Finalmente! Agora sabemos quem vai largar na frente neste final de semana. Depois de uma prova classificatória de tirar o folego, o piloto da equipe A. Mattheis Vogel, Gabriel Casagrande superou todos os seus adversários e conquistou a pole position para a etapa da Stock Car Interlagos. O evento acontece amanhã (23), a partir de 12h10 (horário de Brasília).
Após garantir a pole position neste circuito pela 4ª vez, o atleta de 28 anos de idade conversou de forma exclusiva com o Portal Esportelândia e explicou a sensação de ter realizado tal feito. Na entrevista, demonstrou estar grato por voltar ao topo em uma pista pela qual possui muito carinho e explicou como é a sensação de se destacar em um grid repleto de grandes estrelas do automobilismo.
Relembre o título de Gabriel Casagrande, em 2021
Gabriel Casagrande é o pole position em Interlagos
Definitivamente, o piloto da A. Mattheis Vogel tem diversos motivos para celebrar a conquista deste sábado (22). Em um grid bastante amplo e recheado de grandes estrelas do automobilismo, até no cenário internacional, Gabriel Casagrande não sentiu pressão alguma e conquistou o direito de largar em 1º na corrida de amanhã.
Logo após o resultado, conversou de forma exclusiva com o Portal Esportelândia sobre a satisfação com o trabalho apresentado e a possibilidade de conquistar sua primeira vitória na temporada de 2023.
A sensação é maravilhosa! Minha 4ª pole [position] aqui em Interlagos. É uma pista que eu gosto muito, na qual a gente conseguiu conquistar o título de 2021. Estou muito feliz, muito contente de ter voltado à posição de honra.
A expectativa é a melhor possível para a corrida. Vamos largar só olhando para frente. Acho que a gente tem um carro com ritmo bom para nos dar a 1ª vitória. Vamos em busca desses 30 pontos na 1ª corrida e, depois, o que vier na 2ª é lucro.
Na sequência, quando perguntado sobre o fato de ter grandes estrelas do automobilismo participando da Stock Car – como os ex-pilotos de Fórmula 1, Felipe Massa e Rubens Barrichello -, Casagrande ressaltou que isso contribui muito para o crescimento da categoria.
É bom por todos os lados. Acho que não tem nada de negativo nisso. É uma coisa que sempre está trazendo positividade para a imagem da categoria. A gente tem um nível de pilotos cada vez mais alto. Caras que fizeram história em diversas categorias no mundo. O Rubens[Barrichello] e o Felipe Massa, que ficaram na Fórmula 1 por tanto tempo, não ficaram à toa. E eles estão aqui, competindo com a gente.

Gabriel salientou o quanto a presença de nomes de peso com os destes atletas ajuda para fortalecer a categoria. Revelou que espera que isso continue por muitos anos, mas, em tom bem-humorado, comentou que briga para estar à frente de seus adversários.
Eu estou achando maravilhoso competir com eles, caras que eu cresci assistindo. Poder ganhar deles é ainda melhor. Espero que a gente possa permanecer muito anos na categoria com a presença deles, disputando de igual para igual e, se a gente puder, estar um pouquinho mais para frente será melhor ainda.
A sensação de superar as grandes estrelas do grid
Ao garantir a pole position neste sábado (22), e ganhar o direito de disputar a vitória largando da 1ª posição, Gabriel Casagrande deixou para trás não só nomes importantes do automobilismo mundial, mas diversos outros pilotos com vasta bagagem de experiência. Ainda durante a conversa com o Esportelândia, revelou que feitos como este o ajudam a compreender que o seu trabalho e o de sua equipe estão no rumo certo.
Vencer é vencer. Mas, com certeza, quando você tem um grid cheio de estrelas, acaba sendo muito melhor. Primeiro por você ter a certeza interna de que está indo muito bem e também para sua imagem, que vai cada vez mais melhorando, porque você está competindo com caras de grande nome no cenário internacional.
Em certo momento, Gabriel comparou a situação com as divisões de um campeonato de futebol. Para ele, o gostinho de superar esses competidores é ainda melhor do que normalmente seria.
Uma coisa é você jogar bola contra um time de 3ª divisão, outra coisa é você ganhar na 1ª. Então, a gente está competindo de igual para igual contra caras que são nomes grandes do automobilismo mundial.
A categoria está ganhando com isso, está crescendo cada vez mais. E para nós, pilotos que começamos aqui, dentro do Brasil, que não fizemos uma carreira internacional, é maravilhoso poder competir contra esses caras. E poder estar sendo bem sucedido é melhor ainda.
A próxima corrida da Stock Car
Agora, com Gabriel Casagrande na largando em 1º lugar, a próxima corrida do campeonato acontece neste domingo (23), com a 1ª largada às 12h10, e a 2ª às 12h50 (tudo em horário de Brasília). Você confere todas as informações das provas aqui no Esportelândia.
Vá além do mundo do automobilismo! Confira também nossos outros conteúdos:
- Tudo Sobre Basquete: Regras, Táticas, História e Fundamentos
- Novak Djokovic: história, títulos, recordes e maiores rivais
- Rugby e Futebol Americano: diferenças e semelhanças [com imagens]
- Liga das Nações de Vôlei Masculino: campeões, história e recordes
- Livros de Futebol: os 48 melhores do Brasil e do mundo!