A velocidade e o automobilismo são uma paixão que conquista cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Porém, não são todos os fãs que conseguem ter a sensação ou chegar perto de um carro de corrida, por exemplo. Desse modo, o mundo dos jogos eletrônicos aliado com a tecnologia consegue propiciar essa experiência para o público geral.
Sendo assim, um dos eventos que aproximam os fãs dessa realidade é a Brasil Game Show, também conhecida como BGS 2023. A feira de games ocorre entre os dias 11 e 15 de outubro, em São Paulo, e reúne profissionais da área, empresas e entusiastas. Além disso, possui diversas estandes para o público, como os simuladores de corridas.
O Esportelândia compareceu ao evento e conversou com Pedro de Oliveira, representante da Racing Pro, empresa que desenvolve simuladores para o ramo profissional do automobilismo. Em entrevista para o repórter Carlos Soares, o profissional contou como funciona a plataforma, como é feito o desenvolvimento e muito mais. Confira!
A Avenida Indie é uma das queridinhas dos gamers e está cheia de jogos pra você testar!
?: Hope Produções pic.twitter.com/M9xRAYmvj0
— Brasil Game Show (@BrasilGameShow) October 12, 2023
A BGS 2023
A Brasil Game Show se destaca como a maior feira de jogos da América Latina, atraindo entusiastas de todo o Brasil. Realizada anualmente a partir de 2009, a BGS se firma como um dos maiores eventos de games em escala global, tanto em relação ao público quanto à área ocupada.
A 14ª edição da BGS ocorre entre os dias 11 e 15 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento se solidifica como uma celebração em homenagem ao universo gamer e proporciona uma série de atrações, incluindo participações de convidados internacionais, lançamentos, competições de e-sports e concursos de cosplay.
Dessa maneira, as pessoas podem ter a experiência de jogar games ainda não lançados, usar simuladores do automobilismo, além de conhecer as principais empresas do setor. Assim, a feira serve como palco para notáveis lançamentos de jogos eletrônicos e também oferece espaço para estúdios independentes.
Pedro de Oliveira destaca o desenvolvimento do simulador para profissionais do automobilismo
Uma das grandes atrações da BGS 2023 foi a estande da Pro Racing, empresa que desenvolve simuladores para os pilotos profissionais. O local proporcionou para os fãs a experiência de estar em um autódromo e em prova. Desse modo, Carlos Soares conversou com Pedro de Oliveira, que explicou como funciona a plataforma dos simuladores:
O simulador a gente até brinca que não é joguinho, é um simulador mesmo, os pilotos usam para fazer a preparação para as corridas. Nós temos várias plataformas, vários softwares que a gente usa para poder estar fazendo a execução, a prática do simulador, e o maior conhecido atualmente é o iRacing”.
O representante da Pro Racing ainda completou expondo como a tecnologia pode aumentar as possibilidades de utilização do equipamento. Além disso, pontuou o desenvolvimento e a importância para o meio profissional do automobilismo usando o exemplo de Felipe Massa, Rubensa Barrichello e Tony Cannã:
Existem mais de 200 mil pilotos ativos no mundo. É um simulador onde você pode correr na sua casa contra alguém que mora lá na Finlândia. Então, nós temos várias possibilidades. Todos os pilotos que você possa imaginar usam para a preparação. Aqui no Brasil, Rubens Barrichello, Felipe Massa, Tony Canaã, vários outros pilotos como o Victor Gens, que está aqui hoje, usam para poder fazer essa preparação”.
Hoje começa o encontro com os gamers mais apaixonados do Brasil!
Vamos viver o game na #BGS23! pic.twitter.com/oCPzUcRPkM
— Brasil Game Show (@BrasilGameShow) October 11, 2023
BGS 2023 proporcionando experiência profissional para o público
Pedro de Oliveira também apontou as diferenças da vida real para o simulador. Desse modo, destacou a experiência única que os fãs do automobilismo podem ter na BGS 2023, sendo pilotos profissionais durante o uso:
O que difere o automobilismo virtual do real? Estar dentro de um carro. É a única coisa que difere. Com os equipamentos da Pro Racing você tem a possibilidade de sentir exatamente o que você sente em um carro real. Então, as técnicas usadas para pilotar são exatamente as mesmas, é uma experiência fantástica, uma oportunidade para quem gosta e uma maneira de realizar o sonho para muitos, como é para mim”.
Carlos Soares também já cobriu a Stock Car, chegando a entrevistar Dudu Barrichello, o piloto está em sua primeira temporada na categoria, assim destaca o seu uso da plataforma. Neste sentido, o repórter questionou Pedro sobre como é para o piloto o uso do simulador. O profissional explicou como funciona a montagem do simulador:
No simulador, as pistas são feitas através de escaneamento a laser. A equipe vai até o autódromo, faz todo o escaneamento da pista, assim mínima variação de asfalto, ondulação da pista, tudo é passado pra dentro do simulador.
Então, quando o piloto treina na casa dele e vai para a pista ter o contato, ele já sabe mais ou menos como é, e qual caminho ele precisa fazer para poder ser rápido”.
Ver essa foto no Instagram
Fãs sendo pilotos nos autódromos brasileiros na BGS 2023
O Brasil possui vários autódromos, por exemplo, Interlagos, Caruaru, Goiânia, podendo dificultar um pouco para os fãs conseguirem ir a todos. Sendo assim, devido a grande tecnologia dos simuladores, Carlos Soares perguntou sobre a possibilidade do equipamento proporcionar essa experiência para as pessoas que o usam.
Prontamente, Pedro de Oliveira esclareceu as diferenças e o que podem impedir essa experiência completa pelas pistas brasileiras. Assim também, apontou a vivência única que a Pro Racing possibilitou na BGS 2023:
Existem vários softwares, vários simuladores, alguns que possuem as pistas brasileiras e outros não. Aqui na BGS, a Pro Race trouxe o Automobilista 2, que é de uma empresa brasileira, então nós temos todos os autódromos escaneados ali dentro.
Logo, se você quiser andar em Interlagos, Tarumã, Cascavel, Guaporé, todas as pistas que você quiser andar você tem acesso, inclusive Curitiba que é um autódromo que não tem mais. Então, a gente já tinha esse modelo escaneado e foi passado do simulador, que usou a pista de Curitiba”.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- BGS 2023: tudo o que você precisa saber sobre o evento
- Jefão Pai do Nobru crava os objetivos da Fluxo em sua presença na BGS
- Brasil ganha destaque no EA Sports FC 24 e deixa países grandes para trás – Entenda mais
- Here We Go! Jornalista é confirmado no EA Sports FC 24 – Entenda sua função no jogo
- Na BGS 2023, Cerol revela segredo para sucesso no mundo dos games