Max Verstappen venceu mais uma na temporada 2023 da F1. No GP da Holanda deste domingo (27), o piloto garantiu o triunfo de número 11 do campeonato, além de ter igualado o recorde de Sebastian Vettel de nove vitórias consecutivas. O piloto da Red Bull largou na pole-position e, mesmo com o caos provocado pela chuva, não teve problemas para garantir o triunfo 46 de sua carreira na F1.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)

Fernando Alonso voltou ao pódio, novamente na segunda posição. Sergio Perez recebeu a bandeira quadriculada na terceira posição, mas uma penalidade de cinco segundos (por excesso de velocidade nos boxes) fez com que o mexicano perdesse uma posição e Pierre Gasly foi ao pódio em terceiro.

Como foi o GP da Holanda 2023

A corrida em Zandvoort parecia que seria disputado em condições secas por um tempo, mas assim que as luzes se apagaram, caiu uma chuva torrencial. Como resultado, os pilotos de Fórmula 1 tiveram que optar por mudar para intermediários ou não após apenas uma volta.

Max na chuva no GP da Holanda - Divulgação/Icon sport
Chuva no GP da Holanda – Divulgação/Icon sport

A pista secou o suficiente para que os pneus slick pudessem ser usados, com Max Verstappen recuperando uma liderança confortável, à frente do companheiro de equipe Sergio Perez. A chuva se foi tão rápido quanto chegou e, em dez voltas, os pilotos já tinham parado duas vezes. Com isso, o maior prejudicado foi George Russell que caiu da 3ª para a 18ª posição.

E a chuva voltou com muita força a 11 voltas para a bandeirada, momento em que Pérez escapou da pista na curva 1 e perdeu a vice-liderança. Além disso, Zhou colidiu com a barreira na Curva 1, danificando a proteção na lateral da pista e instaurando uma bandeira vermelha no circuito. 

O GP da Holanda ficou interrompida por mais de 40 minutos. Na relargada, Alonso até tentou atacar Verstappen, mas sem sucesso. O espanhol teve que se contentar com a segunda posição. Hamilton pressionou Sainz pela P5, mas o piloto da Ferrari se defendeu dos ataques do britânico para ser o P5.

E agora?

Após o 11º triunfo do ano, no GP da Holanda, Verstappen vai a 339 na liderança do campeonato de pilotos, 131 à frente de Pérez. Com o pódio, Alonso segue vice-líder e amplia agora sua vantagem para Lewis Hamilton de um ponto para 12. No Mundial de construtores a RBR permanece na ponta com 540 pontos. Mercedes continua na vice-liderança, porém, a vantagem para a Aston Martin caiu de 51 para 40 pontos.