Lewis Hamilton e Max Verstappen durante o Grande Prêmio de Silverstone, em 2021.
O “neguinho’ meteu o carro e não deixou (Verstappen sair). O “neguinho” deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro carro se f*. Fez uma p* sacanagem – disse Nelson Piquet.
Após o ato de racismo, o piloto inglês comentou nas redes sociais e condenou o uso de termo pelo colega de profissão.
É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e virei alvo disso ao longo de toda minha vida. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação“.
It’s more than language. These archaic mindsets need to change and have no place in our sport. I’ve been surrounded by these attitudes and targeted my whole life. There has been plenty of time to learn. Time has come for action.
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) June 28, 2022
Em seguida, o ex-piloto foi questionado sobre o que pensava sobre a temporada de 1982, que teve Keke Rosberg como campeão.
O Keke (Rosberg) era um bosta, não tinha valor nenhum. É que nem o filho dele (Nico Rosberg, campeão em 2016). Ganhou o campeonato […] O “neguinho” devia estar dando mais c* naquela época, aí estava meio ruim” – declarou.
Foto Destaque: Divulgação