O sonho de ser jogadora profissional tem conquistado a imaginação de uma série de garotas que estão descobrindo no basquete um universo de possibilidades. No Brasil, por exemplo, a nova geração já chegou mostrando a que veio, como no caso da jovem Micaela Duarte.
Com apenas 15 anos, a armadora acabou de assinar com o Corinthians para integrar a equipe profissional do clube. Contudo, se engana quem pensa que ainda é muito cedo para a jovem assumir essa responsabilidade. Afinal, o currículo dela prova o contrário.
Micaela Duarte já marcou presença na NBA Academy
A história de Micaela Duarte
Nascida em 05 de abril de 2008, no estado do Pernambuco, Micaela Duarte chama a atenção desde muito cedo. A paixão pelo basquete começou quando ainda era criança e logo a colocou em um caminho de sucesso dentro do esporte nacional.
A atleta mirim conta que começou a treinar quando ainda tinha sete anos, depois de se inspirar ao ver o seu irmão jogando. Mesmo naquela época, a jogadora já almejava grandes conquistas para a sua carreira, que foram atingidas ao longo do tempo.
Micaela Duarte contou ao Esportelândia que uma das suas maiores admirações na carreira é Adrianinha, ex-jogadora que, dentre muitas conquistas, foi medalhista olímpica com a Seleção Brasileira em Sydney 2000. A craque do Brasil já foi, inclusive, treinadora de Micaela.
Eu tenho muita admiração e inspiração pela Adrianinha, que foi minha técnica também, e por Débora, que é da Seleção (Brasileira), a armadora principal.
Ainda criança, a jovem passou por equipes tradicionais do seu estado, como Olímpia/Santa Cruz e Náutico Capibaribe. Aos 11 anos deixou Pernambuco em busca de alçar voos maiores ao se aventurar em São Paulo, pelo time do Osasco/Bradesco.

Salto na carreira
Mica, como é carinhosamente chamada, defendeu a equipe da região metropolitana de São Paulo por quatro temporadas, entre 2020 e 2023. Depois o começo da sua carreira no basquete, a jogadora já atuava contra atletas até cinco anos mais velha.
Apesar da pouca idade, Micaela Duarte já coleciona uma porção de títulos, tendo faturado torneios de 3×3, 5×5, Jogos Escolares e a Copa Joinville nas categorias sub-12, sub-14 e sub-16. Mas o maior título de sua trajetória até então veio em 2023.
Jogando pela Seleção Brasileira sub-17, Micaela Duarte conquistou o torneio Sul-Americano. Considerado um verdadeiro prodígio do esporte brasileiro, a atleta admite que pretende chegar longe na sua carreira.
O meu sonho é jogar na WNBA, na Europa, é conhecer o mundo jogando basquete.
Você ama outros esportes além de basquete? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Nova estrela do Corinthians
Desativado desde 2017, o basquete feminino do Sport Club Corinthians Paulista foi retomado para 2024 sob a gestão do novo presidente Augusto Melo, um dos projetos que o mandatário assumiu ter para os esportes olímpicos do clube.
O jogo que marcou a reestreia do Corinthians na LBF (Liga de Basquete de Feminino) foi contra o São José, na abertura da nova temporada do campeonato, na última sexta-feira (1º), no Ginásio Wlamir Marques, localizado no Parque São Jorge.
Depois de seis anos desativado, o Timão voltou a jogar com um grande destaque em quadra. Com apenas 15 anos, Micaela Duarte foi escalada como titular da equipe Alvinegra. Dona da camisa 9, a jovem armadora é a grande responsável por ditar o ritmo da partida dentro da quadra.
Mesmo com muito apoio da torcida, o Corinthians não teve a melhor das estreias, uma vez que perdeu para o clube do interior de São Paulo pelo placar de 56 x 49. Contudo, o resultado adverso não tirou de Mica o sorriso de satisfação defender as cores de um clube de grande expressão.
Após o fim da partida, a jogadora do Timão concedeu entrevista ao Esportelândia e revelou a sensação de jogar por uma clube de repercussão nacional, sendo um dos principais nomes do atual elenco.
É uma responsabilidade muito grande, mas a gente tá aí. Eu estou treinando muito duro e estou conseguindo os meus objetivos. O clube é muito grande, a torcida foi animal hoje. Foi muito incrível jogar, ter essa experiência!

Futuro promissor
A princípio, Micaela Duarte possui contrato válido com o Corinthians até o fim da temporada 2024. Depois disso não se sabe exatamente o que a garota vai fazer da carreira.
No entanto, uma coisa é certa: seja no Brasil, ou realizando o sonho da Europa ou WNBA, Mica ainda tem um grande futuro pela frente e tem tudo para dar muito orgulho aos brasileiros fãs do esporte da bola laranja.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais em nossos outros conteúdos:
- Quanto custa o ingresso para assistir ao Jogo das Estrelas do NBB 2024?
- LeBron James se aproxima de marca histórica e pode passar recorde de Oscar Schmidt
- Líder da geração, Yago Mateus revela chance de vaga do Brasil em Paris 2024: “Sem dúvidas que…”
- Jogador do Corinthians tem atuação de gala na vitória da Seleção Brasileira
- Após amassar o Paraguai, Yago Mateus exalta desempenho do Brasil: “Gostamos de dar show!”
- Definida a sede para a Copa do Mundo de basquete feminino 2026
- NBA no Brasil? Dirigente da liga fala a verdade sobre chance do país receber jogos