Federação Paulista de Basquete informa a estrutura do estadual 2022. A saber, o Campeonato Paulista começou neste domingo (31) com o confronto de abertura entre Rio Claro x Paulistano às 11h da manhã (horário de Brasília) e a FDP informou como funcionará a estrutura da atual competição. Confira os principais detalhes.
Federação Paulista de Basquete informa a estrutura do estadual 2022: agremiações participantes
Antes de tudo, o Campeonato Estadual Adulto Masculino da Divisão Especial Série A-1 2022 será promovido e organizado pela Federação Paulista de Basquete, de acordo com o regulamento geral, protocolos sanitários e com as regras oficiais da FIBA.
Em suma, participarão do Campeonato Paulista 2022 as seguintes agremiações:
- 1. AZ Araraquara Basquete
- 2. Basket Osasco
- 3. Bauru Basket
- 4. Esporte Clube Pinheiros
- 5. LSB
- 6. Paulistano / CORPe
- 7. Rio Claro Basquete
- 8. Oscar São José Basketball
- 9. São Paulo Futebol Clube
- 10. SESI / Franca Basquete
- 11. Sport Club Corinthians Paulista
Federação Paulista de Basquete: Fases do campeonato
De acordo com o terceiro artigo do regulamento na Federação Paulista de Basquete, o campeonato será disputado em três fases:
Federação Paulista de Basquete: Fase de Classificação – Turno
A saber, as associações comporão uma única chave e jogarão turno único, seguindo a tabela de jogos elaborada pelo departamento técnico da Federação Paulista de Basquete.
Em suma, se classificarão para a Fase de Classificação – Realinhamento Chave “A”, as equipes que obtiverem classificação de 1° a 5° lugares. A saber, haverá outros classificados para a Fase de Classificação – Realinhamento Chave “B” pelas equipes que obtiverem classificação de 6° ao último lugar. Portanto, não há eliminação na primeira fase.
Fase de Classificação – Realinhamento
De fato, as associações classificadas para a chave “A” e para a chave “B” jogarão turno único em suas respectivas chaves, com mando invertido em relação à fase anterior, e carregando os resultados obtidos nos jogos realizados entre si na Fase de Classificação – Turno.
Em suma, avançarão os integrantes da chave “A” que obtiverem colocações de 1º a 5º lugares para a disputa da Fase de Playoff. Enquanto na chave “B”, apurarão as colocações de 6º ao último lugar, e estarão classificadas para a disputa da Fase de Playoff as agremiações que obtiverem as colocações de 6º, 7º e 8º lugares.
Fase de Playoff
Decerto, será disputada em três etapas, Quartas de Final, Semi Final e Final. Em suma, sempre em melhor de três partidas, jogando a primeira com mando da equipe com classificação inferior. Logo, a segunda e terceira, se necessária, com mando da equipe com classificação superior. A saber, levando em consideração a colocação obtida na Fase de Classificação – Realinhamento.
Fase de Playoff – Quartas de Final
De fato, nas quartas, os jogos obedecerão a seguinte ordem:
- Jogo um – 1° Colocado x 8° Colocado
- Jogo dois – 2° Colocado x 7° Colocado
- Jogo três – 3° Colocado x 6° Colocado
- Jogo quatro – 4° Colocado x 5° Colocado
Por fim, se classificarão para as semis, as equipes que obtiverem duas vitórias.
Fase de Playoff – Semi Final
Em suma, as quatro classificadas para a Semi Final disputarão as partidas na seguinte ordem:
- Jogo cinco – Vencedor do Jogo um x Vencedor do Jogo quatro
- Jogo seis – Vencedor do Jogo dois x Vencedor do Jogo três
Do mesmo modo da fase anterior, se classificarão para as finais, as equipes que obtiverem duas vitórias.
Fase de Playoff – Final
Enfim, as classificadas da Semi Final disputarão o 1º lugar para revelar, então, o campeão do Campeonato Paulista 2022 da Federação Paulista de Basquete.
Em caso de empates
A saber, havendo empate no número de pontos de classificação em todos os jogos realizados no grupo, o(s) jogo(s) realizado(s) entre as duas ou mais equipes empatadas definirá(ão) a classificação. Permanecendo o empate no número de pontos de classificação no(s) jogo(s) realizado(s) entre estas duas ou mais equipes. Ademais, critérios adicionais serão aplicados na seguinte ordem até que se desfaça o empate:
- 1) Maior saldo de pontos de jogo dos placares dos jogos realizados entre elas.
- 2) Maior número de pontos de jogo marcados nos jogos realizados entre elas.
- 3) Maior saldo de pontos de jogo dos placares de todos os jogos realizados no grupo.
- 4) Maior número de pontos de jogo marcados em todos os jogos realizados no grupo.
- 5) Sorteio.
Inserção de estrangeiros
Por fim, conforme descrito no parágrafo único da FDP, cada agremiação poderá inscrever, no máximo, três atletas estrangeiros.
Foto destaque: Divulgação/fpb.com.br