Neste domingo (12), o GP de Abu Dhabi recebeu o  confronto final de Max Verstappen x Lewis Hamilton. Além disso, o campeonato de construtores também estava em jogo para Mercedes x RBR. Por fim, quando tudo parecia ganho para o inglês, um Safety Car apareceu na pista, com uma ótima estratégia de sua equipe, o holandês Max Verstappen ultrapassou-o na última volta e se tornou pela primeira vez campeão mundial.

Começo da disputa entre Max Verstappen x Hamilton

Acima de tudo, na largada, Hamilton acabou sendo muito mais rápido e já ultrapassa na primeira curva. Com a vantagem de pista para a Mercedes, o campeonato parecia terminar meio “sem sal”. Entretanto, nos primeiros pit stops, as mudanças começaram a ser feitas, mudando o rumo.

Sérgio Perez, segurou no braço o inglês após a troca. Tanto que, de 8s que estava Verstappen do 2º colocado, a diferença caiu para 1,5s. Mas, após ultrapassar o mexicano, novamente o campeonato parecia definido.

Virtual Safety Car

Após alguns abandonos, Antonio Giovinazzi deixou o carro na pista, obrigando os diretores da prova a decretarem safety car virtual. A RBR não pensou duas vezes e mandou seus pilotos ao pit para colocarem pneus novos com 17s para tirar em 15 voltas. No começo, deu certo, mas faltando 10 voltas, o pneu se equiparou com o rival e tendo alguns retardatarios na pista, dificultando para Max Verstappen.

Acidente do Latifi e relargada

Faltando 5 voltas, Nicolas Latifi teve um acidente sério, precisando ser chamado o safety car para pista. Desta vez, a RBR pediu para Max entrar no box e colocar os pneus macios. Novamente, a Mercedes não agiu, acreditando que o campeonato acabaria sem ter uma disputa novamente.

Contudo, na relargada com uma volta para o fim, os retardatários sairam, sobrando só Hamilton e Verstappen. O inglês até que tentou, mas os pneus fizeram a diferença e na reta, o Jovem Leão ultrapassou o heptcampeão, relembrando muito a decisão de 2008, quando o inglês faturou seu primeiro campeonato, ultrapassando Timo Glock na última curva em Interlagos, no Brasil, tirando o torneio das mãos de Felipe Massa.

MAX VERSTAPPEN É O GRANDE CAMPEÃO MUNDIAL

Com grande mérito, Max Verstappen se tornou Campeão Mundial, batendo gigantes e tendo um futuro brilhante na F1. O holandês, liderou boa parte do campeonato e com as melhores estratégias, fez por merecer o título ficando apenas 8 pontos do seu rival, Lewis Hamilton.

Título de consolação

Por fim, a Mercedes teve seu prêmio de consolação, sendo coroados como campeões do Mundial de Construtores, pela 8ª vez seguida. Sendo assim, o campeonato só voltará em 2022, com um novo carro, aerodinâmica, regras e com  emoções a “flor da pele”, prometendo mais uma super temporada.

Foto Destaque: Divulgação/F1