A Espanha é uma das principais seleções de basquete do mundo. A equipe europeia é a atual campeã mundial e também da EuroBasket. Para essa Copa do Mundo de 2023, que tem início em 25 de agosto e término em 10 de setembro, os espanhóis vão tentar buscar o tricampeonato.

Entretanto, não vai poder contar com um de seus principais jogadores para a competição: Ricky Rubio. O armador anunciou no último sábado (5) de que vai dar uma pausa na carreira para poder tratar de sua saúde mental.

O jogador estava concentrado com a seleção espanhola quando comunicou que não iria mais participar da Copa do Mundo de Basquete.

Decidi parar a minha atividade profissional para cuidar da minha saúde mental. Quero agradecer todo o apoio que recebi da Federação Espanhola para entender minha decisão. Então, hoje, ‘La Familia’ faz mais sentido do que nunca. Obrigado. Peço que minha privacidade seja respeitada para que eu possa enfrentar esse momento e poder dar mais informações no momento certo, anunciou Ricky Rubio.

Carreira de Ricky Rubio na NBA

Atualmente, o jogador defende as cores do Cleveland Cavaliers da NBA desde 2021. Contudo, as lesões ao longo da carreira sempre interromperam uma melhor sequência ao atleta dentro de quadra.

Aos 32 anos, o jogador tem contrato com o clube de três anos e US$18.4 milhões em salários.

Ao longo de 12 temporadas nos Estados Unidos, defendeu quatro equipes: Timberwolves, Utah Jazz, Phoenix Suns e o Cavs.

Copa do Mundo de Basquete

A seleção espanhola está no mesmo grupo do Brasil, o G. Ao lado de também Irã e Costa do Marfim. A equipe canarinho faz sua estreia na competição no dia 26 de agosto contra os iranianos.

Os jogos do grupo do Brasil serão todos disputados em Jacarta, na Indonésia.

Nosso grupo é muito forte, com a Espanha, atual campeã, e dois países com o basquete em crescimento, a Costa do Marfim e o Irã. Além disso, numa hipotética segunda fase, temos o grupo com Letônia, Líbano, Canadá e França. Primeiro, o foco é na primeira fase, onde temos que nos concentrar, e trabalhar para avançar de fase. Pensar uma coisa de cada vez. Mas não temos que escolher. Estamos em um Mundial. Só os melhores times do mundo” disse o técnico da seleção brasileira, Gustavo De Conti.