Depois de vencer o Flamengo com autoridade, o São Paulo agora aguarda o vencedor entre Minas e Franca, para disputar a final da NBB de 2023. Diferente da semifinal do tricolor, a outra série tem um decisivo jogo 5.
Lucas Siewert fala sobre sua temporada com exclusividade ao Esportelândia
O pivô Lucas Siewert foi contratado pelo São Paulo nesta temporada, após uma passagem pelo rival Corinthians.
Dessa forma, o jogador comentou com exclusividade ao repórter Carlos Vinicius do Esportelândia, sobre sua primeira temporada com o tricolor, que já rendeu uma final de NBB:
Todo mundo tem seu papel no time, acho que foi um trabalho coletivo, todo mundo colocou um pouquinho para chegarmos nessa final.
Eu também tenho minha importância, o time depende que eu faça minhas bolas de três, ajude na defesa e com rebotes, e é o que eu vou focar para essas finais.

Varrida no Flamengo
O São Paulo conseguiu bater o Flamengo de forma imponente, o tricolor venceu os três jogos da série e varreu a equipe carioca. Siewert analisou a vitória sobre os rubro-negros:
Foi um trabalho de equipe, a gente acreditou que seria possível, ir lá e ganhar o primeiro jogo, fomos lá e conseguimos. Isso nos deu confiança para ganhar esses dois jogos em casa, claro que não foi fácil, mas, a gente está bem entrosado agora, estamos jogando um bom basquete, acho que isso influenciou nesse 3 x 0.
Faculdade nos Estados Unidos
Nem todo mundo sabe, mas Lucas Siewert tem sua formação no basquete norte-americano, o atleta comentou sobre as diferenças do esporte em solo estadunidense e brasileiro:
Lá é totalmente diferente, o acadêmico e atlético andam lado a lado, se não tem boas notas não treina, não joga.
Aqui no Brasil, ou você estuda ou joga, lá eles tem um mundo onde as duas coisas se juntam, e acho que é a melhor coisa para o atleta, poder estudar e ter uma estrutura que incentiva o esporte.
Em termos de estrutura, é difícil comparar com alguma coisa no Brasil, é muito avançado lá o que tem disponível pra você, eu tentei usufruir o máximo possível disso aí.
Planejamento pra final e favorito entre Franca e Minas
Em seguida, Siewert foi questionado pelo repórter Carlos Vinícius, sobre o planejamento para a final, porém, o pivô preferiu focar no trabalho interno no tricolor:
Estamos mais focados na gente, deixar os outros dois times se decidirem, acho que isso que é o mais importante, a gente focar no nosso trabalho e quem vier pela frente a gente vai enfrentar, não temos que tentar desviar de nenhum adversário agora.
Final é final, não tem que ficar escolhendo adversário, quem vier beleza, vamos jogar e procurar ganhar esse título.
Por fim, o atleta do São Paulo, preferiu não escolher um favorito entre os dois possíveis oponentes:
Não vejo não (favorito), é o jogo 5, o último jogo, quem estiver melhor no dia, quem estiver mais focado, quem executar melhor vai sair vencedor e avançar pra final.