A Fórmula 1 sempre foi um ambiente de grande competitividade, onde cada piloto busca se destacar e garantir a vitória a qualquer custo. Nelson Piquet, um dos maiores nomes da história da categoria, não era diferente.
Conhecido por sua astúcia e, por vezes, atitudes questionáveis, ele mostrou em diversas situações que faria o que fosse necessário para sair vitorioso.
Em um episódio cômico, Piquet chegou a “roubar” os pneus de seu companheiro de equipe, Nigel Mansell, em uma jogada que causou um grande tumulto nos bastidores da equipe Williams na época, hoje contada como situação engraçada.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
A relação entre Nelson Piquet e Nigel Mansell, que eram companheiros de equipe na Williams, sempre foi tensa. De acordo com Patrick Head, cofundador da Williams, a rivalidade entre os dois pilotos era evidente.
Entretanto, Piquet não utilizava apenas suas habilidades na pista, mas também estratégias psicológicas e até manipulativas para enfraquecer o colega. Segundo Head, o brasileiro contratou pessoas para incitar os fãs contra Mansell em algumas corridas.
Acho que ele pagou, em Hockenheim, algumas pessoas na multidão em frente aos boxes para pularem para cima e para baixo com placas dizendo que “Nigel é um idiota” ou algo assim. De qualquer forma, ele não usava suas artimanhas apenas na pista para minar Nigel.
Para Patrick, Nelson Piquet era uma pessoa engraçada e bastante astuta, além de um excelente piloto. Porém, tinha atitudes às vezes questionáveis.
Acho que Nelson não era era um completo cavalheiro em suas relações com outros pilotos. Ele não gostava do fato de que Ayrton Senna estava começando a dominar seu público no Brasil e não foi justo ao espalhar rumores sobre Ayrton. Mas acho que Nelson, por um lado, é bem engraçado. Nelson era um personagem de verdade, sem dúvidas.
O icônico episódio do roubo de pneus em Hocknheim
Em uma entrevista, Head revelou que a tensão entre eles se intensificou especialmente em corridas como a de Hockenheim, onde um episódio curioso aconteceu.
Mansell, que estava atrás de Piquet na corrida, pediu uma troca de pneus devido ao desgaste dos seus. No entanto, sem qualquer aviso, Piquet, ouvindo as comunicações de rádio da equipe, entrou nos boxes e “roubou” os pneus destinados a Nigel.
Só me lembro porque foi bem marcante. Nelson estava na liderança com Nigel atrás. Nigel veio no rádio e disse: “Meus pneus estão muito ruins. Preciso fazer um pit stop para trocá-los”. Acho que Nelson tinha falado com o cara que cuidava dos rádios e estava ouvindo nossa frequência com Nigel.
Nigel estava, provavelmente, uns 15 segundos atrás de Nelson naquela hora. Dissemos: “Ok, Nigel, venha trocar os pneus”. E vejam só, sem dizer nada, Nelson apareceu no pit lane, sem nenhuma mensagem para nós. Chegou, pegou os pneus novos do Nigel e saiu.
A situação gerou uma grande confusão nos bastidores, e a equipe teve que corrigir rapidamente o erro. Patrick Head se lembra claramente do momento em que teve que comunicar a Mansell, via rádio, que ele deveria esperar mais uma volta para realizar a troca.
O episódio, apesar de ter causado frustração para Mansell, demonstrou o quão astuto e audacioso Nelson Piquet podia ser quando se tratava de buscar a vitória, não se importando com as consequências para seus colegas de equipe.
A postura de Nelson Piquet, embora considerada por muitos como “engraçada”, revelou um lado impiedoso de sua personalidade, onde o limite entre a competitividade e a ética parecia se distorcer.
Continue por dentro de tudo sobre Fórmula 1! Veja mais notícias no Esportelândia:
- “Hamilton é maior que Senna e Piquet, me desculpem os brasileiros”, diz Reginaldo Leme
- “Ayrton Senna e Michael Schumacher eram os pilotos mais sujos da Fórmula 1”
- Nem Verstappen, nem Hamilton! Bortoleto surpreende e elege o piloto com o melhor condicionamento da F1
- Senna não era apenas o melhor piloto, também fazia Prost, Berger e Mansell serem melhores na F1″
- Nelson Piquet elege sua melhor corrida na história da F1 e comenta relação com Niki Lauda