O Pan-Americano 2023 é a principal competição entre seleções do continente americano. A edição deste ano vai acontecer em Santiago, no Chile, entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro.

O evento é composto por várias modalidades esportivas, entre elas o basquete. Sendo assim, a seleção feminina do Brasil vai disputar o torneio e anunciou as jogadoras  convocadas para o Pan-Americano. Confira!

O Pan-Americano de Santiago 2023

Os Jogos Pan-Americanos, também chamado somente Pan, é o evento multiesportivo mais importante do continente americano. A cada quatro anos os atletas representam seus países na competição. Tradicionalmente, o Pan é realizado um ano antes dos Jogos Olímpicos de Verão.

A primeira competição do evento foi realizada em Buenos Aires, na Argentina, em 1951. Já este ano vai ser disputada a 19ª edição, em Santiago do Chile. A saber, é a primeira vez que o país recebe o Pan-Americano.

O Basquete no Pan-Americano e a classificação para 2023

A modalidade esportiva masculina marca presença nos Jogos Pan-Americanos desde 1951 em Buenos Aires, na Argentina. Entretanto, o torneio feminino, só foi introduzido na segunda edição dos Jogos, realizada em 1955 na Cidade do México.

Nas 18 edições masculinas disputadas até então, o maior campeão do torneio é a seleção estadunidense, com oito medalhas de ouro conquistadas. Assim também, é no feminino, onde o Estados Unidos conquistou sete ouros, nos 16 eventos disputados.

A competição do basquete feminino no Pan-Americano de Santiago é disputada por oito seleções. Dessa maneira, o país sede, Chile, possui a vaga garantida, já as outras sete equipes se qualificaram através da AmeriCup. A disputa da modalidade em solo chileno vai ocorrer entre 22 de outubro e 4 de novembro, no Complexo Multiesportivo 1.

A convocação da seleção feminina para o Pan de Santiago

O Brasil se classificou para a disputa do Pan-Americano após vencer a AmeriCup 2023. A saber, a seleção brasileira feminina é a segunda maior vencedora da competição com quatro medalhas de ouro, 1967, 1971, 1991 e 2019.

Neste sentido, nesta quinta-feira (14), o treinador João Camargo e sua comissão técnica anunciaram as 12 atletas que vão buscar o pentacampeonato para o Brasil. A lista só conta com jogadoras que atuam no Brasil, visto que os times estrangeiros não são obrigados a liberarem suas as atletas.

Para o Pan-Americano foram chamadas três armadoras, quatro alas e cinco pivôs:

Armadoras

  • Débora Costa – SESI Araraquara
  • Maria Albiero – Ituano
  • Ana Beatriz Oliveira – Unimed/Campinas

Alas

  • Carina dos Santos – Unimed/Campinas
  • Gabriella Soares – SESI/Araraquara
  • Leila Zabani – Ituano
  • Emanuely de Oliveira – SESI/Araraquara

Pivôs

  • Vanessa Sassá – Santo André
  • Aline Moura – SESI/Araraquara
  • Licinara Bispo – Unimed/Campinas
  • Érika de Souza
  • Mariana Dias – Ituano

Comissão Técnica

  • João Camargo – Treinador
  • Virgil Lopez – Assistente

Formato de disputa do Pan-Americano de Basquete Feminino 2023

O torneio é disputado por 8 seleções: Brasil, Cuba, México, Porto Rico, Argentina, Colômbia, Chile e Venezuela. Dessa maneira, as equipes são divididas em dois grupos com quatro integrantes, onde jogam entre si uma vez. Os grupos vão ser sorteados no dia 22 de setembro.

Após os jogos nas chaves as duas melhores equipes de cada grupo avançam para a semifinal. Em seguida, quem vencer os duelos vai disputar a medalha de ouro, já os perdedores o bronze.

Vá além do mundo do basquete! Confira também nossos outros conteúdos: