Nesta sexta-feira (25), a bola laranja sobe para o início da Copa do Mundo de Basquete. Pela primeira edição, o mundial vai ter três sedes: Indonésia, Japão e Filipinas. A seleção brasileira se encontra no Grupo G da competição e encara Irã, a atual campeã, Espanha, e a Costa do Marfim.
A primeira partida da competição acontece em dois jogos simultâneos entre Finlândia x Austrália e Angola x Itália às 5h (horário de Brasília). O Brasil só entra em quadra no sábado (26) contra o Irã, às 6h45 (horário de Brasília).
The FIBA Basketball World Cup tips off in less than ?? ?????! ?#FIBAWC pic.twitter.com/JU5nDGOkhK
— FIBA (@FIBA) August 24, 2023
Ao todo, serão cinco ginásios que vão acontecer os jogos, sendo que três deles ficam nas Filipinas, um na Indonésia (onde o Brasil faz os jogos da primeira fase) e outro no Japão.
Filipinas
Philippine Arena
Com capacidade para 55 mil pessoas, o Philippine Arena vai receber algumas partidas da Copa do Mundo de Basquete. O ginásio levou cerca de três anos para ser construído, com início em 2011 e finalização em 2014. Com localização na Ciudad de Victoria, também recebeu shows de vários artistas e bandas, como Guns N’Roses, U2, Katy Perry e outros.
The Biggest Indoor Arena in the World 2023 World cup opening day! At Philippine Arena this August 25 2023 pic.twitter.com/NinK1PAFLX
— Humara (@Humara40511282) August 24, 2023
Araneta Coliseum
Localizado na cidade de Quezon, o ginásio tem capacidade para receber bem menos pessoas, comparado com a Philippine Arena, cerca de 15 mil. O local já recebeu partidas de eliminatórias. Além disso, um fato curioso é que a Araneta Coliseum também já foi usada para o boxe, recebendo a luta de Muhammed Ali contra Joe Frazier, em 1975.
A short trivia:
Construction of the Araneta Coliseum was started in 1957 and finished in late 1959. In 1960-63, the Coliseum received international recognition as the "Biggest covered coliseum in the world".
And this will be one of the venue for the upcoming FIBA World Cup 2023… pic.twitter.com/wy23GcEOv6
— I Am a Filipino?? (@jomsbctwitt) August 22, 2023
Mall of Asian Arena
Para finalizar os ginásios das Filipinas, vamos conhecer agora o Mall of Asian Arena. Com capacidade para receber 20 mil pessoas com a casa cheia. O local já serviu de preparação para a pré-temporada da NBA, com partida entre Houston Rockets e Indiana Pacers no ano de 2013.
Last stop of the Asian leg: Manila, Philippines
Date: March 12
Venue: Mall Of Asia Arena
Capacity: 20000#SLFLManila pic.twitter.com/gc4KUBeXua— 5 Seconds Of Updates (@5soupdatess) March 11, 2016
Indonésia
Indonesia Arena
Localizado na cidade de Jakarta, capital da Indonésia, o ginásio vai receber todos os jogos do Brasil na primeira fase. A seleção já está treinando no país, em aquecimento para o primeiro jogo contra o Irã. Com capacidade para receber 16 mil pessoas, o local foi inaugurado em 2023, com a finalidade de receber algumas partidas da Copa.
La flambant neuve Indonesia Arena de plus de 16 000 places pic.twitter.com/tPl5hSPr8l
— Yann Casseville (@Kasvilovic) August 24, 2023
Japão
Okinawa Arena
O ginásio japonês é o de menor capacidade na Copa do Mundo de basquete, com cerca de 10 mil pessoas. Da mesma maneira que a Indonesia Arena, o espaço é totalmente novo, pensando justamente em receber o mundial. Localizado na ilha de Okinawa, o local também é a casa do time de basquete japonês, Ryukyu Golden Kings.
My views in Okinawa for the next two weeks… time to get some frames!!#susijengi #FIBAWorldCup #OkinawaArena pic.twitter.com/4rdzwrWhGz
— Ville Vuorinen (@VilleVuorinen42) August 23, 2023
Jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo
- 26 de agosto (sábado): Irã, às 6h45 (de Brasília);
- 28 de agosto (segunda-feira): Espanha, às 10h30 (de Brasília);
- 30 de agosto (quarta-feira): Costa do Marfim, às 6h45 (de Brasília).