A Fórmula 1 continua sendo um sucesso entre os apaixonados pela modalidade no Brasil. Contudo, os fãs não escondem o desejo de ter um piloto brasileiro no grid. Uma das esperanças é Pietro Fittipaldi.
Neto do bicampeão mundial de F1, e campeão da Fórmula Indy, Emerson Fittipaldi, o brasileiro de 27 anos é piloto de testes da Haas. Pensando na sua carreira dentro do automobilismo, Pietro aceitou um novo desafio para 2024.
Ele foi confirmado como piloto Rahal Letterman Lanigan para a próxima temporada completa da Indy. Em meio a esse cenário, Fittipaldi revelou sua preferência entre a Fórmula Indy e a F1.
Pietro Fittipaldi: Fórmula Indy ou Fórmula 1?
Não é segredo para ninguém que a prioridade de Pietro Fittipaldi em 2024 será a Rahal. Contudo, como a temporada da Fórmula Indy termina em 15 de setembro, o piloto brasileiro ficaria livre para a reta final da Fórmula 1.
??PIETRO É O BRASIL NA INDY??
Em 2024, a Fórmula Indy completa 40 anos no Brasil e o legado brasileiro na categoria continua com um sobrenome muito conhecido.
No ano que vem, torcemos juntos por Pietro Fittipaldi, piloto do #30 na Rahal!#FormulaIndy #Indy #IndyCar pic.twitter.com/p0aDZrDeyN
— Fórmula Indy Oficial (@FormulaIndy) October 24, 2023
Vale lembrar que as últimas sete corridas do calendário da F1 acontecem após meados de setembro. Além disso, Pietro ficaria disponível para Haas em alguns finais de semana nos meses anteriores, desde que não haja conflitos de agenda.
Por isso, a pergunta que não quer calar é se Fittipaldi vai deixar a Haas na próxima temporada por causa da Indy. Em entrevista ao Autosport, o piloto brasileiro garantiu quais são seus planos dentro do automobilismo:
“Seria incrível continuar com a Haas. Primeiramente, estamos juntos a muito tempo. Seria nossa sexta temporada. Sempre fizemos um grande trabalho nos testes, tentando fazer o trabalho em desenvolver o carro. Amo trabalhar pela equipe”.
Günther Steiner garante que ainda discute internamente com a Haas se Pietro Fittipaldi continuará sendo o piloto reserva da equipe para 2024. O brasileiro reforça que já deixou claro que a Fórmula Indy será sua prioridade em relação à Fórmula 1. Contudo, isso não deve ser um problema:
“Obviamente, Günther sabe que minha prioridade e foco é 100% na Fórmula Indy, mas estamos olhando para isso agora, ver possibilidades de continuar como reserva e testar para a equipe. Saberemos disso logo, mas a intenção está aqui”.
Fato é que o piloto brasileiro também precisa verificar com a Rahal se isso não será um problema em 2024. A permanência na F1 durante sua participação na Indy no próximo ano será decidida em breve:
“Não há pressa para fazer isso e não vejo razão para que isso não seja possível. Mas preciso verificar com a equipe, Rahal, e ter certeza de que nada entre em conflito e que eles se sintam confortáveis comigo fazendo isso também”.