A reta final do Campeonato da Fórmula 1 de 2023 vai caminhando para o seu final. Sendo assim, nesta época da temporada sempre se é especulado os pilotos que vão compor as equipes no ano de 2024. A saber, faltam apenas seis corridas para o fim da disputa em 2023.
Neste sentido, Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, conversou sobre as busca por pilotos. Dessa maneira, declarou quem vai ser o parceiro de Max Verstappen na equipe e deixou claro que não é o seu atual companheiro Sergio Pérez. Confira!
O ano da Red Bull, Verstappen e Sergio Pérez na F1
A equipe austríaca dominou os asfaltos da principal competição automobilística do mundo, assim ganhou 15 das 16 etapas até agora. Desse modo, a Red Bull já garantiu o título do Campeonato de Construtores de 2023.
Os dois carros pilotados pelo time também ocupam as duas primeiras posições da classificação de pilotos. Na liderança está Verstappen, que triunfou em 13 corridas, e em seguida vem o mexicano Pérez, que ganhou duas provas no ano. O GP de Cingapura foi vencido por Carlos Sainz, da Ferrari.
Dessa maneira, a temporada 2024 e 2025 já começa a ser pensada pelo time de Horner. O primeiro passo, obviamente passa pela dupla de pilotos, que provavelmente vai mudar. Em recente entrevista, o mandatário deixou claro que está monitorando o mercado, mas deixou a porta aberta para todos, exceto para Checo Pérez.
CHAMPIONS! ?@redbullracing make it back-to-back constructors’ titles!#F1 #JapaneseGP pic.twitter.com/mL8kEpdLNZ
— Formula 1 (@F1) September 24, 2023
Red Bull busca talentos no mercado
Os Touros Vermelhos definiram que para 2024 os representantes na F1 continuarão sendo Sergio Pérez e Max Verstappen. Por outro lado, a equipe austríaca não esconde que está atenta às oportunidades do mercado e de talentos no mundo automobilístico.
Dessa maneira, em entrevista para a Sky Sports, Horner estipulou que um dos principais concorrentes para o carro é Lando Norris:
Lando é um grande piloto, um grande talento e uma grande personalidade para a Fórmula 1. É claro que ele é um daqueles pilotos que você fica de olho, assim como os outros”.
A Red Bull, também possui uma grande Academia de Jovens Talentos na empresa, assim maioria dos últimos pilotos que guiaram os carros da equipe passaram por ela. O fato foi destacado por Christian Horner, mas ele deixa claro que, se a academia não fornecer um candidato adequado, a equipe está disposta a explorar talentos externos:
O ideal é que venha da academia de talentos que temos, e se não acreditarmos que existe capacidade, vamos olhar fora disso para ver quem está disponível”.
Sendo assim, um nome que ganha destaque nessa briga é o de Liam Lawson, atual piloto da Alphatauri e que foi o membro da academia da Red Bull no ano passado. A saber, Lawson entrou na vaga de Daniel Ricciardo, tambem ex-membro da academia e da Red Bull, que sofreu um acidente e ainda não possui data para voltar.
Eu acho, Liam, que é apenas uma questão de tempo até que ele tenha sua chance e sua oportunidade de tempo integral. Ele chamou a atenção e nos deu muito em que pensar, principalmente depois de sua viagem a Cingapura, é um argumento para dirigir em tempo integral”.
Well… at least they tried! ?
Lando and Oscar gave upside-down art a go in the latest episode of Goggle Games ?#F1 @McLarenF1
— Formula 1 (@F1) September 28, 2023
A melhor dupla de pilotos
O mandatário também falou sobre a sua dupla de pilotos da temporada 2023 e apontou o que pretende para o futuro:
Max Verstappen está operando em um nível que sua confiança, seu comprometimento e seu talento são absolutos neste momento e é difícil imaginar alguém vencendo-o no mesmo time. Mas há um grande talento por aí e, claro, o que nós sabemos. O que queremos são os dois melhores pilotos que podemos apresentar”.
Logo depois, Horner completou exaltando a dificuldade que pode ser o piloto holandês ter um parceiro. Com a declaração fechou quase que totalmente as portas da Red Bull para Sergio Pérez:
“Ser companheiro de equipe de Max nunca será fácil, alguns pilotos podem estar prontos para esse desafio, mas outros não”.
Ver essa foto no Instagram
A próxima etapa da F1
Enquanto as próximas temporadas do principal campeonato automobilístico do mundo não chegam, a atual continua pegando fogo. Desse modo, próximo asfalto que vai receber os pilotos Fórmula 1 será a cidade de Lusail. Sendo assim, o GP do Catar vai ser a 18ª etapa do calendário de 2023.
O Grande Prêmio está marcado para acontecer entre os dias seis e oito de outubro. Por fim, o Esportelândia vai fazer toda a cobertura dos treinos e da corrida. Então, você pode acompanhar todas as emoções da próxima corrida aqui.
Qatar and Formula 1 have the power to fill us with emotion ??️
How does it feel for YOU knowing that F1 will be with us for the next 10 years? ??#OnlyQ #QatarGP @F1 #LusailInternationalCircuit pic.twitter.com/a5zWpjwmkn
— حلبة لوسيل الدولية (@lusailcircuit) September 29, 2023