O basquete é um esporte que sempre atrai o público nos Jogos da Juventude. Essa competição traz as novas promessas da modalidade no Brasil. Uma delas é o armador de Santa Catarina, Ryan Corrêa, 16 anos, que saiu do Amazonas para ter mais oportunidades com a bola laranja.
O armador de 1,71m foi um dos destaques no triunfo na estreia diante do Mato Grosso do Sul pelos Jogos da Juventude. O jogo foi duro, com o time de Santa Catarina começando bem, mas o adversário reagiu e encostou. No final a partida foi decidida por um ponto e na última bola, com um game winner na emoção.
A jogada final foi desenhada para Ryan, a bola era dos catarinenses no fundo. O objetivo era fazer dois corta-luzes e entrar, com tudo, mas não deu certo e erraram o passe. Com isso, a posse voltou para Mato Grosso do Sul, no entanto, teve o roubo para sair na transição e um companheiro acertou uma bola milagrosa.

Paixão pelo basquete começou no Amazonas
O tio de Ryan é do Amazonas e começou a levar o menino para os parques para jogar basquete, isso fez ele começar a gostar, praticar, depois foi jogando no colégio e entrou em uma escolinha. Tudo isso fez o atleta se apaixonar pelo esporte, se dedicar mais pelo basquete e trouxe o armador até os Jogos da Juventude.
“Porque temos objetivos para superar, então, o meu é ir até o alto escalão, dar o máximo em todos os lugares. Lá no Amazonas, como não temos muita oportunidades para mostrar o nosso jogo, também disputar campeonatos estaduais e nacionais, tive que vir para um lugar que é Santa Catarina, que conta com muitos jogos e estrutura para o atleta”, disse Ryan sobre a mudança de estado.
Inspirações de Ryan no basquete
O jovem é um armador clássico da equipe de Santa Catarina e citou alguns nomes como ídolos do basquete. Ryan lembrou de Yago Matheus e citou alguns nomes mundiais sendo suas inspirações no esporte.
“No Brasil, eu me inspiro muito no Yago Matheus, ele jogava lá na Alemanha, agora foi para a Sérvia, vai jogar na Euro League. E mundialmente, os caras menores, porque como eu sou pequeno, me inspiro no Isaiah Thomas, que não está mais jogando NBA. Também o Kemba Walker, Trae Young e Stephen Curry” finalizou Ryan.
Você ama outros esportes além de Basquete? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Treinador avalia desempenho de Santa Catarina nos Jogos da Juventude
Quem comanda o time masculino de basquete catarinense é Kenyo Nunes, que também é técnico do Avaí, de Florianópolis. O treinador frisou os erros que acabaram prejudicando o time e o quanto isso é crucial em um torneio curto como os Jogos da Juventude.
“É importantíssimo, é um campeonato curto, onde não tem limite para erro, se a gente tivesse perdido esse jogo, provavelmente estaria perdendo uma classificação. Então foi muito no detalhe, uma bola faltando menos que 0,2 segundos.
“Nosso time era mais forte, mais preparado, era para ganhar muito mais tranquilo, mas, foi uma sequência de erros bem grande no final”, examinou o treinador.
Os erros da equipe acabaram prejudicando o andamento do jogo e por pouco não causou a derrota na partida. O treinador destacou que foi mais por sorte o triunfo do que por merecimento.
Ryan tem uma história de vida forte e técnico comenta sobre a determinação do menino
Segundo o treinador, Ryan é um garoto diferente de todos os outros que tem no time, totalmente religioso e dedicado. Ele atravessou o Brasil inteiro para jogar em Florianópolis, saiu do Amazonas em busca de um sonho e acaba ficando longe da família o ano todo.
“Ele seguiu o sonho, é obediente até demais, educado, é um menino que faz tudo que ele pode para ajudar o próximo, para seguir a sua religião, tenho bastante orgulho. É um exemplo para os outros meninos que vêm da base também mais novos que ele.
“Então é muito legal ver essa vitória, ver ele jogando, vencendo, não só aqui nesse campeonato, mas na vida dele”, expressou o treinador Kenyo Nunes.
O técnico fez questão de falar que essa é uma boa experiência, mesmo tão novo ele já tem dado passos certos na carreira. Ryan só ver a família nas férias com uma força mental forte. O armador ainda tem idade para disputar mais uma edição dos Jogos da Juventude.