Após uma semana muito agitada, com os fãs recepcionando os pilotos como verdadeiros popstars, finalmente se deu início as atividades oficiais na pista. Contudo, o formato do final de semana é diferente. Assim sendo, a classificação aconteceu nesta sexta-feira, com Lewis Hamilton garantindo a pole.

Essa é a primeira vez que o inglês larga na pole em uma corrida sprint (Verstappen levou na Inglaterra e Bottas na Itália). Porém, essa é a pole número 102 da carreira do heptacampeão. Por outro lado, a diferença entre o ritmo dos lideres do campeonato não foi grande e no domingo Hamilton cumpre punição de cinco posições em relação a sua posição de chegada na sprint.

Q1

A Ferrari foi a primeira equipe a sair para a pista, com Charles Leclerc abrindo o primeiro tempo da classificação, com 1.10.780.  Logo depois, Max Verstappen fez a volta em 1.09.329.  Por outro lado, Hamilton virou em 1.08.733, sendo o mais rápido no início da classificação.

Faltando 6 minutos para o fim do Q1, Charles Leclerc teve a volta deletada por exceder os limites de pista na curva 4.  Contudo, a primeira parte da classificação ocorreu sem nenhum incidente, Nikita Mazepin chegou a balançar o carro, mas conseguiu retomar o controle.

Decerto, a grata surpresa no início da qualificação foi o sétimo tempo de Antonio Giovinazzi, que ao que tudo indica, está se despedindo da F1.

Os eliminados no Q1 foram: Lance Stroll, Nicollas Latifi, George Russell, Mick Schumacher e Nikita Mazepin.

Q2

Na segunda parte da classificação, os carros demoraram quatro minutos para saírem para a pista.  Mas, após a ida para o circuito, todos os carros se encontravam com pneus macios e Hamilton abriu a primeira volta que acabou deletada devido aos limites da curva 4. Dessa forma, Verstappen ficou com o melhor tempo com 1.08.467.

Logo depois, Hamilton conseguiu se recuperar e diminuiu seu tempo para 1.08.386. Porém, o cronometro não estava zerado e sobraram alguns minutos para baixar ainda mais o tempo da volta, no final da segunda parte, o atual campeão conseguiu virar em 1.08.068, seguido de Bottas, Verstappen e Leclerc.

Os eliminados nessa fase foram: Esteban Ocon, Sebastian Vettel, Yuki Tsunoda, Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi.

 

Q3

Na última parte da sessão classificatória, as Ferraris voltaram a se mostrar com o ritmo superior da McLaren, o que pode ser fundamental na briga pelo terceiro lugar do campeonato de construtores. Apesar de estarem com a potência total dos motores, o ritmo da RBR seguiu abaixo da Mercedes de Hamilton. Com isso, o inglês garantiu a pole com o tempo de 1.07.934. Por fim, Max Verstappen ficou a menos de meio segundo atrás do rival.

Valtteri Bottas larga em terceiro, seguido de Perez e Gasly. Em seguida temos, Carlos Sainz e Charles Leclerc; Lando Norris fecha a quarta fila, enquanto Daniel Ricciardo e Fernando Alonso largam da quinta.

Vale ressaltar que Hamilton ficou com a pole oficial da prova. Enquanto a sprint acontece neste sábado (13), às 16h no horário de Brasília. O vencedor garante três pontos, o segundo soma mais dois e o terceiro um.

Imagem Destacada: Reprodução/ Twitter F1