Após a pôlemica, envolvendo esportes como Surf e Tênis, a Formula 1 juntamente com o Governo Australiano anunciaram que não irão aceitar torcedores não vacinados contra a Covid-19. Sendo assim, a pouco mais de dois meses para o inicio da temporada, os espectadores que não tomaram nenhuma dose precisam correr para se vacinar. A etapa na Oceania volta ao calendário após dois anos sem corrida, devido ao controle da pandemia.
GP da Austrália de Formula 1 2022
Acima de tudo, após conversas da FIA com Andrew Westacott (diretor geral da prova), foram estabelecidas regras para continuar o bom controle do vírus no local. Além disso, todos os pilotos do grid já estão vacinados, evitando a proliferação da doença dentro do paddock. Em suma, A F1, promoveu um vídeo com 19 pilotos incentivando a vacinação e o distanciamento social sempre que possível.
“As regras são simples para entrar no país e operar na Fórmula 1: você deve estar 100% vacinado, e não haverá isenções solicitadas para ninguém. A modalidade reconheceu que sempre precisa cumprir as regras das jurisdições em que correm; eles já passaram por 41 locais desde o GP em Melbourne em 2020, e vamos recebê-los este ano“, comentou Andrew
Vale destacar que com a volta do GP da Austrália, algumas mudanças foram feitas no circuito. Assim, os caros andarão cerca de cinco segundos mais rápidos que nas temporadas passadas.
Premiering on @YouTube next Monday ?
A brand-new series about the #AusGP track modifications project ?#F1 pic.twitter.com/NxxaOAtI1A
— F1 Australian Grand Prix (@ausgrandprix) January 20, 2022
Relembre a Polêmica dos esportes com a Australia
Como resultado, o Governo Australiano desde o inicio da pandemia adotou medidas restritivas severas. Os resultados vieram com a compreenção dos habitantes e turistas no país e assim seguem até hoje.
Contudo, com a volta aos esportes alguns atletas internacionais que adotaram a posição de anti-vacina querem entrar na região, porém estão sendo barrados. Os casos mais recentes foram o de Kelly Slater, no surf e Novak Djokovic no tênis. Ambos os atletas são reconhecidos internacionalmente, mas sem a vacina não poderão disputar os torneio ques estão a sua altura.
Calendário da Formula 1
Consequentemente, a Formula 1 estará de volta em março, mas antes disso no começo de fevereiro já se inicia os teste de pré-temporada para equipes e pilotos. Como se sabe, os carros deste ano terão nova aerodinâmica e regras, trazendo um mistério para este ano. Por fim, o primeiro GP será em Sakir, no Bahrein, no dia 20 de março e irá até 20 de novembro, em Abu Dhabi fechando as corridas.
Pilotos da @F1 juntos numa campanha promovendo a #vacinação contra a #Covid19 pic.twitter.com/q6nfKtvio2
— ▄▀▄▀ ??? Mu̷n̷d̷i̷a̷l̷ ̷ F͓̽1͓̽ ▄▀▄▀ (@f1rtp) December 11, 2021
Foto Destaque: Divulgação/F1