A Fórmula 1 vai ter a sua 16ª etapa do calendário neste fim de semana. As emoções do automobilismo vão invadir o Circuito de Suzuka, no Japão. Dessa maneira, neste domingo (24), a pista vai receber o Grande Prêmio do Japão de F1. A saber, este ano, o circuito nipônico recebe a prova pela 35ª vez.
O campeonato de Fórmula 1 de 2023 está sendo dominado pela Red Bull e Max Verstappen. Sendo assim, a escuderia de Milton Keynes está fazendo as contas para faturar o troféu de construtores já no Japão. Confira!
O Campeonato Mundial de F1 de 2023
A disputa nos asfaltos da principal competição automobilística do mundo foi amplamente dominada pelos Touros Vermelhos. A dupla formada por Verstappen e Sergio Perez só não ganhou a última prova, em Singapura. Dessa maneira, os dois pilotos são os primeiros colocados do campeonato, com Verstappen na liderança após 12 vitórias. Além disso, a Red Bull lidera o de construtores, se aproximando do hexacampeonato, o 2º seguido.
O fim de semana em Singapura deve ser esquecido pela escuderia austríaca, após uma performance muito abaixo do que conseguiu na temporada. Neste sentido, a corrida em Suzuka pode trazer novas alegrias para a Red Bull, já que pode selar o título de construtores da F1. Ou seja, a equipe já está fazendo as contas para tirar o grito da garganta.
Hamilton ? Ocon: RC Cars Edition ?
Lewis and Esteban had a blast taking their remote-control cars out for a spin on Thursday! ☺️#JapaneseGP #F1 pic.twitter.com/n9nzqVUFM1
— Formula 1 (@F1) September 21, 2023
A tabela de construtores da F1 2023
Com a conclusão da 15ª etapa do calendário da competição, no GP de Singapura, a classificação do Campeonato de Construtores da Fórmula 1 2023 ficou da seguinte forma:
1º – RED BULL RACING – 597 pts
2º – MERCEDES – 289 pts
3º – FERRARI – 265 pts
4º – ASTON MARTIN – 217 pts
5º – MCLAREN – 139 pts
6º – ALPINE – 81 pts
7º – WILLIAMS – 21 pts
8º – HAAS – 12 pts
9º – ALFA ROMEO – 10 pts
10º – ALPHATAURI – 5 pts
The grid got stuck in and helped Seb paint the 'Bee Hotels' down at Buzzin' Corner! ☺️?#JapaneseGP #F1 pic.twitter.com/1zsysoYVPV
— Formula 1 (@F1) September 21, 2023
Os cenários para a Red Bull ser campeã em Suzuka
Após uma completa superioridade sobre suas concorrentes, a equipe austríaca ainda vê mais sete corridas, contando a do Japão, no calendário. Sendo assim, com 308 pontos de vantagem para o segundo colocado, a escuderia da Red Bull possui duas contas para ser campeã neste domingo (24).
As duas possibilidades que podem fazer o troféu ir para Milton Keynes novamente são:
- Fazer mais pontos que a Mercedes, segunda colocada na tabela.
- A Ferrari não conseguir 24 ou mais pontos no GP do Japão de 2023.
As probabilidades jogam a favor do time comandado por Christian Horner, visto que ganharam 14 de 15 corridas este ano. Além disso, Max Verstappen triunfou no circuito japonês no ano passado. A saber, se saírem do Japão com o troféu, vai ser o sexto de construtores da história da Red Bull. Os anteriores foram conquistados em 2010, 2011, 2012, 2013 e 2022.
Detalhes do GP do Japão de Fórmula 1 2023
O próximo asfalto de Suzuka vai receber a categoria da Fórmula 1 entre os dias 22 e 24 de setembro. A definição do grid de largada vai ser na madrugada do dia 22 para 23, às 3h (horário de Brasília). Já a corrida é na madrugada de 23 para 24 de setembro, às 2h (horário de Brasília). Acompanhe todas as informações do campeonato no Esportelândia.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Verstappen vence GP da Itália e impõe novo recorde de vitórias na F1
- Max Verstappen: biografia, resultados e estatísticas na F1
- Rei de Monza! Carlos Sainz conquista primeira pole do ano no GP da Itália
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores
- Scuderia Ferrari: títulos, história e pilotos em 2021
- GP de Singapura de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- No capricho! Hamilton faz 1ª pole do ano no GP da Hungria 2023
- Lewis Hamilton e Mercedes chegam à decisão sobre futuro do piloto
- Galvão Bueno abre o coração sobre ação de Felipe Massa contra a FIA