Desde que a Fórmula 1 foi criada, na década de 1950, os seus organizadores tentam sempre inovar com novos formatos de disputa. A ideia principal de movimentos assim é buscar maneiras diferentes de deixar a modalidade mais intensa e interessante, com o objetivo de seduzir a atenção do público. Para este final de semana, mais uma ação foi anunciada. Contudo, não agradou ao atual bicampeão, Max Verstappen.

O atleta da Red Bull Racing é conhecido por muitas vezes falar o que pensa sem fazer algum tipo de filtro. No entanto, dessa vez o atual líder do campeonato parecia saber exatamente o que dizia quando falou sobre o novo modelo de disputada da corrida Sprint. Confira agora o que disse Verstappen e descubra o que o motivou a ameaçar deixar a Fórmula 1.

Confira a introdução do GP do Azerbaijão de 2022

Entenda o motivo de Max Verstappen ameaçar deixar a Fórmula 1

Para o ano de 2023, a organização da Fórmula 1 anunciou uma série de novidades. Dentre elas, uma em especial tem dado o que falar. Para o GP do Azerbaijão, que acontece neste final de semana, o campeonato terá uma agenda inédita. Isso porque a sexta-feira só teve um treino livre e a classificação para a corrida de domingo (30). Enquanto isso, o sábado foi inteiro reservado para a chamada Sprint – uma corrida mais curta.

A corrida Sprint já compõe o calendário da Fórmula 1 desde 2021. Sempre de forma parcial, alguns GPs são selecionados para receber o evento que corresponde a uma pequena prova com os pilotos do grid para definir as posições da corrida principal. Entretanto, para esta temporada, a prova foi adaptada.

Em outras palavras, a corrida Sprint agora passa a ser um evento independente. Seu resultado apenas implicará em pontos para os primeiros colocados, mas nada interfere na classificação da corrida regular. Além disso, antes da Sprint, vai acontecer um treino classificatório especificamente para ela. Ou seja, o sábado de F1 será todo reservado para este evento.

Max Verstappen campeão
Max Verstappen possui dois títulos e é o atual campeão da Fórmula 1 – Icon Sport

É exatamente nesta questão que o piloto Max Verstappen fica incomodado. Ao participar de um evento promocional, o atleta da Red Bull Racing mostrou desaprovação com a decisão dos organizadores da Fórmula 1.

Acho que, olhando para o fim de semana, será um pouco mais caótico.

Ainda durante o GP da Austrália, que aconteceu na cidade de Melbourne, o atual bicampeão da principal categoria do automobilismo mundial já mostrava insatisfação com a Fórmula 1 “abandonando seu DNA”. Mas agora, quando perguntado mais uma vez sobre esta declaração, Max Verstappen foi além e disse que as longas viagens também são motivos para ele repensar sua carreira.

Se continuarmos expandindo o calendário… uma coisa que você questiona é se vale a pena. Quero dizer, sim, eu gosto de correr. Eu gosto de ganhar. Eu sei, claro, o salário [é bom], você tem uma vida boa. Mas é realmente uma boa vida? Eu sinto que se em algum momento está ficando demais, então é hora de mudar.

Por fim, Verstappen disse que anda conversando bastante com seu pai e que já tem em mente alguns planos para quando não for mais piloto.

Eu continuo dizendo a ele que o tempo está passando. Ele está envelhecendo! Veremos. Também tenho a paixão de talvez montar meu próprio time. Portanto, há muitas coisas que eu gostaria de fazer além de apenas dirigir sozinho.

A próxima corrida da Fórmula 1

Com o grid de largada da corrida principal definido, as atenções se voltam para o sábado, que será totalmente dedicado à corrida Sprint. Pilotos e equipes agora têm de trocar a chavinha e se dedicar para uma novidade dentro da Fórmula 1. A corrida principal do GP do Azerbaijão acontece no domingo (30), às 8h (horário de Brasília). Você acompanha todas as informações em tempo real aqui, no Esportelândia.