O GP de Mônaco 2022 no último domingo (29), mostrou que a Ferrari pode ter melhorado o carro, mas a equipe continua cometendo erros básicos que vêm custando vitórias nos últimos anos. Certamente o título de Felipe Massa em 2008 foi decidido pelos erros de equipe que por exemplo em Singapura, o cano de abastecimento ficou preso ao carro de Felipe Massa, que até então liderava a corrida. Felicidade da Mclaren naquele ano, e aparentemente felicidade para a Red Bull esse ano.
Sergio Pérez (Red Bull) venceu o GP de Mônaco, dessa vez com o companheiro de equipe, Max Verstappen ocupando a terceira colocação. No entanto a corrida foi um tanto monótona dentro da pista, a emoção ficou a cargo das estratégias de equipe para os pitstops, área em que a Red Bull parece estar dominando esse ano.
Red Bull acerta na estratégia, enquanto os adversarios …
De fato, a corrida estava na mão da Ferrari. A pole position de Charles Leclerc (Ferrari) com Carlos Sainz (Ferrari) em segundo, sinalizava uma corrida tranquila para a equipe italiana. Visto que, é quase impossível ultrapassar nesse circuito de Mônaco. Vale ressaltar que esse circuito só permanece no calendário por conta da tradição histórica. As corridas estão cada vez mais monótonas, as ultrapassagens são raras de acontecer, além disso, as únicas movimentações de grid ocorrem durante os pitstops.
Mas esse GP parecia trazer algo diferente. A chuva que atrasou o início da corrida e obrigou as equipes a pensarem na escolha dos pneus, prometia uma corrida mais agitada. De fato, foi agitada. Durante o pitstop, a Ferrari cometeu erros graves enquanto a Red Bull foi certeira nas escolhas de pneus e no “time” das paradas.
“Sempre me orgulhei do fato de sermos uma equipe de corridas no ataque. E sempre focamos em fazer o básico bem, seja em estratégia, pitstop, decisões rápidas, e hoje foi tudo em torno de pensar rapidamente e reagir à situação que acontece ao seu redor”. Disse Christian Horner, chefe da equipe Red Bull.
O chefe da equipe valorizou o trabalho de equipe dentro e fora da pista durante o GP de Mônaco.
“E acho que toda a equipe respondeu de modo brilhante, e os pilotos também fizeram sua parte”
Com relação ao caos criado pela chuva, o chefe da equipe austríaca concordou que não havia condições de pista para a largada no horário oficial.
“Foi uma corrida incrível. Sabíamos que haveria alguma chuva, mas acho que ninguém esperava uma tempestade no começo da prova. Houve um pouco de caos com os atrasos, pneus sendo tirados e colocados no grid. Mas com essa quantidade de chuva, seria impossível correr naquelas condições”.
Vitória caiu no colo da Red Bull
Logo após a Scuderia Ferrari atrasar Charles Leclerc nos boxes. O mexicano Sergio Pérez (Red Bull), que havia largado em terceiro, assumiu a ponta. Diferente do que foi no GP da Espanha (23), dessa vez o jogo de equipe não aconteceu. O líder do campeonato, Max Verstappen (Red Bull), estava atrás da Ferrari de Carlos Sainz, sem sucesso nas tentativas de ultrapassagem. Pérez que vinha se mostrando insatisfeito com as ordens de equipe, aproveitou as boas escolhas de equipe para levar o carro até a linha de chegada, com direito a elogios do chefe.
“O pitwall fez um ótimo trabalho, os estrategistas e o pessoal na garagem, que precisou realizar o dobro de paradas previstas e, claro, Checo foi incrível em sua performance”. Afirmou Chris Horner.
? @SChecoPerez's emotional podium celebrations, as you've never seen them before!#MonacoGP | @redbullracing | @FerrariTrento pic.twitter.com/ghEjCE9B5N
— Formula 1 (@F1) May 30, 2022
O chefe da equipe também comentou o fiasco italiano, que foi determinante para a vitória da equipe. Que agora lidera o campeonato de construtores com 235 pontos, contra 199 da Ferrari e 134 da Mercedes.
The turning point of the race…#MonacoGP #F1 pic.twitter.com/ZJQv8SzWlg
— Formula 1 (@F1) May 29, 2022
“Capitalizamos com os erros cometidos, as circunstâncias eram as mesmas para todos, e foi bem apertado entre as equipes. Nas primeiras voltas, Charles parecia ter tudo sob controle, e tinha a proteção do companheiro de equipe ainda. Naquele ponto, parecia que a Ferrari tinha a vitória garantida, mas acho que reagimos bem às condições e fizemos as trocas no momento certo, funcionou bem para nós”. Completou Chris Horner
Sérgio Pérez se aproxima da liderança.
Por fim, com esses resultados, Max Verstappen abriu vantagem na liderança. O holandês agora soma 125 pontos, enquanto Charles leclerc soma 115 , que agora está ameaçado também por Sérgio Pérez, com 110 pontos somados. A Fórmula 1 retorna daqui duas semanas para o Grande Prêmio do Azerbaijão.
After seven races…#MonacoGP #F1 pic.twitter.com/AJM7G9mi9Q
— Formula 1 (@F1) May 29, 2022
Foto destaque: Zack Mauger/ Motorsport images