De fato, hoje o Brasil carece de uma referência dentro da Fórmula 1. Responsável por revelar grandes nomes para a história do esporte, o país segue sem um representante na principal categoria do automobilismo mundial desde 2020.
Na ocasião, o jovem Pietro Fittipaldi substituiu o piloto Romain Grosjean, após o mesmo sofrer um acidente. O brasileiro assumiu o cockpit do carro da Haas nas duas últimas corridas daquela temporada e nunca mais.
Durante a cobertura da última etapa da Stock Car, em Interlagos, o Esportelândia entrevistou o comentarista da Band Max Wilson, que falou um pouco sobre a situação do automobilismo nacional e revelou os nomes que ele considera favoritos para ingressar na Fórmula 1.
Relembre a última pole position de um brasileiro na Fórmula 1
Max Wilson fala sobre brasileiros na Fórmula 1
A 5ª etapa da Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, aconteceu no último dia 9 de julho, no Autódromo de Interlagos. Dentre as diversas personalidades que marcaram presença, estava o comentarista da Band Max Wilson.
O piloto, que chegou a fazer testes pela escuderia Williams no final da década de 90, concedeu entrevista exclusiva ao Esportelândia, onde falou sobre os possíveis futuros nomes do Brasil na Fórmula 1.
A gente tem alguns na ponta do funil, como é o caso do (Felipe) Drugovich. Também o Enzo Fittipaldi, que está na Fórmula 2, a categoria anterior à Fórmula 1.
E tem outros tantos talentos em categorias de acesso, como o (Gabriel) Bortoleto, que está liderando a Fórmula 3, então é um nome também a ser cogitado.
Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Apesar do tempo sem pilotos na Fórmula 1, Max Wilson acredita que o Brasil está fazendo um bom trabalho nas “categorias de base” e pode ter sucesso futuramente.
Mas eu acho que a parte mais importante é que o Brasil está produzindo excelentes pilotos. Hoje tem muitos pilotos bons no kartismo que daqui a alguns anos vão estar ali, se Deus quiser, nas categorias de acesso. A tendência é ter brasileiro na Fórmula 1 em breve.

Baixa audiência da Fórmula 1 na Band
Além de falar sobre o futuro dos pilotos brasileiros na Fórmula 1, o comentarista da Band ainda explicou sobre a pequena queda que as transmissões em TV aberta tiveram nas últimas etapas.
Eu acho que o gosto pela Fórmula 1 vem crescendo nos últimos anos. Agora, se existe um pouco de falta de interesse, é porque quando você vem de uma temporada como foi a de 2021, que foi uma das melhores da história, aí você está na já em uma segunda temporada que não tá muito disputada, quem não é apaixonado pelo esporte pode acabar perdendo um pouco de vontade em assistir.
Para rebater a ideia de que a Fórmula 1 pode estar caindo em audiência em alguns quesitos, Max Wilson ainda explica que enxerga um movimento muito favorável para o esporte, principalmente nos autódromos.
Eu não tenho essa informação, se está caindo ou não, mas em Silverstone, por exemplo, mais uma vez quebrou o recorde de pessoas no circuito. Aqui em Interlagos não vai ser diferente.
Em quase todas as etapas a gente vê às sextas-feiras as pistas lotadas já. Então, a visão que eu tenho é de que o interesse vem crescendo apesar dessa temporada.
Próxima corrida para assistir Fórmula 1
Neste domingo (30), acontece o GP da Bélgica. O evento está programado para ocorrer às 10h (horário de Brasília). Líder da competição, a Red Bull Racing tenta manter a ponta, enquanto busca se distanciar de seus adversários. A corrida terá cobertura em tempo real do Esportelândia.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: