Primeiramente, a organização da Stock Car anunciou nesta quarta-feira (15), a volta da maior categoria do automobilismo brasileiro para o Rio de Janeiro. Assim, o anuncio foi feito no Palácio Guanabara, sede do governo do estado do Rio de Janeiro. A corrida acontecerá no dia 10 de abril de 2022, no Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador, zona norte da cidade.
Alô, Rio de Janeiro!
Estamos de volta depois de dez anos!
E temos data marcada para isso: 10 de abril, no RIOGaleão!#StockCar #GPGaleão pic.twitter.com/AR7q8Ayo5m
— stock_car (@stock_car) December 15, 2021
Vale lembrar também que a Stock Car não aterrissa no Rio de Janeiro há dez anos. Assim, se realizou a última prova da Stock Car na Cidade Maravilhosa no dia 15 de julho de 2012, no Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá. Hoje em dia, este autódromo não existe mais.
Detalhes
Em suma, a etapa terá o nome de “GP Galeão Rio 2022” e se disputará em duas provas no domingo, como é tradicional na Stock Car. A princípio, o contrato para esta corrida será de apenas um ano (2022). Entretanto, este contrato pode se estender, caso haja interesse mútuo (tanto da Stock Car quanto do governo do estado do RJ). Vale lembrar também que o contrato foi assinado no último domingo (12), na etapa da Stock Car em Interlagos.
Além disso, o projeto conta com o patrocínio de Naturgy e Light, empresas do Rio de Janeiro, fornecedoras de gás natural e energia elétrica, respectivamente. O projeto também recebeu um incentivo financeiro de, aproximadamente, R$ 7,5 milhões, proveniente de todos os patrocinadores da Stock Car.
Equipes da Stock Car estão no Rio de Janeiro
Vale lembrar também que diversas equipes da Stock Car estão sediadas no estado do Rio de Janeiro. Inclusive a Vogel-Mattheis (com sede em Petrópolis, cidade da região serrana do Rio), equipe do atual campeão da categoria, Gabriel Casagrande. Portanto, Gabriel falou sobre a novidade:
“Achei sensacional. Uma baita ideia misturar o automobilismo com tudo de bom que o Rio de Janeiro tem. Não cheguei a correr no finado autódromo de Jacarepaguá, mas todo mundo falava super bem. E o Rio é uma cidade que precisa ter corridas… Espero que dê tudo certo, que a promoção do evento seja maravilhosa, que nada de errado aconteça, que possa ser um show muito legal. O povo do Rio merece.”
Logística
O Aeroporto do Galeão, que vai receber a corrida da Stock Car em 2022, é o segundo maior aeroporto do país (apenas atrás do Aeroporto de Guarulhos, SP). Contudo, segundo os organizadores, a corrida não impactará na vida útil do aeroporto. Assim, o circuito será montado em uma pista auxiliar, usada apenas em casos excepcionais. Ela tem extensão de quatro mil metros e 45 de largura.
Já segundo a concessionária RIOGaleão, que administra o aeroporto, o desenho do local onde será montada a pista permite que a corrida ocorra sem interferência entre as pistas de pousos e decolagens. Todavia, uma das retas do circuito semlocalizará na pista 10/28, a maior comercial do Brasil. Mas os organizadores garantem que a iniciativa seguirá todas as diretrizes dos órgãos competentes a fim de garantir um evento seguro para todos.
Vale lembrar que pistas de corrida em aeroportos é bastante comum pelo mundo, não sendo exclusividade da Stock Car. Assim, a corrida mais famosa já disputada em um aeroporto foi a de Cleveland, nos Estados Unidos, que fez parte do calendário da Fórmula Indy entre 1982 e 2007 no Burke Lakefront Airport. Entretanto, atualmente, a categoria americana usa apenas um trecho do aeroporto de São Petersburgo, na Flórida como pista de corrida.
A Fórmula E, categoria de monopostos 100% elétrica, também usa o Aeroporto de Tempelhof, Berlim, Alemanha. Por fim, até a Fórmula 1 já correu em aeroporto: Foi na base aérea da cidade austríaca de Zeltweg entre 1963 e 1968.
Foto Destaque: Divulgação/Twitter/Stock Car