Nesta segunda-feira, 29, o basquete brasileiro perde uma de suas figuras mais emblemáticas, Carlos Roberto de Souza França, natural de Franca, que, aos 79 anos, sucumbiu a um infarto. Empresário em Curitiba e residindo em Jaú, Carlos França deixa um legado imortal como ex-presidente do Franca Basquete.
Carlos França: uma figura ímpar na história do Franca Basquete

Na década de 1980, Carlos França assumiu o leme do Franca Basquete com uma visão estratégica singular. Estabeleceu uma parceria histórica de patrocínio com a renomada empresa de calçados Ravelli, também de Franca. Sob sua liderança, o clube quebrou um jejum de sete anos, ressurgindo com brilho e conquistando títulos relevantes.
O auge de sua gestão foi marcado pela contratação de estrelas do basquete, como o talentoso ala uruguaio Tato Lopez e o habilidoso norte-americano Patrick Reynolds, que deixaram uma marca indelével na história do esporte francano.
View this post on Instagram
Você ama esportes? Confira alguns que o Esportelândia cobre:
A memorável parceria entre Ravelli e Franca Basquete

No período entre 1984 e 1991, a Ravelli desempenhou um papel crucial na equipe de Franca, contribuindo com investimentos em um elenco competitivo que conquistou títulos e vice-campeonatos nos campeonatos Paulista, Brasileiro e Sul-Americano.
Paulista
- Campeão: 1988, 1990
- Vice-Campeão: 1991
Brasileiro
- Campeão: 1990, 1991
- Vice-Campeão: 1986, 1989
Sulamericano
- Campeão: 1990, 1991
A marca de sapatos francana desempenhou um papel tão significativo que batizou o clube entre 1989 e 1991, tornando-se o Ravelli Franca Basquetebol. Carlos França deixa família e amigos aos 79 anos, mas seu legado fora de série permanece para sua cidade natal.
Uma contribuição inestimável de Carlos França para o sucesso da equipe, que será lembrada não apenas nas taças conquistadas, mas também no coração de todos que amam e admiram o basquete brasileiro.
Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia:
- A diferença de off-season e bulking no fisiculturismo que pode confundir muita gente
- Brasileiros vencem etapa do mundial de Beach Tennis, no Guarujá
- Abouba revela como Tours mantém invencibilidade em temporada eletrizante
- Torneio 1×1 de basquete acende rivalidade entre Brasil e Estados Unidos em Recife
- Leyvina Barros, fisiculturista, fala sobre segredo para as mulheres não terem efeitos colaterais
- Além do Brasil, três países conseguiram sua primeira medalha em Gangwon 2024