A discussão já não é de hoje. Desde o momento em que a Fórmula E foi criada, existem diversos críticos à categoria, sempre afirmando que ela não tem o que é necessário para atrair o público fã de automobilismo. Entretanto, o piloto Lucas Di Grassi não concorda.
O brasileiro, campeão da categoria na temporada 2016/17, concedeu entrevista exclusiva ao Esportelândia, onde revelou as informações que, em sua visão, tornam os carros de Fórmula E mais rápidos até mesmo do que os de Fórmula 1.
Lucas Di Grassi explica polêmica em entrevista ao Esportelândia
Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Fórmula E mais rápido que F1
Durante a entrevista, o piloto Lucas Di Grassi explicou em detalhes o porquê considera os carros de Fórmula E mais rápido do que os da principal categoria do automobilismo mundial. Em suma, o piloto foi dinâmico ao apresentar argumentos técnicos.
O motor elétrico tem um peso/potência maior do que qualquer motor a combustão. Nosso motor elétrico pesa praticamente 20 quilos e gera mais de 550 cavalos. Não existe outro motor que se compare a isso.
E a Fórmula E, hoje em dia, na geração 3 você tem dois motores, você tem um motor na frente e um motor atrás. Essa combinação dos dois motores dá mais ou menos 810 cavalos de potência média.
Lucas Di Grassi afirma que a combinação dos dois motores dos carros da Fórmula E contribui para maior potência do veículo.
Hoje em dia a gente é limitado, só podendo usar um motor nas provas. Mas a gente já fez alguns testes da qual a gente liberou a potência total do carro.
E daí sim, o carro acelera de 0 a 200 km/h bem mais rápido que o Fórmula 1. E o torque instantâneo do motor elétrico, por não precisar de marcha e não precisar de embreagem, todo mundo já sabe do veículo elétrico.
![[Entrevista] Lucas Di Grassi revela POTÊNCIA dos carros da Fórmula E: “Mais rápido que Fórmula 1”](https://www.esportelandia.com.br/app/uploads/2023/11/Icon_sipausa_43828323-1.jpg)
Contudo, o atual piloto da ABT CUPRA reforça mais uma vez que em determinados quesitos o Fórmula 1 ainda é superior. Mas que consome muito mais energia do que um Fórmula E.
Mas ainda, obviamente, no tempo de volta, por downforce, por grip e tamanho dos pneus, a Fórmula 1 ainda é muito mais rápida.
Apesar da F1 usar 15 vezes mais energia por volta do que um carro de Fórmula E. Então, com a energia de duas de um Fórmula 1, você consegue fazer a corrida inteira da FE.
Fórmula E 2024
Ainda durante a entrevista, Lucas Grassi falou sobre a expectativa para a temporada de 2024 da Fórmula E. Nesta próxima temporada, o brasileiro retorna para a antiga equipe, mas afasta a possibilidade de título.
A gente provavelmente não vai brigar pelo título, porque é o mesmo carro do ano passado. Eu saí da Mahindra, fui para a ABT CUPRA, mas ainda o powertrain é um que não é dos mais avançados.
Di Grassi acredita que vai brigar por título somente na temporada de 2025 do mundial de Fórmula E.
A gente melhorou muito. Eu acredito que vamos brigar por mais pontos e pódios, com mais consistência.
Mas eu acho que não realista falar que eu poderia brigar por campeonatos, eu acho que a gente vai conseguir brigar por campeonatos a partir do ano que vem.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Guinness Book registra recorde de velocidade na Fórmula E
- Fórmula E anuncia venda de ingressos para etapa de São Paulo 2024
- GP de Abu Dhabi de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores