Antes de mais nada, no próximo domingo (29) acontecerá o GP de Mônaco de Fórmula 1 2022. E para a Mercedes, pode ser a corrida da recuperação na temporada 2022. Já que a escuderia alemã mostrou um poder de reação quase que inesperado no GP da Espanha, em Barcelona.

Entretanto, o chefe de equipe das Flechas de Prata, Toto Wolff, tratou de “colocar os pés no chão” para o próximo GP. Portanto, a equipe já considera a possibilidade do resultado da prova não ser aquilo que todos esperam:

Mônaco no passado não foi nosso lugar mais feliz. Talvez porque o carro fosse do tamanho de um elefante! Estarei curioso para ver onde estamos neste fim de semana. Minhas expectativas são menores do que qualquer outro circuito… será pelo menos um aprendizado para nos trazer de volta ao jogo – declarou Toto Wolff.

Desempenho da Mercedes em corridas anteriores

Vale lembrar que a Mercedes, nas últimas dez provas, ganho cinco delas. Em suma, Nico Rosberg ganhou em 2013, 2014 e 2015 e Lewis Hamilton em 2019. Todavia, o desempenho da escuderia alemã no ano passado não foi bom, com nenhum carro sequer no pódio. Inclusive, longe disso, com Hamilton terminando em 7º lugar e Valtteri Bottas abandonando a prova devido a uma porca presa no pneu, o que impediu a troca.

Apesar do desempenho ruim da Mercedes em corridas, Mônaco é uma pista extremamente estreita para os longos carros da F1. Portanto, é um circuito que o resultado da classificação tem sido essencial para a corrida do dia seguinte. E em relação a posição de classificação, Hamilton já fez a pole no circuito de Monte Carlo em 2015 e 2019. Entretanto, o ritmo de classificação da Ferrari e Red Bull fazem com que a tarefa das Flechas de Prata seja mais difícil ainda.

A saber, é difícil esperar um bom resultado da Mercedes no GP de Mônaco. Principalmente, pois a equipe ainda está enfrentando instabilidade em seu carro. É fato que diversos problemas foram resolvidos após a troca do assoalho em Barcelona, o que fez com que as vibrações que impediam que o carro chegasse a velocidade máxima (o porpoising) parassem. Contudo, o carro ainda não está perfeito, e o circuito de Mônaco não é o ideal para acertar o carro.

Foto destaque: Divulgação/Mercedes AMG PETRONAS F1 Team