A temporada de 2023 da Fórmula 1 já passou da metade e começa a se encaminhar para o final. Sendo assim, as equipes do grid já estão se planejando para o ano de 2024. Principalmente as que ainda não definiram sua dupla de pilotos.
Nesse cenário, aparece uma das mais tradicionais escuderias da categoria. Já sabendo que o finlandês Valtteri Bottas compõe o time na temporada que vem, a Sauber (que deixará de ser Alfa Romeo) corre para assegurar o seu 2º piloto.
Felipe Drugovich pode pintar na Sauber?
Quem será o 2º piloto da Sauber em 2024?
A Sauber vive um impasse em relação a sua dupla de pilotos titular para temporada de 2024. Sem saber se permanece com o chinês Guanyu Zhou ou se troca por outra opção, a escuderia ainda não definiu quem será o companheiro de Valtteri Bottas.
Atualmente como o nome Alfa Romeo, a Sauber vai perder o patrocínio da marca de automóveis de luxo italiana. Portanto, a escuderia já começa a pensar em alternativas para atrair investimentos, e isso pode passar pela adição de um novo nome para um de seus carros.
O Esportelândia organizou uma relação dos principais nomes que brigam por uma vaga na equipe comandada por Alessandro Alunni Bravi. Confira os candidatos abaixo.
Guanyu Zhou

Fazendo história na Fórmula 1, Guanyu Zhou é o primeiro piloto chinês a correr na principal categoria do automobilismo mundial. Tendo estreado na temporada de 2022, o atleta terminou em 18º no campeonato, mas foi escolhido pela equipe para continuar por mais um ano.
Com resultados medianos, o competidor segue apresentando aquilo que se espera dele, enquanto a própria Alfa Romeo diz estar satisfeita com o seu desempenho dentro das pistas.
Contudo, o que pesa contra a continuação de Guanuy Zhou na Fórmula 1 para 2024 é a relação da categoria com o China.
Após quatro cancelamentos de GP no país asiático, o vínculo entre os lados ficou estremecido. Vale lembrar que 2024 será o penúltimo ano da cidade de Xangai no calendário da F1, de acordo com o contrato firmado entre as partes em 2021.
Enquanto na equipe, Guanyu Zhou até ajudou a atrair parceiros, mas não trouxe dinheiro diretamente. Nem todos os participadores atuais são chineses, mas gostariam de uma associação com o piloto do país.
Por ser o atual atleta da casa, o Zhou segue como o favorito para permanecer na vaga para 2024.
Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Felipe Drugovich

Campeão da Fórmula 2 na temporada passada, Felipe Drugovich com uma vaga na grid da F1 é o sonho de quase todos os brasileiros fãs de automobilismo.
Depois do incrível desempenho no ano de 2022, o paranaense, natural da cidade de Maringá, assinou contrato com a inglesa Aston Martin para ser o seu piloto reserva de 2023.
Dentre algumas discretas participações em treinos e testes, o brasileiro nunca recebeu uma grande oportunidade na equipe que tem o canadense Lance Stroll e o espanhol Fernando Alonso como pilotos principais.
Felipe Drugovich até vai ter a chance de guiar o AMR23 na próxima sexta-feira (1º) durante as atividades de treino livre, em Monza, na Itália, e quer aproveitar para mostrar serviço. Assim, quem sabe, buscar uma vaga na sua equipe ou até mesmo em outras, como a Sauber.
Felipe Drugovich vai estrear pela Aston Martin na Fórmula 1!
E aí, será que vai se sair bem?https://t.co/TklDmAKLHt— Esportelândia (@esportelandia) August 29, 2023
Mais ou menos parecido com Guanyu Zhou na capacidade de atrair alguns investidores, o brasileiro leva vantagem quando o quesito é a consistência dentro da pista. O título na Fórmula 2 e as apresentações seguras quando foi requisitado na F1 podem garantir a Drugovich maior confiabilidade do que ao chinês.
Nas últimas semanas, o nome de Felipe passou a ser ventilado nos arredores do box da Alfa Romeo, mas nada concreto por enquanto.
Theo Pourchaire

Como último candidato, mas não menos importante, aparece o francês Theo Pourchaire, atualmente o líder da Fórmula 2, a mesma da qual Drugovich foi campeão na temporada passada.
Há rumores de que, caso a equipe opte por não manter Guanyu Zhou para a edição de 2024 da Fórmula 1, este seria o principal nome para assumir no lugar.
Hoje o francês tem 168 pontos contra 156 do dinamarquês Frederik Vesti e está na liderança da F2. Mas, mais do que, Theo Pourchaire é da academia de Sauber, o que pesa a seu favor, uma vez que este piloto já “pertence” a equipe.
Sem dinheiro não há vaga para Guanyu Zhou na Sauber.
Como poderia surgir uma vaga (pagante) surgem rumores sobre Theo Pourchaire e Felipe Drugovich. https://t.co/4HtLpS4gkp pic.twitter.com/Hq3YWWxJ8A
— F1Corradi ™ (@f1corradi) August 25, 2023
No entanto, pensando em qualidade, vale lembrar que Drugovich venceu esse mesmo atleta em uma briga direta na competição pela F2 do ano passado.
Em quem você aposta?
De fato, existem diversas possibilidades para assumir um lugar na Sauber no ano que vem. Além dos nomes apresentados acima, Mick Schumacher também surge como alternativa, mas bem mais inviável.
E você? Diante de todas as possibilidades, qual a que mais te agrada e que você prefere para assumir o carro da Sauber? Será que finalmente haverá um brasileiro na F1 depois de tanto tempo? Teremos essas respostas já nos próximos meses.
Próxima corrida para assistir Fórmula 1
Com Felipe Drugovich no TL1, no próximo final de semana acontece o GP da Itália. Líder da competição, a Red Bull Racing tenta manter a ponta, enquanto busca se distanciar de seus adversários. Acompanhe todas as informações do campeonato no Esportelândia.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Brasileiro Felipe Drugovich estreia na Fórmula 1 este ano
- Conheça todos os pilotos brasileiros na história da Fórmula 1
- GP da Itália de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores