Decerto, o automobilismo reserva grandes nomes para o esporte mundial, mas principalmente para o Brasil. Vários pilotos já passaram pelos autódromos do país e do mundo e construíram as suas histórias em meio a títulos, vitórias e pódios. Dentre os mais importantes, temos o maior campeão da Stock Car na história, Ingo Hoffmann.
Com 12 títulos da principal categoria do automobilismo brasileiro, se tornou uma lenda das pistas e marcou gerações dentro da modalidade. Contudo, aposentado da Stock Car desde 2008, agora o piloto retorna ao circuito de Interlagos como mentor daquele que é o mais jovem do grid e grande promessa da temporada 2023.
Relembre a vitória de Felipe Baptista em Interlagos em 2022
O retorno do maior campeão da Stock Car
Além dos 12 títulos na Stock Car, Ingo Hoffmann também possui 76 vitórias e 60 pole-positions. Estes números fazem dele, definitivamente, um dos maiores, senão o maior nome da modalidade. É exatamente com toda esta bagagem que ele espera transmitir bons ensinamentos para a jovem promessa do atual grid.
Com apenas 19 anos, Felipe Baptista já está escrevendo o seu nome dentro da principal categoria do automobilismo no Brasil. É o atual vencedor da prova de Interlagos, faturando a conquista na última etapa do ano passado, além de ainda levar a pole position. De fato, um nome para se prestar atenção no cenário do esporte.
Dentre as principais características que Ingo tenta passar para o prodígio, estão o lado psicológico e o emocional. O maior campão da Stock Car avalia que o piloto precisa ter um bom preparo mental dentro da pista se quiser alcançar bons resultados. Afinal, no esporte tudo pode mudar em poucos segundos, então é fundamental aprender a lidar com isso.
Não é questão de ensinar na parte técnica. Eu procuro ajudá-lo mais na parte comportamental, do ser humano. A máquina pode evoluir o que for, mas o ser humano é o mesmo sempre. A gente está sujeito a muito estresse, muita pressão. A gente comete erro. Eu aprendi esses erros levando tapa na cara.
Hoffmann explica que o calendário apertado ainda atrapalha um pouco os ensinamentos que tem para passar a Felipe. Dessa forma, buscar transmitir aquilo que pode demonstrar um resultado em curto tempo, como auxiliar ele na questão comportamental, sempre de acordo com cada situação.
Eu vou tentar passar pra ele em cada situação que for acontecendo, de momento. Não existe uma regra feita, não existe um cardápio pronto. É cada situação decorrente do que aconteceu na última corrida. Nós estamos indo agora para 2ª etapa. É muito curto, muito pouco tempo. Mas já deu para ver algumas coisas, já analisei junto com ele. Enfim, é um trabalho muito pessoal.

Para completar, Ingo Hoffmann ainda reforça que a Stock Car é um dos campeonatos mais disputados do mundo inteiro. Portanto, é de extrema importância que Felipe Baptista consiga compreender como agir em cada situação, pois uma fração de segundo pode acabar com os planos do piloto e da equipe em uma corrida.
[Pilotar um carro] É cheio de estratégia. Você tem de saber a hora de atacar, a hora de se defender, saber economizar pneu, economizar combustível para ganhar tempo no pitstop, fazer os ajustes dentro do carro, das barras estabilizadoras que mexe com o equilíbrio do carro, ajuste do balanço do freio. E isso tem que ter um controle muito grande.
A importância do maior campeão da Stock Car para a mentoria de Felipe Baptista
De fato, Felipe Baptista concorda que receber uma mentoria como esta agrega em todos os fatores e desafios que um piloto tem de enfrentar. Até porque não é todo dia que se recebe o auxílio do maior campeão da Stock Car. A jovem promessa ainda afirma que a presença de Ingo Hoffmann ajuda não só na parte técnica, mas também no ambiente da equipe KTF.
Ele é um cara que trás um astral muito legal para a equipe, consegue ajudar de uma forma muito legal. Então, apesar de ter alguém muito importante dentro do time, ele não é um cara que traz uma preocupação, e sim um alívio para a gente.
É importante lembrar que mesmo com a pouca idade, Felipe Baptista já possui uma pole position e uma vitória na Stock Car. Os resultados foram obtidos na última corrida do ano passado, justamente no circuito de Interlagos. Sendo assim, não dá para descartar o piloto da KTF como forte candidato na corrida do próximo domingo (23).
Na 1ª sessão de treinos livres, realizada na tarde de sexta-feira (21), Felipe revelou ainda ter dificuldades para se adaptar às condições do carro, principalmente em questão aos novos pneus.
Está um pouco complicado de entender esse pneu novo, já que ele causa algumas reações diferentes no carro, mas amanhã a gente vai vir pra cima. Estamos tentando melhorar mais um pouquinho o carro para ver se a gente consegue ter um resultado melhor.
No entanto, quando perguntado sobre a influência de já ter ganhado uma corrida em Interlagos, Baptista afastou a ideia de que isso pode facilitar em algo. Para o atleta, são situações diferentes e o que pode ajudar a conseguir um bom resultado é o ajuste ideal do carro.
Acho que cada etapa é de um jeito. Você pode ver que ano passado tiveram pistas em que houve etapa no começo do ano, depois etapa no final do ano, e o cara que ganhou a 1ª etapa foi 20º na 2ª, então isso não quer dizer nada.
Vamos ver como a gente se sai esse ano. Mudou tudo, mudou pneu, mudou altura, mudou um monte de coisa do carro. Então, vamos ver se a gente consegue deixar o carro bom, como era na última etapa, e tentar buscar um resultado legal.
Próxima corrida terá o maior campeão da Stock Car
Agora com auxílio do maior campeão da Stock Car, Felipe Baptista chega para a etapa da de Interlagos com boas expectativas. Vamos ver qual será o resultado. A próxima corrida do campeonato acontece neste domingo (23), com a 1ª largada às 12h10, e a 2ª às 12h50 (tudo em horário de Brasília). Você confere todas as informações das provas aqui no Esportelândia.
Vá além do mundo do automobilismo! Confira também nossos outros conteúdos:
- Tudo Sobre Basquete: Regras, Táticas, História e Fundamentos
- Novak Djokovic: história, títulos, recordes e maiores rivais
- Rugby e Futebol Americano: diferenças e semelhanças [com imagens]
- Liga das Nações de Vôlei Masculino: campeões, história e recordes
- Livros de Futebol: os 48 melhores do Brasil e do mundo!