Neste sábado (21), ocorreu no circuito da Catalunha, na Espanha a classificação para a 6ª corrida principal de Fórmula 1 2022.  Com uma melhora das Mercedes e as duas Haas no Q3, a classificação teve grandes emoções. Por fim, o monegasco Charles Leclerc se recuperou e assim fez a pole position deste fim de semana, seguido de Max Verstappen e em terceiro Carlos Sainz.

Q1 no GP da Espanha

No treino mais cedo, Pierre Gasly da Alpha Tauri e Mick Schumacer da Haas  tiveram problemas com seus respectivos carros. Entretanto, na classificação mesmo com cautela, ambos os pilotos passaram para a próxima fase sem sustos. Para finalizar, foram eliminados, Vettel (Aston Martin), Alonso (Alpine), Stroll (Aston Martin), Albon (Williams) e Latifi (Williams).

Q2

Sem grandes surpresas, a segunda eliminatória se manteve tranquila sem acidentes sérios com algumas escapadas apenas. Lando Norris (Mclaren) que vinha se recuperando, mas teve sua volta deleta ao fim da sessão. Junto com o inglês, ficaram de fora, Ocon (Alpine), Tsunoda (Alpha Tauri), Gasly (Alpha Tauri) e Zhou (Alfa Romeu).

Q3 com surpresas

Consequentemente, no início do Q3, Leclerc vinha fazendo uma ótima volta, mas na última curva acabou rodando e tendo apenas uma volta no final para conquistar a pole. Por outro lado, Verstappen que vinha fazendo um fim de semana discreto, estava na liderança, seguido de Sainz e das duas Mercedes.

Contudo, nos minutos finais, Charles se recuperou e arrancou a pole position para o GP da Catalunha. O atual campeão ficou em segundo, mas preocupou a toda equipe, pois novamente seu motor perdeu potencia ao final da prova. Seguindo, Sainz ficou em 3º e a surpresa que foram as Haas em 8º e 10ª posição.

Foto Destaque: Divulgação / Fórmula 1