Pode-se dizer que ele envelhece como vinho! Aos incríveis 52 anos de idade, Rubens Barrichello segue como um dos nomes mais fortes do atual momento do automobilismo brasileiro. Pelo menos, é isso o que os números apontam.
Depois de uma carreira brilhante na Fórmula 1, considerada a categoria de elite dos esportes a motor no mundo, o atleta decidiu se aventurar no torneio de maior relevância da América do Sul e segue encantando com seu talento na Stock Car.
Relembre o bicampeonato de Rubens Barrichello na Stock Car
Desempenho na Stock Car supera Fórmula 1
Rubens Barrichello deixou a Fórmula 1 após o fim da temporada 2011, quando saiu da Williams. Ao todo, o piloto somou 326 corridas em sua carreira na principal categoria do automobilismo mundial, com um total de 11 vitórias, 68 pódios e 14 pole positions.
Enquanto alguns torcedores questionaram por anos o fato de Rubinho nunca ter sido campeão do torneio, a imensa maioria sempre o reconheceu como um dos maiores pilotos que o Brasil já produziu em sua história, ocupando a mesma prateleira de lendas do esporte.
No entanto, o que muitos não esperavam, inclusive o próprio Barrichello, é que aos 52 anos de idade ele estaria vivendo um dos melhores momentos de sua trajetória, já tendo garantido o bicampeonato de um dos torneios mais disputados que existem: a Stock Car.
Competição de maior destaque dos esportes a motor do Brasil e da América do Sul, reúne nomes que marcaram época por diversos lugares ao redor do planeta. Contudo, o que todos eles possuem em comum é a admiração e o respeito por correrem ao lado e contra Rubens Barrichello.

Na tarde deste sábado (26), Rubinho atingiu a impressionante marca de 250 corridas realizadas na Stock Car, se tornando o 11º atleta a conseguir esse feito. Mas o que mais chama a atenção é o histórico do piloto no campeonato, justamente por superar o que o mesmo fez na época de Fórmula 1.
Confira o aproveitamento de Rubens Barrichello nas duas competições
Rubens Barrichello na Fórmula 1
- Corridas – 326 (322 largadas)
- Vitórias – 11 (3,4%)
- Pódios – 68 (20,9%)
- Poles – 14 (4,3%)
Rubens Barrichello na Stock Car
- Corridas – 250
- Vitórias – 20 (8%)
- Pódios – 55 (22%)
- Poles – 12 (4,8%)
Alguns podem tentar questionar os números de Rubinho, alegando que a Fórmula 1 é uma competição de nível maior do que a Stock Car, o que é um ponto válido. Mas é importante lembrar que Barrichello luta contra outros fatores além desse, como a idade.
Aos 52 anos, muitos dos pilotos mais famosos do mundo já teriam pendurado as luvas ou anunciado a aposentadoria das pistas. Não no caso dessa lenda do esporte, que parece cada vez mais viver o seu auge e segue impressionando pelo desempenho.
Barrichello atingiu 250 corridas na Stock Car com números melhores que na F1:
Fórmula 1 ?️
? Corridas – 326
? Vitórias – 11 (3,4%)
? Pódios – 68 (20,9%)
1️⃣ Poles – 14 (4,3%)Stock Car ?
? Corridas – 250
? Vitórias – 20 (8%)
? Pódios – 55 (22%)
1️⃣ Poles – 12 (4,8%) pic.twitter.com/h7Jn3V2eow— Motor News Brasil ? (@MotorNewsBR_) October 26, 2024
Legado para a família e fãs
Hoje, Rubens Barrichello é piloto da Full Time na Stock Car, correndo ao lado de seu filho Eduardo, popularmente conhecido como Dudu, e auxiliando Fernando na Euroformula Open Championship. Ou seja, além de todos os feitos conquistados na carreira, o experiente atleta ainda está passando adiante o seu legado.
De fato, não é possível apontar quando Rubinho vai decidir parar e sair dessa vida de adrenalina atrás do volante. Na verdade, isso pouco é importante para os fãs e admiradores desse esporte tão singular. Afinal de contas, estamos todos prontos para ver o nome Barrichello triunfar por muitos anos ainda.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Rubens Barrichello: títulos, história, recordes e equipes
- A história de amor entre Barrichello e Goiânia
- Rubens Barrichello fala a verdade que ninguém teve coragem sobre Bortoleto na Fórmula 1
- Christian Horner revela que campeão mundial procurou a Red Bull para negociar em 2024
- Depois de TL1 no GP do México, Felipe Drugovich faz proposta ousada para a Fórmula 1
- Max Wilson crava a melhor decisão para a Sauber entre Bortoleto, Bottas e Schumacher