Ralf Schumacher é irmão do multicampeão Michael Schumacher e sempre ficou a margem do familiar em questão de conquistas, mas sempre demonstrou ter talento, tanto que ficou anos na principal categoria do automobilismo mundial, a Fórmula 1.
Ralf passou por grandes equipes na Fórmula 1, como por exemplo a Jordan, a Williams e a Toyota. Disputou 182 GPs e conquistou seis vitórias, além de 27 pódios, seis pole positions e 329 pontos em toda a carreira.

Na comparação com o irmão, Ralf cita que Michael nunca teve veto, enquanto para ele, o caso era diferente:
Sempre depende do quanto você se envolve, para onde vai. Digamos que sempre foi claro que Michael não tinha veto, mas, sim, uma posição muito forte com direito a palavra. No nosso caso, as coisas eram diferentes.
Ralf Schumacher fala o que faltou para conquistar um título
Ralf Schumacher viveu seus melhores anos na Fórmula 1 com o carro da Williams, nos anos de 2001 e 2002, quando terminou próximo ao top 3, na classificação geral de pilotos, mas o que faltou para chegar ao título?
Sobre sua passagem na Williams, Ralf afirma que se encerrou pois não via que a equipe queria trabalhar unida e ajudar ele a ser campeão:
No nosso caso, havia basicamente esses problemas entre Williams e BMW. Depois que você dizia alguma coisa, tínhamos uma opinião de onde devíamos trabalhar, mas se Patrick estava ouvindo ou não, ou queria, isso sempre foi um tópico e, em algum momento, não é mais tão fácil. Sim, essa foi realmente a principal razão pela qual eu deixei a Willams, porque simplesmente vi que ninguém queria ajudar.
O ex-piloto alemão, irmão do heptacampeão mundial, Michael Schumacher falou sobre isso e deixou claro que gostaria de ter sido campeão, mas que simplesmente não era para ser.
É claro que eu gostaria de ter sido campeão mundial, mas simplesmente não era para ser. Nós (equipe) não éramos bons o suficiente. Talvez eu não fosse bom o suficiente. Às vezes, eu também tinha as prioridades erradas na minha vida privada. Poderia ser qualquer coisa. Devo dizer que gostaria de ter mais sucesso, mas ainda feliz com minha vida.

Com relação aos motivos para Ralf Schumacher nunca ter sido campeão na Fórmula 1, Franz Tost, que foi diretor esportivo da AlphaTauri, afirmou que ele sempre acabou indo na hora errada, para a equipe errada:
Tinha talento, definitivamente. Infelizmente, ele sempre foi na hora errada para a equipe errada e eu acredito nisso. Este grave acidente com a Williams, em Monza, e depois também em Indianápolis que, é claro, deixou marcas.
Vitórias de Ralf Schumacher na carreira na Fórmula 1
Ralf Schumacher ficou na 4ª posição do Campeonato Mundial de Pilotos da Fórmula 1 em duas oportunidades, sendo esse seu melhor resultado. Tanto em 2001, quanto em 2002, Ralf viveu seu melhor período e terminou a classificação geral em 4º lugar.
Sobre ser mais talentoso que o irmão, Ralf afirma que é bom ser visto dessa forma e que ficou feliz de ter vencido algumas corridas e ter demonstrado seu talento:
Foi bom ser visto dessa maneira (mais talentoso que Michael). Fico feliz por ter ganhado corridas, pois fui rápido o suficiente na minha carreira na Fórmula 1 e fiz a diferença aqui e ali, mas não conseguiria fazer nada mais e nada menos (que Michael), honestamente, e não porque ele é meu irmão.
Confira abaixo os Grandes Prêmios que Ralf Schumacher venceu durante sua carreira na Fórmula 1:
- GP San Marino 2001
- GP do Canadá 2001
- GP da Alemanha 2001
- GP da Malásia 2002
- GP da Europa 2003
- GP da França 2003
Ver essa foto no Instagram
A última vitória de Ralf Schumacher na Fórmula 1 aconteceu em 2003, no Grande Prêmio da França, que aconteceu em Magny-Cours. Confira abaixo, alguns momentos da câmera onboard de Ralf:
Siga no mundo do automobilismo e confira também mais algumas notícias sobre a Fórmula 1:
- Filho de Ralf Schumacher revela agressões de mãe: “Chamamos a polícia”
- Felipe Massa fala a verdade sobre piloto da Audi Sauber em 2025 e não é Bortoleto
- “Hamilton e Verstappen não andam sobre às águas”, declara Ralf Schumacher
- Alexander Albon quebra silêncio sobre Gabriel Bortoleto na Fórmula 1
- “Não decidem nada”, Ralf Schumacher detona pilotos da Fórmula 1