O automobilismo é um esporte que tem a fama de exigir muito de seus competidores. Assumir o controle de um carro, ir para a pista e logo de cara conseguir bons resultados nem sempre é algo tão assim. Na verdade, muitas vezes é mais difícil do que se pensa. No entanto, mesmo quando alguém parece estar devendo, não é muito comum presenciar uma troca na Fórmula 1. Será que vai acontecer desta vez?
O último caso parecido que se tem registrado, onde um piloto foi substituído por outro devido ao seu desempenho, foi em 2019. Na época, o francês da Red Bull, Pierre Gasly foi retirado para a entrada do tailandês Alexander Albon. Entretanto, quais questões que envolvem uma possível nova troca na Fórmula 1? O que está em jogo dessa vez? Entenda o caso agora, aqui no Esportelândia.
Relembre a última troca na Fórmula 1
Uma nova troca na Fórmula 1? Veja quem está envolvido
Depois do fato ocorrido em 2019, quando Alexander Albon substituiu Pierre Gasly na Red Bull Racing, os boatos mencionam novamente uma troca em uma equipe comandada por Helmut Marko. A Alpha Tauri, equipe com sede em Faença, no norte da Itália, definitivamente não vive o melhor momento que poderia, ao passo que dúvidas e desconfianças acercam a cabeça do jovem holandês Nyck De Vries.
Para muitos, o piloto estreante na Fórmula 1 na temporada de 2023 não está rendendo perto do que pode entregar, e o fraco desempenho da equipe tem sido atribuído mais a isso do que, necessariamente, a Yuki Tsunoda. O japonês, ao contrário, seria o responsável pelos poucos momentos bons da Alpha Tauri na temporada, até aqui.

A princípio, a equipe com sede na Itália parece estar dando um respiro ao jovem piloto, com o intuito, justamente, de proporcionar a ele o tempo de adaptação, antes de fazer mais uma troca na Fórmula 1 de forma precipitada. O próprio chefe de equipe, Franz Tost, durante o GP do Azerbaijão, falou sobre a ideia de aceitar os erros de iniciante de De Vries, pois vão permitir com quem ele aprenda mais.
Como sempre digo, há um processo de aprendizado porque, se os pilotos não batem, não conhecem o limite. Este é um crédito que você deve dar a eles, senão não funciona. E não havia piloto que não batesse.
Lembro-me de Sebastian [Vettel] nas primeiras corridas, ele voltava [aos boxes] na primeira volta com mais frequência sem o bico dianteiro [do que com]. Isso faz parte do jogo.
Você ama outros esportes além de Fórmula 1? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
O possível substituto de Nyck De Vries
Contudo, enquanto o holandês Nyck De Vries tenta se encontrar na Fórmula 1, ao passo que recebe o apoio de seu chefe de equipe, correm os boatos de que o dono da Alpha Tauri, Helmut Marko – que também é o mandatário da Red Bull – quer a evolução do piloto o quanto antes. Fontes afirmam que o jovem tem até os GPs da Emilia-Romagna, Mônaco e Espanha para apresentar resultados consistentes, ou sua posição será repensada.
Para substituir Nyck De Vries, a Alpha Tauri já teria uma carta na manga engatilhada. Piloto reserva da Red Bull, o experiente Daniel Ricciardo surge como uma possibilidade caso aconteça uma troca na Fórmula 1. Ainda sem ter pilotado um carro da categoria em 2023, o atleta australiano terá sua primeira oportunidade em Silverstone, na Grã-Bretanha, para testar pneus.

Recentemente, Ricciardo visitou a fábrica da Alpha Tauri para ajuste de assento, e alguns rumores começaram a surgir dizendo que em breve ele vai assumir o controle de um dos carros da equipe italiana. Todavia, a atividade faz parte do protocolo da categoria, uma vez que ele é o piloto reserva da equipe.
Diante deste cenário, ainda parece um pouco precipitado dizer que vai, de fato, haver alguma troca na Fórmula 1. Mas, caso aconteça, os personagens deste episódio, assim como o seu contexto, já estão devidamente apresentados.
A próxima corrida da Fórmula 1
Com a Red Bull Racing mais favorita do que nunca, a próxima corrida da Fórmula 1 acontece no dia 21 de maio, no GP da Emilia-Romagna, que ocorre na Itália. Quem será que vai sair como vencedor desta vez? Você confere todas as informações do campeonato aqui, no Esportelândia.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: